Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEGREIRO, W. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532605870459146pt_BR
dc.contributor.advisor1VIGÓN ARTOS, Secundino.-
dc.contributor.advisor1IDVIGÓN ARTOS, S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9777041327467174pt_BR
dc.contributor.referee1ESTEVE, Cristina Corral.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Milena Meira Ramos dos.-
dc.description.resumoAs competências comunicativas são muito importantes na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois são responsáveis por possibilitar a abordagem de diferentes mundos. A habilidade oral é responsável por permitir que as pessoas se expressem, busquem informações e realizem serviços e tudo de que precisam por meio da comunicação com o outro. Diante de tantas regras, é preciso avaliar o grau de conhecimento que o aprendiz possui. Existem exames oficiais de espanhol dirigidos para este estudo. Nesta pesquisa sentimos a necessidade de trazer mais informações sobre eles e por isso escolhemos os dois com maior relevância internacional: Os Diplomas de Competência e Domínio na Língua Espanhola (DELE), desenvolvidos pelo Instituto Cervantes e o Certificado de Língua Espanhola e Uso (CELU) feito na Argentina e reconhecido internacionalmente pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. Os dois exames têm uma seção bem definida sobre expressão oral e interação, porém os exames DELE apresentam a mesma pontuação para todos os exames EO e IO e são classificados pelos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2, enquanto o CELU classifica os participantes em níveis Básico, Intermediário ou Avançado. O objetivo principal é analisar como a interação oral e a expressão são apresentadas e avaliadas nestes dois exames oficiais de espanhol. Consideramos necessário observar os métodos de formulação das questões destes exames oficiais de espanhol em relação às competências de comunicação e a importância dada à interação e expressão oral nas mesmas, comparandoas, descrevendo as questões, para verificar o valor atribuído a cada uma. A pesquisa será documental, feita a partir da análise desses exames nos seus respectivos sites da internet, descrevendoos passo a passo. Selecionaremos alguns dos testes DELE e CELU anteriores para fazer uma comparação. Os resultados serão obtidos a partir da análise quantitativa verificando a quantidade / presença ou não, por nível, tempo de duração e dinâmica. A pesquisa é baseada nas diretrizes do Marco Europeu Comum de Referência (MCER) nos textos de Giovanini (Professor em Ação, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (A avaliação da expressão compreensão oral e auditiva, 2002).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLa expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características.pt_BR
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217-
dc.date.accessioned2021-09-21T20:42:00Z-
dc.date.available2021-09-21-
dc.date.available2021-09-21T20:42:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExame CELUpt_BR
dc.subjectExame DELEpt_BR
dc.subjectCertificado de Espanhol Língua e Uso - CELUpt_BR
dc.subjectDiplomas de Espanhol Língua Estrangeira - DELEpt_BR
dc.subjectExames oficiais de espanholpt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - examespt_BR
dc.subjectCompetências em língua espanholapt_BR
dc.subjectAvaliação oficial – língua espanholpt_BR
dc.subjectComunicação oral – espanholpt_BR
dc.subjectExamen CELUpt_BR
dc.subjectSU examenpt_BR
dc.subjectCertificado de Idioma y uso del español - CELUpt_BR
dc.subjectDiplomas de español Lengua extranjera - DELEpt_BR
dc.subjectExámenes oficiales de Españolpt_BR
dc.subjectLengua española - exámenespt_BR
dc.subjectHabilidades en idioma españolpt_BR
dc.subjectEvaluación oficial - idioma Españolpt_BR
dc.subjectComunicación oral - españolpt_BR
dc.subjectCELU Exampt_BR
dc.subjectHIS exampt_BR
dc.subjectCertificate of Spanish Language and Usage - CELUpt_BR
dc.subjectSpanish Diplomas Foreign Language - DELEpt_BR
dc.subjectOfficial exams of Spanishpt_BR
dc.subjectSpanish language - examspt_BR
dc.subjectSkills in Spanish languagept_BR
dc.subjectOfficial assessment - language Spanishpt_BR
dc.subjectOral communication – Spanishpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEGREIRO, Wilton Pedro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeOral expression and interaction in the official Spanish DELE and CELU exams: approach and characteristics.pt_BR
dc.title.alternativeExpressão oral e interação nos exames oficiais de espanhol DELE e CELU: enfoque e características.pt_BR
dc.identifier.citationNEGREIRO, Wilton Pedro de. La expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características. 2020. 146f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217pt_BR
dc.description.resumenLas destrezas comunicativas son muy importantes en el aprendizaje de una lengua extranjera, pues son responsables por posibilitar la aproximación entre mundos diferentes. Las destrezas orales son responsables por capacitar las personas para expresarse, buscar informaciones y realizar servicios, y todo lo que necesita por medio de la comunicación con el otro. Delante de tantas reglas, es necesario evaluar el grado de conocimiento que el aprendiz posee. Existen exámenes oficiales de español direccionados para este estudio. En esta pesquisa sentimos la necesidad de traer mayores informaciones acerca de ellos y por eso elegimos los dos con mayor relevancia internacional: Los Diplomas de Español de Competencia y Dominio del Idioma (DELE), desarrollado por el Instituto Cervantes y el Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) hecho en Argentina y reconocido internacionalmente por el Ministerio de la Educación, Ciencia y Tecnología de Argentina. Los dos exámenes traen bien definido el apartado sobre expresión e interacción oral, pero los exámenes DELE presentan la misma puntuación para todos los de EO e IO y clasifica por niveles A1, A2,B1,B2,C1, y C2, mientras el CELU clasifica a los participantes en niveles Básico, Intermedio o Avanzado. El objetivo principal es analizar cómo son presentadas y evaluadas la interacción y expresión oral en estos dos exámenes oficiales de español. Consideramos necesario observar los métodos utilizados para formular las cuestiones de estos exámenes oficiales de español con relación a las destrezas comunicativas y la importancia dada a la interacción y expresión oral en ellos, comparándolos, describiendo las cuestiones, con el intuito de verificar el valor dado a cada una. La investigación será documental, hecha a partir del análisis de esos exámenes en sus respectivos sitios de internet describiéndolos paso a paso. Seleccionaremos algunas de las pruebas del DELE y CELU anteriores para hacer una comparación. Los resultados serán obtenidos a partir del análisis cuantitativa por medio de la verificación de la cantidad / presencia o no, por nivel, tiempo de duración y dinamicidad. La pesquisa se basa en las directrices del Marco Común Europeo de referencia (MCER) en los textos de Giovanini (Profesor en Acción, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (La evaluación de la expresión oral y la comprensión auditiva, 2002).pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILTON PEDRO DE NEGREIRO - TCC LIC LETRAS ESPANHOL CH 2020.pdfWilton Pedro de Negreiro - TCC LETRAS Língua Espanhola CH 2020.6.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.