Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22782
Title: | O uso de novas tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia na Rede Estadual de Alagoa Nova - PB. |
Other Titles: | The use of new technologies as a teaching resource in teaching Geography in the State Network of Alagoa Nova - PB. |
???metadata.dc.creator???: | GOMES, Leticia Miguel dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARBOSA, Renata Silva. |
Keywords: | Ensino de Geografia;Novas tecnologias;Tecnologias digitais e ensino de Geografia;Educação e tecnologias digitais;Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's;Professores de Geografia;Alagoa Nova - PB - rede estadual de ensino;Prática docente - Geografia;Teaching geography;New technologies;Digital Technologies and Geography Education;Teaching resource - technologies;Education and digital technologies;Information and Communication Technologies - ICT's;Information and Communication Technologies - ICT's;Alagoa Nova - PB - state education system;Teaching practice - geography |
Issue Date: | 7-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GOMES, Leticia Miguel dos. O uso de novas tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia na Rede Estadual de Alagoa Nova - PB. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22782 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho monográfico analisa o uso das novas tecnologias como recurso didático para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professor Cardoso – Alagoa Nova- PB. Para a sua elaboração, fundamentou-se em pesquisas bibliográficas em autores do campo da Geografia e da Educação. Além disso, também se valeu de questionários e observações das aulas para obtenção dos dados empíricos. Ademais, trata-se de um estudo de caso amparado nos fundamentos da pesquisa qualitativa, que, por isso, não procura fazer generalizações. Foi possível constatar com a pesquisa que a escola, mesmo oferecendo suporte aos professores no que é possível, ainda sofre com a falta de alternativas das novas tecnologias e que os professores desenvolvem maneiras para interagir com esses novos recursos didáticos para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos, apesar das grandes dificuldades enfrentadas, a exemplo da falta de estrutura que comtemple tais tecnologia e de formação dos professores de Geografia para utilizá-las em seu cotidiano docente. No que se refere aos alunos, evidenciou-se que poucos dominam as noções conceituais e procedimentais básicas que denotam a utilização das novas tecnologias como auxilio para a compreensão dos temas tratados nas aulas Geografia no nível de ensino pesquisado. |
Abstract: | The present monographic work analyses the use of new technologies as didactic resource to geography teaching in elementary school II of State School Professor Cardoso – Alagoa Nova – PB. To his elaboration, it based on bibliographic searches in authors of area of Geography and Education. Besides, also used questionnaires and classrooms observations to empirical data obtaining. Moreover, it is a study of a case based on fundamentals of qualitative research, because of that, does not seek to generalize. It was possible verify with the research that the school, even offering support to the teachers in what is possible, still suffer with lack of alternatives of new technologies and that the teachers develop ways to interact with these new didactic resources to the development of learning of theirs students, although the great difficulties faced, as example as the lack of structure that contemplates such technology and the formation of Geography teachers to utilize this in their daily life teaching. In what refers to students, it highlighted that few dominate the basic conceptual and procedural notions that denote the use of new technologies as aid to the comprehension of themes treated in Geography classes in the level of teaching researched. |
Keywords: | Ensino de Geografia Novas tecnologias Tecnologias digitais e ensino de Geografia Educação e tecnologias digitais Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's Professores de Geografia Alagoa Nova - PB - rede estadual de ensino Prática docente - Geografia Teaching geography New technologies Digital Technologies and Geography Education Teaching resource - technologies Education and digital technologies Information and Communication Technologies - ICT's Information and Communication Technologies - ICT's Alagoa Nova - PB - state education system Teaching practice - geography |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22782 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA MIGUEL DOS SANTOS GOMES - TCC MONOGRAFIA ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdf | Leticia Miguel dos Santos Gomes - TCC Monografia Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017. | 608.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.