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dc.creator.IDGALDINO, D. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.advisor2RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor2IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.referee1AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
dc.contributor.referee2MELO NETO, Osires de Medeiros.
dc.description.resumoO sistema de transporte rodoviário é o principal meio logístico do Brasil, sendo responsável por grande parte do transporte de todas as cargas no território e locomoção de pessoas. No entanto, apesar do alto grau de dependência do país em relação as rodovias, é notável que grande parte da malha rodoviária brasileira apresenta diversos tipos de manifestações patológicas, que são decorrentes do aumento imprevisto de cargas rodoviárias, falta de manutenção preventiva e materiais aplicados de baixa resistência e durabilidade. Dessa forma, as modificações de ligantes asfálticos possui como principal objetivo, encontrar aditivos que misturados aos ligantes asfálticos , possam aumentar a resistência dos pavimentos às deformações causadas por esforços mecânicos ou por variações térmicas, trazendo também como consequência , melhorias das condições de segurança e conforto para os usuários das rodovias e a redução dos custos com manutenções em curtos períodos de tempo. De modo geral, essa pesquisa tem como objetivo fazer um comparativo das propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina. Foram realizados ensaios especiais como o de viscosidade rotacional e o testes de fluência e recuperação sob tensões múltiplas, que tiveram o objetivo de determinar os parâmetros de percentual de recuperação e compliância não recuperável do asfalto, todos antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO). Observou-se que os ligantes modificados por adição de lignina se apresentaram mais resistentes à deformação permanente, variação de temperatura, mas principalmente ao envelhecimento, comprovando que a utilização da lignina, de um modo geral, se mostrou viável , se comparada ao ligante convencional. Além disso, podendo também chegar à conclusão que teores mais elevados de lignina, em torno de 9%, são os mais indicados para melhora dos índices de recuperação deformável do asfalto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEfeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos.pt_BR
dc.date.issued2021-04-13
dc.description.abstractThe road transport system is the main logistical means in Brazil, being responsible for a large part of the transport of all cargo in the territory and locomotion of people. However, despite the country's high degree of dependence on highways, it is notable that a large part of the Brazilian road network presents several types of pathological manifestations, which are due to the unforeseen increase in road loads, lack of preventive maintenance and mandatory materials. Low resistance and durability. Thus, as modifications of asphaltic binders have as main objective, to find additives that mixed with asphalt binders, can increase the resistance of the pavements to deformations caused by mechanical efforts or by thermal variations, also bringing, as a consequence, improvements in the conditions of safety and comfort. For highway users and reduced maintenance costs in short periods of time. In general, this research aims to make a comparison of the rheological properties of asphalt binders modified by the addition of lignin. Special tests were carried out, such as rotational viscosity test and the creep and recovery tests under multiple stresses, which aim to determine the parameters of percentage of recovery and non-recoverable compliance of the asphalt, all before and after short-term aging (RTFO ) It was observed that the ligands modified by the addition of lignin are more resistant to heat dissipation, temperature variation, but mainly to aging, proving that the use of lignin, in general, proved to be viable rheologically, if compared to the ligand conventional. In addition, it may also come to the conclusion that levels of lignin are the most suitable for improving the rates of deformable recovery of asphalt.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698
dc.date.accessioned2022-02-23T19:25:51Z
dc.date.available2022-02-23
dc.date.available2022-02-23T19:25:51Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectLigninapt_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectViscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectModal Rodoviário Brasileiropt_BR
dc.subjectManutenção de pavimentospt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectLigninpt_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectRotational viscositypt_BR
dc.subjectBrazilian Road Modept_BR
dc.subjectFloor maintenancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALDINO, Dannylo Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEffect of lignin addition on the rheological properties of asphalt binders.pt_BR
dc.identifier.citationGALDINO, Dannylo Araújo. Efeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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