Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRITO, M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, Everton Leandro Galdino. | |
dc.contributor.advisor1ID | ALVES, E. L. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. | |
dc.contributor.referee2 | MASSONI, Tiago Lima. | |
dc.description.resumo | Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação. | pt_BR |
dc.title | Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-11-25 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 | |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T17:34:41Z | |
dc.date.available | 2021-08-06 | |
dc.date.available | 2021-08-06T17:34:41Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - programação | pt_BR |
dc.subject | Linguagens de programação | pt_BR |
dc.subject | Paradigma de programação | pt_BR |
dc.subject | Estudo de programação | pt_BR |
dc.subject | learning - programming | pt_BR |
dc.subject | Programming languages | pt_BR |
dc.subject | programming paradigm | pt_BR |
dc.subject | programming study | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Maiana. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAIANA BRITO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdf | Maiana Brito - TCC Ciência da Computação 2019. | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.