Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, C. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801520793039759pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Carlos Eduardo.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, C. E.pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Maria das Graças Veloso.-
dc.contributor.referee1IDMARINHO, M. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Rosalva Dias da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, R. D.pt_BR
dc.description.resumoAs oficinas pedagógicas representam uma abordagem de trabalho em grupo caracterizada pela construção coletiva do saber, da análise da realidade e do confronto de ideias. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da utilização de oficinas didáticas nas disciplinas de Biologia Celular e Molecular (BCM), Genética Molecular (GM), Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica (GPECB)em disciplinas correlacionadas:Microbiologia (MI), Instrumentação para Ensino de Biologia (IEB), Metodologia para Ensino de Ciências e Biologia (MECB), Estágio Supervisionado I, II e III (ESI, ESII e ESIII), todas do Plano Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas (CB) da UFCG/CSTR. Vale ressaltar que no referido PPC elas são disciplinas em que a prática se insere como componente curricular. A pesquisa se deu através de entrevista semi-estrutrada. O espaço amostral compreendeu 68 alunos regularmente matriculados no curso de CB da UFCG/CSTR. Igualmente realizamos consulta de notas das disciplinas, bem como daquelas correlacionadas com as da área de domínio de conhecimento, no histórico escolar dos alunos, mediante termo de autorização. Foi observado que 53% dos alunos entrevistados nunca haviam participado de uma oficina didática contra apenas 47%. Cerca de 68% dos alunos entrevista dos vêem reflexo dos conteúdos aprendidos nas disciplinas, com a ministração de oficinas, em disciplinas correlacionadas. O número total de alunos entrevistados do curso de CB que atuam como docentes perfaz 35% e 84% desse número havia utilizado as abordagens aprendidas nas oficinas em suas salas de aula. Aproximadamente 90% dos alunos do curso de CB que atuam como docentes responderam que as oficinas didáticas auxiliaram de forma significativa nas notas de seus alunos. As notas dos alunos matriculados nas disciplinas em que as oficinas foram ministradas apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05, teste de Dunn’s). O uso de oficinas didáticas nas disciplinas as quais foram realizadas permitiu aos alunos do curso de CB da UFCG/CSTR descobrir a importância de se utilizar novas estratégias de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleImpacto das oficinas didáticas na formação curricular de futuros Professores e Biologia.pt_BR
dc.date.issued2011-06-
dc.description.abstractImpact of didactic workshops on the curricular training of future Biology Teachers. The workshops represent a pedagogical approach teamwork characterized by collective construction of knowledge, analysis of reality and the conflict of ideas. Thus, this study aimed to evaluate the impact of the workshops teaching usage in the disciplines of Cellular and Molecular Biology (CMB), Molecular Genetics (MG) and Genetic and Evolutionary Process Biological Conservation (GEPBC) and related disciplines: Microbiology (MI), Instrumentation for Teaching Biology (ITB), Methodology for Teaching Science and Biology (MTSB), Stage Supervised I, II and III (SSI, SSII and SSIII), all of the Plan Teaching Course (PTC) degree in Biological Sciences (BS) of UFCG/ CSTR. It is noteworthy that they are subjects PTC where practice falls as a curricular component. The study was through structured interview. The sample space consisted of 68 students enrolled in course of BS UFCG/CSTR. It also notes the consultation conducted disciplines, as well as those correlated with the area domain knowledge, in the transcripts of students through the term commitment. We found that 53% of interviewed students had never participated in a workshop teaching against only 47%. About 68% of surveyed students saw reflection of contents learned in courses, with the administration of workshops, related disciplines. The total number of interviewed students from the course teachers who act as teacher in BS makes 35% and 84% of that number of surveyedstudents had used the approaches learned in the workshops in their classrooms. Approximately 90% of students from BS who act as teachers answered that workshops teaching helped significantly in the marks of their students. Marks of students enrolled in classes where workshops were offered showed statistically significant differences (p <0.05, test Dunn's). The use of educational workshops in the disciplines allowed BS UFCG/CSTR students to discover the importance of using new teaching strategies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25030-
dc.date.accessioned2022-05-05T10:01:10Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-05T10:01:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - Biologiapt_BR
dc.subjectProfessores de Biologiapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectOficinas didáticaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProfessores - formação em Biologiapt_BR
dc.subjectCiências Biológicas - formaçãopt_BR
dc.subjectHistória do Curso de Ciências Biológicas - CSTR UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - Biologypt_BR
dc.subjectBiology teacherspt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectDidactic workshopspt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectTeachers - training in Biologypt_BR
dc.subjectBiological Sciences - trainingpt_BR
dc.subjectHistory of the Biological Sciences Course - CSTR UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Carla Fernanda da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpact of didactic workshops on the curricular training of future Biology Teachers.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Carla Fernanda da Silva. Impacto das oficinas didáticas na formação curricular de futuros Professores e Biologia. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25030pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA FERNANDA DA SILVA LEITE - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdfCarla Fernanda da Silva Leite - TCC Ciências Biológicas CSTR 2011784.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.