Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245
Title: | Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Sandro da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LOURÊDO, Aldo Trajano. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Aparecido Jesuíno de. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Software educativos;Geometria básica;Teaching and learning;Educational software;Basic Geometry |
Issue Date: | Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, S. da S. Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino com intuito de introduzir a geometria fundamental de uma forma diferente da tradicional e usual, feita por professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental II. Esta proposta inicia-se com alguns fatos históricos, citando alguns matemáticos que surgem naturalmente no desenvolvimento de alguns dos principais conceitos geométricos. Apresentam-se os principais tópicos e conceitos de geometria plana e espacial de forma introdutória (sem demonstrações). O principal enfoque serão atividades práticas de sala de aula, em que trabalha-se conteúdos de geometria básica, buscando facilitar a compreensão por parte dos alunos. As principais ferramentas que utiliza-se, para provocar um ambiente de geometria dinâmico, na abordagem dos conteúdos trabalhados, são os softwares “SketchUp” e “Uma Pletora de Poliedros”. |
Abstract: | This dissertation presents a teaching proposal aiming to introduce the fundamental geometry in a different way from traditional and customary, made by teachers in the early years of elementary school II. This proposal begins with some historical facts, citing some mathematicians that arise naturally in the development of some basic geometric concepts. It is Presented the main topics and concepts of plane geometry and space, in an introductory way (without proofs). The main focus are practical activities, in classroom, working up the contents of the basic geometry, seeking to facilitate understanding by students. The main tools that is used to trigger a dynamic geometry environment, in the addressing the contents worked, are the softwares “SketchUp” and “Uma Pletora de Poliedros”. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Software educativos Geometria básica Teaching and learning Educational software Basic Geometry |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245 |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANDRO DA SILVA LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013.pdf | Sandro da Silva Lima– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013 | 3.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.