Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTANA, A. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1613031646651443 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TESET, Idelso Espinosa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TESET, I. E. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NIETO NÚÑEZ, Idelso. | - |
dc.contributor.referee2 | ARTOS, Secundino Vigón. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T20:46:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-16T20:46:52Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de espanhol | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Spanish as a foreign language | pt_BR |
dc.subject | Book teaching Spanish | pt_BR |
dc.subject | Comics | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | pt_BR |
dc.subject | Spanish language teaching | pt_BR |
dc.subject | Español como lengua extranjera | pt_BR |
dc.subject | Reserva enseñanza de español | pt_BR |
dc.subject | Cómics | pt_BR |
dc.subject | Comprensión lectora | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la lengua española | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTANA, Adinatan Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.title.alternative | História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura. | pt_BR |
dc.title.alternative | Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 | pt_BR |
dc.description.resumen | Este trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas, de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADINATAN SILVA SANTANA - TCC LIC. LETRAS LINGUA ESPANHOLA CH 2020.pdf | Adinatan Silva Santana - TCC Lic. Letras Língua Espanhola CH 2020. | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.