Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, R. D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6720254229772777pt_BR
dc.contributor.advisor1MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, M. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792589102297688pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.referee2LUCENA, Maria de Fátima Araújo.
dc.description.resumoA Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é o próprio âmbito escolar. O presente trabalho objetiva analisar a existência de uma proposta de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, localizada na cidade de Paulista - PB, visando identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para trabalhar a temática ambiental. A pesquisa realizada foi do tipo quantiqualitativo, através de um questionário com 13 questões aplicado aos professores da referida escola. Foram aplicados 28 questionários (quantidade de docentes da escola), sendo que apenas 20 foram respondidos e devolvidos. Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola Cândido de Assis Queiroga de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleDesafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB.pt_BR
dc.date.issued2012-04-10
dc.description.abstractThe Environmental Education is one of the existent tools for the sensibilização of the population in a general way on the environmental problems. With her, it is looked for to enlarge methods that facilitate the process of environmental conscience about the gravity of the difficulties of finding Solutions in short period for the environmental problem, and the viable way to get that I aim at, it is the own school ambit. The present work aims at to analyze the existence of a proposal of Environmental Education in the Municipal School of Fundamental Cândido of Assis Queiroga , located in the city of Person from Paulista - PB, seeking to identify the principal challenges that the teachers face for the thematic to work environmental. The accomplished research was of the quantiqualitative type, through a questionnaire with 13 subjects applied, to the teachers of the referred school. They were applied 28 questionnaires (amount of teachers of the school), and 20 were only answered and returned. The data collected in elapsing of the research, they evidenced that the Environmental Education is not inserted, in fact, in the curriculum of the school Cândido of Assis Queiroga in a practical way. Therefore, it is ended that in spite of there being conscience on the part of the teachers, there is lack of concrete actions so that the Environmental Education can be inserted in the school ambit.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
dc.date.accessioned2022-08-29T23:44:54Z
dc.date.available2022-08-29
dc.date.available2022-08-29T23:44:54Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambiental na escolapt_BR
dc.subjectTemas transversais - meio ambientept_BR
dc.subjectPaulista - PB - Educação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básica - educação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola - educação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental education at schoolpt_BR
dc.subjectCross-cutting themes - environmentpt_BR
dc.subjectPaulista - PB - Environmental educationpt_BR
dc.subjectBasic education - environmental educationpt_BR
dc.subjectSchool - environmental educationpt_BR
dc.subjectMunicipal Elementary School Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges for the implementation of environmental education in the school environment: a case report in the Municipality of Paulista - PB.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMERE DANTAS BARBOSA NASCIMENTO - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2012.pdfRosemere Dantas Barbosa Nascimento -TCC Ciências Biológicas CSTR 2012.8.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.