Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, L. S. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0724710855117862pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363pt_BR
dc.contributor.referee1HOFFNAGEL, Judith Chambliss.-
dc.contributor.referee1IDHOFFNAGEL, J. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4017025423284064pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa objetivamos descrever e analisar aspectos relacionados à metodologia utilizada para a aprendizagem da escrita e para o agenciamento dos sujeitosprodutores, baseada nos conceitos oriundos de dois campos: de um lado, as abordagens de gênero, de orientação sociorretórica (BAZERMAN, 2006; 2011 e MILLER, 2012) e interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2008). Constitui-se uma pesquisa-ação, desenvolvida, junto a alunos do 2º ano Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Campina Grande-PB. Considerando o caráter interdisciplinar da investigação e dos inúmeros aspectos imbricados no processo de ensino/aprendizagem da escrita, o referencial teórico está constituído também dos conceitos de aprendizagem contextualizada (CASTANHEIRA, 1991 ) e de motivação (TAPIA E FITA, 2003), vindos dos estudos de ensino-aprendizagem. O corpus para análise constituiu-se de cartas de reclamação de três sujeitos e suas respectivas respostas à entrevista semiestruturada, instrumento através do qual se obteve a visão dos sujeitos em relação à intervenção didática. Inicialmente, descrevemos a condição inicial da escrita dos alunos, em seguida, a intervenção didática implementada e, por fim, investigamos o desempenho dos alunos, em relação ao contexto pragmático da produção e a sua materialização, a partir do exame da organização retórica das cartas e do posicionamento enunciativo, representado pelas vozes e modalizações utilizadas pelos sujeitos. As análises revelam, com base nas respostas à entrevista, que os sujeitos produtores compreenderam a escrita como um modo de interagir e/ou intervir na sociedade através da linguagem, fazendo-os sentir-se agentes através da escrita. A organização retórica dos textos evidenciou a utilização de movimentos que garantiam a unidade textual, com o uso de argumentos consistentes, o que demonstrou a apropriação do propósito comunicativo do gênero. Outro aspecto relevante como sinalizador da aprendizagem da escrita foi o uso das vozes e modalizações presentes nos textos tanto dos alunos quanto da professora/pesquisadora nas atividades propostas, mostrando o lugar social representado pelo produtor e por seu interlocutor, no momento da escrita, confirmando a ampliação da capacidade de relacionar os aspectos linguísticos aos pragmáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleEnsino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2014-02-
dc.description.abstractIn this thesis we aimed to describe and analyze aspects related to the methodology used for writing learning and on the agency of texts’ subject-producers. The theoretical framework, from interdisciplinary nature, is composed by concepts arising from the language field, with genre approaches, socio-rhetorical (BAZERMAN, 2006; 2011 and MILLER, 2012) and socio-discourse interactional orientation (BRONCKART, 1999, 2008), and from the teaching and learning field with the concepts of contextualized learning (CASTANHEIRA, 1991) and motivation (TAPIA and FITA, 2003). This is an action-research, developed with 2nd year high school students, from a state school in Campina Grande-PB. The analysis corpus consisted of complaint letters from three subjects and their responses to a semi- structured interview. We describe the initial condition of the students' writing, then, the didactic intervention implemented and, finally, we investigated the students’ performance in relation to the pragmatic production context and its materialization, from the examination of the letters’ rhetorical organization and enunciation positioning, stressed on the subjects’ voices and modalizations. The analyzes, based on responses to the interview, show that the subjects-producers understood writing as a way of interacting and/ or intervening on society through language, making them feel as agents through writing. The rhetorical organization of texts highlighted the use of movements that ensured the textual unit, with the usage of consistent arguments, what has demonstrated ownership of the genre’s communicative purpose. Another important aspect as a writing learning indicator it was the voices usage and modalizations in students' texts, showing the producer’s social place and his interlocutor, confirming the extension’s ability of relating linguistic to the pragmatic aspects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275-
dc.date.accessioned2022-09-19T14:44:06Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T14:44:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCarta de reclamaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuais - carta de reclamaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectSociorretóricapt_BR
dc.subjectAgência de gêneropt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectTeaching writingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectComplain letterpt_BR
dc.subjectTextual genres - letter of complaintpt_BR
dc.subjectContextualized learningpt_BR
dc.subjectMother tongue teachingpt_BR
dc.subjectSociorhetoricalpt_BR
dc.subjectGender agencypt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Linaiara Santos Hermínio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching writing: the letter of complaint beyond the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Linaiara Santos Hermínio de. Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula. 2014. 104f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINAIARA SANTOS HERMÍNIO DE MELO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfLinaiara Santos Hermínio de Melo - Dissertação PPGLE CH 20141.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.