Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Title: | Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
Other Titles: | Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Maiana. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, Everton Leandro Galdino. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MASSONI, Tiago Lima. |
Keywords: | Aprendizagem - programação;Linguagens de programação;Paradigma de programação;Estudo de programação;learning - programming;Programming languages;programming paradigm;programming study |
Issue Date: | 25-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as |
Keywords: | Aprendizagem - programação Linguagens de programação Paradigma de programação Estudo de programação learning - programming Programming languages programming paradigm programming study |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAIANA BRITO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdf | Maiana Brito - TCC Ciência da Computação 2019. | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.