Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, T. H. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082003358231703pt_BR
dc.contributor.advisor1MILREU, Isis.-
dc.contributor.advisor1IDMILREU, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188pt_BR
dc.contributor.referee1RIGON, Heloisa Costa.-
dc.contributor.referee1IDRIGON, H. C.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, L. G. L.pt_BR
dc.description.resumoRosário Castellanos é considerada uma das mais renomadas autoras mexicanas do século XX. A escritora inspirou várias mulheres em todo o mundo com sua literatura, pois considerava que escrever era uma forma de interpretar os absurdos vistos na sociedade. por isso lutou por um novo mundo, por sua liberação e a construção de uma imagem própria. Nosso trabalho se justifica pela necessidade de promover a visibilidade da literatura de autoria feminina latino-americana e pela oportunidade de refletir sobre como a mulher é representada na sociedade, um tema muito polêmico na atualidade. Assim, definimos como objetivo desse estudo discutir a problematização do papel da mulher no conto “Lección de cocina”, de Rosario Castellanos. Inicialmente, na primeira parte refletimos sobre o feminismo e a literatura de autoria feminina em nosso continente, particularmente no México. Na segunda parte abordamos a história das mulheres mexicanas, apresentamos a biografia e a obra da autora, analisamos os elementos narrativos do conto, destacando dois temas centrais: o matrimônio e as relações entre as mulheres e os homens na sociedade mexicana. Como aporte teórico, nosso trabalho se baseia em Miller (1987), Zolin (2009), Guardia (2013), Islas (2015), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLa problematización del papel de la mujer en "Lección de cocina", de Rosario Castellanos.pt_BR
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21176-
dc.date.accessioned2021-09-17T20:04:57Z-
dc.date.available2021-09-17-
dc.date.available2021-09-17T20:04:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectConto "Lección de cocina"pt_BR
dc.subjectRosario Castellanos - escritora mexicanapt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher - literaturapt_BR
dc.subjectMulheres e literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura latino-americana de autoria femininapt_BR
dc.subjectLiteratura mexicanapt_BR
dc.subjectEscritoras mexicanaspt_BR
dc.subjectMéxico - mulheres escritoraspt_BR
dc.subjectFemale Authored Literaturept_BR
dc.subjectTale "Lección de cocina"pt_BR
dc.subjectRosario Castellanos - Mexican writerpt_BR
dc.subjectRepresentation of women - literaturept_BR
dc.subjectWomen and Literaturept_BR
dc.subjectLatin American Literature by Female Authorspt_BR
dc.subjectMexican literaturept_BR
dc.subjectMexican writerspt_BR
dc.subjectMexico - women writerspt_BR
dc.subjectLiteratura de autoría femeninapt_BR
dc.subjectCuento "Lección de cocina"pt_BR
dc.subjectRosario Castellanos - escritora mexicanapt_BR
dc.subjectRepresentación de mujeres - literaturapt_BR
dc.subjectMujeres y literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura latinoamericana por autoraspt_BR
dc.subjectLiteratura mexicanapt_BR
dc.subjectEscritores mexicanospt_BR
dc.subjectMéxico - escritoraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Tallyta Hayanne da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeA problematização do papel da mulher em "Lección de cocina", de Rosario Castellanos.pt_BR
dc.title.alternativeThe problematization of the role of women in "Lección de cocina", by Rosario Castellanos.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Tallyta Hayanne da Silva. La problematización del papel de la mujer en "Lección de cocina", de Rosario Castellanos. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21176pt_BR
dc.description.resumenRosario Castellanos es considerada una de las más famosas autoras mexicanas del siglo XX. La escritora ha inspirado varias mujeres en todo el mundo con su literatura, pues consideraba que escribir era una forma de interpretar los absurdos presentes en la sociedad. Por eso luchó por un nuevo mundo, por su liberación y la construcción de una imagen propia. Nuestro trabajo se justifica por la necesidad de promover la visibilidad de la literatura de autoría femenina latinoamericana y por la oportunidad de reflexionar sobre como la mujer es representada en la sociedad, un tema bastante polémico en la actualidad. Así, definimos como objetivo de este estudio discutir la problematización del papel de la mujer en el cuento “Lección de cocina”, de Rosarios Castellanos. Inicialmente, en la primera parte hacemos una breve reflexionamos sobre el feminismo y la literatura de autoría femenina en nuestro continente, particularmente, en México. En la segunda parte, abordamos la historia de las mujeres mexicanas, presentamos la biografía y la obra de la autora y analizamos los elementos narrativos del cuento, destacando dos temas centrales: el matrimonio y las relaciones entre las mujeres y los hombres en la sociedad mexicana. Como aporte teórico, nuestro trabajo se basa en Miller (1987), Zolin (2009), Guardia (2013), Islas (2015), entre otros.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALLYTA HAYANNE DA SILVA ALVES - TCC LIC. LETRAS ESPANHOL CH 2020.pdfTallyta Hayanne da Silva Alves - TCC LETRAS Língua Espanhola CH 2020.311.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.