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dc.creator.IDROCHA, L. V. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3384309759171659pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.referee1IDRIBEIRO, R. M.pt_BR
dc.contributor.referee2BAZARIM, Milene.
dc.contributor.referee2IDBAZARIM, M.pt_BR
dc.description.resumoOs gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleProdução de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2017-06
dc.description.abstractIn the scope of Education and Applied Linguistics, text genres have been the object of study of many researchers in Brazil because they are indispensable tools for the teaching of one's mother tongue. This results from the fact that the activity of collective language is demonstrated in multiple and diverse genres of text which are adapted to certain communicative situations (BRONCKART & DOLZ, 1999). This perspective has been a challenge for teachers nowadays when most of them are unacquainted with methodologies that contemplate gender as an object/teaching tool. It is then necessary, within the school environment, to ponder and look for alternatives to the didactic transposition of text genres. One of these methodological alternatives comes from the studies of the Socio-discursive Interactionism (SDI) postulated by the theorists of Geneva. The objective of this work is to present results from the production of didactic sequences developed by High School teachers with a focus on written argumentative text genres, obtained from a continuing training course. To guide the research process, the specific objectives were outlined as follows: 1) Describe didactic sequences produced by the teachers in the course of continuing training based on the genres of argumentative nature; 2) Analyze the didactic sequences considering the language capabilities that underlie the activities proposed in these sequences; 3) Discuss the results obtained in the course of continuing training concerning planning and preparation of didactic materials. The theoretical axis of this research, with a focus on the socio-discursive Interactionism, is represented by the ideas of Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa- Hubes and Simioni (2014), among others. The research, which is characterized as a qualitative and collaborative study, was developed based on the use of techniques and research tools, such as interview and reflective session, which were applied to two High School Portuguese Language teachers from the public education system in a town called Fagundes in Paraiba.The study data demonstrated the work with the language capabilities (action, discursive and linguistic-discursive capacities) implied in the development of the activities that compose the modules of didactic sequences produced by the teachers. These implications result from the influence of the continuing training course on teacher planning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737
dc.date.accessioned2021-10-29T12:59:27Z
dc.date.available2021-10-29
dc.date.available2021-10-29T12:59:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuais - argumentaçãopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectCapacidade de linguagempt_BR
dc.subjectFormação continuada - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação docente - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectOrdem do argumentarpt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - ensino médiopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectCapacidades de linguagem em sequências didáticaspt_BR
dc.subjectSessão reflexivapt_BR
dc.subjectCurso de formação continuada - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino da escrita de gênero textuaispt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - ensino médiapt_BR
dc.subjectDocentes de língua portuguesa - ensino médiopt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectTextual genres - argumentationpt_BR
dc.subjectTeaching sequencespt_BR
dc.subjectLanguage abilitypt_BR
dc.subjectContinuing education - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectTeacher training - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectOrder of arguingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectSociodiscursive Interactionismpt_BR
dc.subjectLanguage skills in didactic sequencespt_BR
dc.subjectReflective sessionpt_BR
dc.subjectContinuing Education Course - Portuguese Language Teacherspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectTeaching textual genre writingpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachers - High Schoolpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachers - High Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Luciana Vieira Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of didactic sequences of genres in the order of arguing: challenges and possibilities for the formation of Portuguese language teachers.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Luciana Vieira Alves. Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. 2017. 88f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737pt_BR
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