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Title: A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco.
Other Titles: The production of linguistic knowledge in the discourse of the Portuguese textbook: the language in focus.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SARMENTO, Ana paula.
???metadata.dc.contributor.referee2???: XAVIER, Manassés Morais.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Ensino de língua portuguesa;Linguística aplicada;Discurso do livro didático - português;Conhecimento linguístico;Concepção da língua;Análise de discurso - Orlandi;Análise de discurso - Pêcheur;Análise de discurso de linha francesa;Língua e ensino;Portuguese language textbook;Portuguese language teaching;Applied Linguistics;Textbook Speech - Portuguese;Linguistic knowledge;Language design;Speech Analysis - Orlandi;Discourse Analysis - Pêcheur;French Line Speech Analysis;Language and teaching
Issue Date: 16-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da. A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. 2017. 83f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, temos como objetivo analisar as concepções de língua subjacentes aos discursos apresentados no livro didático de Português (LDP), com o intuito de observar os efeitos de sentido sobre a língua nesses manuais. Desse modo, iremos observar as concepções de língua em 2 coleções de Língua Portuguesa, do ensino fundamental II, mais especificamente, seus volumes do 6º ano: “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, e “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Assim, as concepções de língua serão analisadas a partir de exercícios dos manuais que abordam o estudo da língua. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, assumindo uma abordagem discursiva, pela qual compreende-se que a língua é investida de significância em discurso sob determinadas condições de produção. Do ponto de vista teórico, partimos dos estudos sobre as concepções de língua (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), bem como sobre o estudo da língua no processo de ensinoa-prendizagem (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). O quadro teórico que dará sustentação é o da Análise de Discurso segundo as abordagens de Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), dentre outros autores. A pesquisa possibilitou analisar as concepções de língua presentes no discurso dos manuais didáticos e por meio disso estudar os efeitos de sentido desses discursos para o sujeito-leitor. Como resultado da pesquisa, constatamos que ambas as coleções trazem concepções de língua heterogêneas, com filiações as concepções descritivas, prescritivas, sociolinguísticas e discursivas. Entretanto, no discurso da coleção “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, verificamos a predominância de uma concepção mais homogênea da língua ligada a uma visão descritiva da língua, abordando, sobretudo a sua nomenclatura e a análise das palavras num determinado contexto de produção. Já na coleção “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, há um discurso mais heterogêneo, com filiações a concepções de língua do tipo descritiva, sociolinguística e discursiva.
Abstract: In the present work, we aim to analyze the language conceptions underlying the discourses pressente in the Portuguese textbook (PT), in order to observe the effects of meaning on the language in these manuals. Thereby, we will observe the conceptions of language in 2 collections of Portuguese Language, of primary education II, more specifically, their volumes of the 6th year: "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, and "Singular and plural: reading , production, language studies ", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart. Thus, the conceptions of language will be analyzed from exercises in the manuals that deal with the study of language. Our research is qualitative and interpretative nature, assuming a discursive approach, by which is understood that the language is invested with significance in discourse under certain production conditions. From the theoretical point of view, we start from the studies on language conceptions (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), as well as on the study of language in the teachinglearning process (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). The theoretical framework which will give support is Discourse Analysis according to the approaches of Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), among other authors. The research made possible to analyze the conceptions of language present in the discourse of didactic manuals and through this, to study the effects of meaning of these discourses to the readersubject. As a result of the research, we found that both collections bring heterogeneous conceptions of language, with description, descriptive, prescriptive, sociolinguistic and discursive conceptions. However, in the discourse of the collection "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, we verified the predominance of a more homogeneous conception of the language linked to a descriptive view of the language, addressing mainly its nomenclature and the analysis of words in a given context of production. In the collection "Singular and plural: reading, production, language studies", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart, there is a more heterogeneous discourse, with affiliations to descriptive, sociolinguistic and discursive language conceptions.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada
Discurso do livro didático - português
Conhecimento linguístico
Concepção da língua
Análise de discurso - Orlandi
Análise de discurso - Pêcheur
Análise de discurso de linha francesa
Língua e ensino
Portuguese language textbook
Portuguese language teaching
Applied Linguistics
Textbook Speech - Portuguese
Linguistic knowledge
Language design
Speech Analysis - Orlandi
Discourse Analysis - Pêcheur
French Line Speech Analysis
Language and teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693
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