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dc.creator.IDJESUS, F. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044235841265586pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.referee1MENDONÇA , Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Mário Sérgio de Souza.-
dc.description.resumoO aumento da malha rodoviária em todo o mundo, juntamente com a elevação da emissão de gases estufa contribuintes para o aquecimento global, tem requerido do segmento de pavimentação asfáltica inovações quanto aos seus produtos. Com as solicitações dos veículos juntamente com as intempéries, os revestimentos acabam apresentando danos em sua extensão, surgindo então a necessidade de repará-los de forma rápida e eficaz. As misturas quentes, em especial o Concreto Asfáltico (CA), são as que apresentam melhor desempenho mecânico, porém exigem alto controle tecnológico e logístico tornando-as inviáveis para pequenos reparos. Neste contexto, as misturas frias como a Mistura Asfáltica Ensacada (MAE) e o Pré-Misturado a Frio (PMF) surgem como possíveis soluções para serviços como “tapa buracos”’ por serem de fácil aplicação e exigirem menor gasto energético que o CA para sua execução. Os fabricantes dessa mistura veiculam em seus websites que a MAE é um CA que pode ser armazenado, no entanto, estudos já realizados sobre esta mistura mostraram desempenho inferior da mesma, se comparada ao CA como revestimento asfáltico. Logo, o presente estudo trata de comparar as propriedades físicas e mecânicas da MAE com um PMF e um CA de controle. Para isso, após determinados o teor de ligante e a composição granulométrica da MAE através da extração de ligante, foi encontrado um número de giros padrão no Compactador giratório para as três misturas. Em seguida foram produzidas as misturas de controle, com a mesma composição granulométrica e teor de ligante da MAE. Todos os corpos de prova (CPs) foram moldados no Compactador Giratório SUPERPAVE (CGS). Os ensaios mecânicos realizados foram: Resistência à Tração, Módulo de Resiliência, Dano por Umidade Induzida (DUI) e fadiga por compressão diametral. A MAE apresentou desempenho mecânico inferior às duas misturas de controle, contrariando o que alguns fabricantes divulgam, sendo o PMF mais indicado para serviços de reparo. Os resultados evidenciam a necessidade de normatização da MAE visto que sua performance mecânica não se aproximou nem de um PMF, não condizendo, portanto, à informação propagandeada sobre este tipo de mistura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise comparativa de uma mistura asfáltica ensacada comercial com um pré-misturado a frio e um concreto asfáltico.pt_BR
dc.date.issued2021-08-30-
dc.description.abstractThe increase in the road network around the world, together with the increase in the emission of greenhouse gases that contribute to global warming, has required innovations from the asphalt paving segment in terms of its products. With the requests of the vehicles together with bad weather, the coatings end up showing damages in their extension, giving rise to the need to repair them quickly and effectively. Hot mixes, especially Asphaltic Concrete (CA), are the ones with the best mechanical performance, but they require high technological and logistical control, making them unfeasible for small repairs. In this context, cold mixes such as Bagged Asphalt Mixture (MAE) and Cold Pre-Mixed (PMF) emerge as possible solutions for services such as "filler holes"' because they are easy to apply and require less energy than CA for its execution. The manufacturers of this mixture publicize on their websites that MAE is a CA that can be stored, however, studies already carried out on this mixture have shown inferior performance of the same, if compared to CA as an asphalt coating. Therefore, the present study deals with comparing the physical and mechanical properties of the MAE with a PMF and a CA control. For this, after determining the binder content and the granulometric composition of the MAE through the binder extraction, a number of standard rotations in the Rotary Compactor for the three mixtures was found. Then, the control mixtures were produced, with the same granulometric composition and binder content as MAE. All specimens (CPs) were molded in SUPERPAVE Rotary Compactor (CGS). The mechanical tests performed were: Tensile Strength, Resilience Modulus, Induced Moisture Damage and diametrical compression fatigue. MAE presented lower mechanical performance than the two control mixtures, contrary to what some manufacturers disclose, being the PMF more suitable for repair services. The results show the need for standardization of the MAE since its mechanical performance did not even approach that of a PMF, not matching, therefore, the information advertised about this type of mixture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21943-
dc.date.accessioned2021-11-11T11:17:32Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-11T11:17:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsaios dinâmicospt_BR
dc.subjectCurva de fadigapt_BR
dc.subjectDano por umidade induzidapt_BR
dc.subjectSUPERPAVEpt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectMistura asfáltica ensacadapt_BR
dc.subjectDynamic testspt_BR
dc.subjectFatigue curvept_BR
dc.subjectMoisture induced damagept_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectBagged asphalt mixturept_BR
dc.subjectEnsayos dinámicospt_BR
dc.subjectCurva de fatigapt_BR
dc.subjectDaño inducido por humedadpt_BR
dc.subjectMezcla de asfalto embolsadopt_BR
dc.subjectEssais dynamiquespt_BR
dc.subjectCourbe de fatiguept_BR
dc.subjectDommages causés par l'humiditépt_BR
dc.subjectGéotechniquept_BR
dc.subjectMélange d'asphalte en sacpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJESUS, Felipe Freitas Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of a commercial bagged asphalt mixture with one cold premixed and one asphalt concrete.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationJESUS, F. F. S. de. Análise comparativa de uma mistura asfáltica ensacada comercial com um pré-misturado a frio e um concreto asfáltico. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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FELIPE FREITAS SANTOS DE JESUS - DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2021.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


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