Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602
Title: | Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. |
Other Titles: | Analysis of the motivation of Computer Science students in the first year of graduation. |
???metadata.dc.creator???: | TRINDADE, Thalyta Fabrine da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARAÚJO, Elaine Cristina de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MOURA, José Antão Beltrão. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MASSONI, Tiago Lima. |
Keywords: | Motivação de alunos;Curso de Ciência da Computação – motivação de alunos;Sistema de Avaliação de Disciplinas - UFCG;Motivation of students.;Science Course of Computing – student motivation;Evaluation System of Disciplines - UFCG |
Issue Date: | 25-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TRINDADE, Thalyta Fabrine da. Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O primeiro ano de um estudante na graduação é crucial para definir se ele continuará ou não no curso. Discentes que se sentem desmotivados neste período têm mais chances de desistência. Por isso, é importante que os professores entendam a motivação dos alunos para que possam adequar seu método de ensino. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo sobre a motivação dos discentes de Ciência da Computação da UFCG no primeiro ano de graduação com base em dados coletados a partir de um questionário. É apresentada uma análise quantitativa que identifica aspectos da atitude e sentimento dos alunos. Inicialmente, comparamos as categorias do questionário para verificar quais possuem respostas mais positivas por parte dos discentes. Após esta comparação, foi feita uma análise da relação entre o tipo de motivação do aluno e as demais atitudes dele com relação ao curso. Finalmente, analisamos a atitude das mulheres, especificamente, buscando identificar diferenças ao comparar com a atitude dos homens. Foram obtidas evidências de que o tipo de motivação do aluno é diretamente proporcional ao quanto ele se sente motivado no curso. Ou seja, um aluno com maior motivação extrínseca sente-se menos motivado do que um aluno que é mais motivado intrinsecamente. |
Keywords: | Motivação de alunos Curso de Ciência da Computação – motivação de alunos Sistema de Avaliação de Disciplinas - UFCG Motivation of students. Science Course of Computing – student motivation Evaluation System of Disciplines - UFCG |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THALYTA FABRINE DA TRINDADE - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - 2019.pdf | Thalyta Fabrine da Trindade - TCC Ciência da Computação 2019. | 572.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.