Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
Title: Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB.
Other Titles: Challenges for the implementation of environmental education in the school environment: a case report in the Municipality of Paulista - PB.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARINHO, Maria das Graças Veloso.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Carlos Eduardo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Maria de Fátima Araújo.
Keywords: Educação ambiental na escola;Temas transversais - meio ambiente;Paulista - PB - Educação ambiental;Educação básica - educação ambiental;Escola - educação ambiental;Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB;Environmental education at school;Cross-cutting themes - environment;Paulista - PB - Environmental education;Basic education - environmental education;School - environmental education;Municipal Elementary School Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB
Issue Date: 10-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é o próprio âmbito escolar. O presente trabalho objetiva analisar a existência de uma proposta de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, localizada na cidade de Paulista - PB, visando identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para trabalhar a temática ambiental. A pesquisa realizada foi do tipo quantiqualitativo, através de um questionário com 13 questões aplicado aos professores da referida escola. Foram aplicados 28 questionários (quantidade de docentes da escola), sendo que apenas 20 foram respondidos e devolvidos. Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola Cândido de Assis Queiroga de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar.
Abstract: The Environmental Education is one of the existent tools for the sensibilização of the population in a general way on the environmental problems. With her, it is looked for to enlarge methods that facilitate the process of environmental conscience about the gravity of the difficulties of finding Solutions in short period for the environmental problem, and the viable way to get that I aim at, it is the own school ambit. The present work aims at to analyze the existence of a proposal of Environmental Education in the Municipal School of Fundamental Cândido of Assis Queiroga , located in the city of Person from Paulista - PB, seeking to identify the principal challenges that the teachers face for the thematic to work environmental. The accomplished research was of the quantiqualitative type, through a questionnaire with 13 subjects applied, to the teachers of the referred school. They were applied 28 questionnaires (amount of teachers of the school), and 20 were only answered and returned. The data collected in elapsing of the research, they evidenced that the Environmental Education is not inserted, in fact, in the curriculum of the school Cândido of Assis Queiroga in a practical way. Therefore, it is ended that in spite of there being conscience on the part of the teachers, there is lack of concrete actions so that the Environmental Education can be inserted in the school ambit.
Keywords: Educação ambiental na escola
Temas transversais - meio ambiente
Paulista - PB - Educação ambiental
Educação básica - educação ambiental
Escola - educação ambiental
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB
Environmental education at school
Cross-cutting themes - environment
Paulista - PB - Environmental education
Basic education - environmental education
School - environmental education
Municipal Elementary School Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMERE DANTAS BARBOSA NASCIMENTO - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2012.pdfRosemere Dantas Barbosa Nascimento -TCC Ciências Biológicas CSTR 2012.8.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.