Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | TRINDADE, T. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3450656448497913 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Elaine Cristina de. | |
dc.contributor.advisor1ID | ARAÚJO, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MOURA, José Antão Beltrão. | |
dc.contributor.referee2 | MASSONI, Tiago Lima. | |
dc.description.resumo | O primeiro ano de um estudante na graduação é crucial para definir se ele continuará ou não no curso. Discentes que se sentem desmotivados neste período têm mais chances de desistência. Por isso, é importante que os professores entendam a motivação dos alunos para que possam adequar seu método de ensino. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo sobre a motivação dos discentes de Ciência da Computação da UFCG no primeiro ano de graduação com base em dados coletados a partir de um questionário. É apresentada uma análise quantitativa que identifica aspectos da atitude e sentimento dos alunos. Inicialmente, comparamos as categorias do questionário para verificar quais possuem respostas mais positivas por parte dos discentes. Após esta comparação, foi feita uma análise da relação entre o tipo de motivação do aluno e as demais atitudes dele com relação ao curso. Finalmente, analisamos a atitude das mulheres, especificamente, buscando identificar diferenças ao comparar com a atitude dos homens. Foram obtidas evidências de que o tipo de motivação do aluno é diretamente proporcional ao quanto ele se sente motivado no curso. Ou seja, um aluno com maior motivação extrínseca sente-se menos motivado do que um aluno que é mais motivado intrinsecamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-11-25 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 | |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T18:07:58Z | |
dc.date.available | 2021-08-16 | |
dc.date.available | 2021-08-16T18:07:58Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Motivação de alunos | pt_BR |
dc.subject | Curso de Ciência da Computação – motivação de alunos | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Avaliação de Disciplinas - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Motivation of students. | pt_BR |
dc.subject | Science Course of Computing – student motivation | pt_BR |
dc.subject | Evaluation System of Disciplines - UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | TRINDADE, Thalyta Fabrine da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the motivation of Computer Science students in the first year of graduation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Thalyta Fabrine da. Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THALYTA FABRINE DA TRINDADE - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - 2019.pdf | Thalyta Fabrine da Trindade - TCC Ciência da Computação 2019. | 572.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.