Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, M. E. R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763154914075558pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1SARMENTO, Ana paula.-
dc.contributor.referee1IDSARMENTO, A. P.pt_BR
dc.contributor.referee2XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee2IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, temos como objetivo analisar as concepções de língua subjacentes aos discursos apresentados no livro didático de Português (LDP), com o intuito de observar os efeitos de sentido sobre a língua nesses manuais. Desse modo, iremos observar as concepções de língua em 2 coleções de Língua Portuguesa, do ensino fundamental II, mais especificamente, seus volumes do 6º ano: “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, e “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Assim, as concepções de língua serão analisadas a partir de exercícios dos manuais que abordam o estudo da língua. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, assumindo uma abordagem discursiva, pela qual compreende-se que a língua é investida de significância em discurso sob determinadas condições de produção. Do ponto de vista teórico, partimos dos estudos sobre as concepções de língua (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), bem como sobre o estudo da língua no processo de ensinoa-prendizagem (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). O quadro teórico que dará sustentação é o da Análise de Discurso segundo as abordagens de Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), dentre outros autores. A pesquisa possibilitou analisar as concepções de língua presentes no discurso dos manuais didáticos e por meio disso estudar os efeitos de sentido desses discursos para o sujeito-leitor. Como resultado da pesquisa, constatamos que ambas as coleções trazem concepções de língua heterogêneas, com filiações as concepções descritivas, prescritivas, sociolinguísticas e discursivas. Entretanto, no discurso da coleção “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, verificamos a predominância de uma concepção mais homogênea da língua ligada a uma visão descritiva da língua, abordando, sobretudo a sua nomenclatura e a análise das palavras num determinado contexto de produção. Já na coleção “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, há um discurso mais heterogêneo, com filiações a concepções de língua do tipo descritiva, sociolinguística e discursiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleA produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco.pt_BR
dc.date.issued2017-06-16-
dc.description.abstractIn the present work, we aim to analyze the language conceptions underlying the discourses pressente in the Portuguese textbook (PT), in order to observe the effects of meaning on the language in these manuals. Thereby, we will observe the conceptions of language in 2 collections of Portuguese Language, of primary education II, more specifically, their volumes of the 6th year: "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, and "Singular and plural: reading , production, language studies ", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart. Thus, the conceptions of language will be analyzed from exercises in the manuals that deal with the study of language. Our research is qualitative and interpretative nature, assuming a discursive approach, by which is understood that the language is invested with significance in discourse under certain production conditions. From the theoretical point of view, we start from the studies on language conceptions (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), as well as on the study of language in the teachinglearning process (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). The theoretical framework which will give support is Discourse Analysis according to the approaches of Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), among other authors. The research made possible to analyze the conceptions of language present in the discourse of didactic manuals and through this, to study the effects of meaning of these discourses to the readersubject. As a result of the research, we found that both collections bring heterogeneous conceptions of language, with description, descriptive, prescriptive, sociolinguistic and discursive conceptions. However, in the discourse of the collection "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, we verified the predominance of a more homogeneous conception of the language linked to a descriptive view of the language, addressing mainly its nomenclature and the analysis of words in a given context of production. In the collection "Singular and plural: reading, production, language studies", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart, there is a more heterogeneous discourse, with affiliations to descriptive, sociolinguistic and discursive language conceptions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693-
dc.date.accessioned2021-10-27T18:04:51Z-
dc.date.available2021-10-27-
dc.date.available2021-10-27T18:04:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectDiscurso do livro didático - portuguêspt_BR
dc.subjectConhecimento linguísticopt_BR
dc.subjectConcepção da línguapt_BR
dc.subjectAnálise de discurso - Orlandipt_BR
dc.subjectAnálise de discurso - Pêcheurpt_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectLíngua e ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectTextbook Speech - Portuguesept_BR
dc.subjectLinguistic knowledgept_BR
dc.subjectLanguage designpt_BR
dc.subjectSpeech Analysis - Orlandipt_BR
dc.subjectDiscourse Analysis - Pêcheurpt_BR
dc.subjectFrench Line Speech Analysispt_BR
dc.subjectLanguage and teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of linguistic knowledge in the discourse of the Portuguese textbook: the language in focus.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da. A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. 2017. 83f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA RODRIGUES MOURA DA ROCHA - TCC ESP ENS LINGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfMaria Eduarda Rodrigues Moura da Rocha - TCC Esp Ens Língua Portuguesa 2017.1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.