Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRITO, M. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GIESTA, Letícia Caporlíngua. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GIESTA, L. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. | - |
dc.contributor.referee1ID | ATAÍDE, J. S. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MEDEIROS, Fábio Ferreira de. | - |
dc.contributor.referee2ID | DE MEDEIROS, F. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos maiores desafios da educação do século XXI é a busca do ato de ler e aprender a ser. Todo o ser humano deve ser preparado para ter uma visão crítica da vida, podendo formular seus próprios juizos de valor, desenvolver a capacidade de discernimento e ação em diferente circunstância da vida. Portanto, para desenvolver uma educação de qualidade, vários fatores contribuem para este sucesso. Um deles é a leitura, considerada como um meio para a aquisição de conhecimento envolvendo professor e aluno. Diante disso, o incentivo à leitura como portadora de conhecimento tem por objetivo: orientar, criticar, sondar, refletir, desenvolver uma aprendizagem e ensino de qualidade e inclusive mudar o sentido e o direcionamento de vidas.Abordar a temática da leitura como ação social e não ato passivo pressupõe abordagem multidisciplinar, devido às diversas facetas do processo dinâmico do ato de ler. Neste texto utilizei o método pesquisa narrativa, mostrando ao longo deste trabalho um pouco da minha concepção sobre leitura e minha experiência docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Leitura como processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.description.abstract | One of the biggest challenges of the twenty-first century education is the pursuit of the act of reading and learns to be. Every human being should be prepared to take a criticai view of life, and may formulate their own judgments, develop skills of discernment and action in different circumstances of life. Therefore, to develop a quality education, several factors contribute to this success. One is reading, considered as a means to acquire knowledge between teacher and student. So, encouraging reading regards: advising, criticizing, probing, reflecting, developing learning and teaching quality, and even change the direction and the direction of lives.ln order to address various theories and theories on the subject of reading centered on the permission as social action is not passive act, requires a multidisciplinary approach due to the various facets of the dynamic process of the act of reading. I used the narrative research method, showing the course of this work some of my design on my reading and teaching experience. Addressing the theme of reading as social action rather than passive act requires a multidisciplinary approach, due to the various facets of the dynamic process of the reading act. In this paper I used the narrative research method, showing through the course of this work some of my concepts on my reading and teaching experience. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19928 | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:06:28Z | - |
dc.date.available | 2021-07-08 | - |
dc.date.available | 2021-07-08T14:06:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Sondar | pt_BR |
dc.subject | Orientar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolver o hábito de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - orientar | pt_BR |
dc.subject | probe | pt_BR |
dc.subject | Guide | pt_BR |
dc.subject | Develop the reading habit | pt_BR |
dc.subject | reading - development | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading - guide | pt_BR |
dc.subject | Investigacion | pt_BR |
dc.subject | Guía | pt_BR |
dc.subject | Desarrollar el hábito de la lectura | pt_BR |
dc.subject | lectura - desarrollo | pt_BR |
dc.subject | Leer | pt_BR |
dc.subject | Lectura - guía | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Maria do Socorro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading as a learning process. | pt_BR |
dc.title.alternative | La lectura como proceso de aprendizaje. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Maria do Socorro. Leitura como processo de aprendizagem. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. | pt_BR |
dc.description.resumen | Uno de los mayores desafíos de la educación del siglo XXI es la búsqueda del acto de leer y aprender a ser. Todo ser humano debe estar preparado para tener una visión crítica de la la vida, siendo capaz de formular sus propios juicios de valor, desarrollar la capacidad de discernimiento y acción en diferentes circunstancias de la vida. Por lo tanto, para desarrollar educación de calidad, varios factores contribuyen a este éxito. Uno de ellos es la lectura, considerada como un medio para adquirir conocimientos involucrando al profesor y al alumno. Por tanto, fomentar la lectura como portadora de El conocimiento tiene como objetivo: orientar, criticar, sondear, reflexionar, desarrollar una aprendizaje y enseñanza de calidad e incluso cambiando el significado y la dirección de vidas. Abordar el tema de la lectura como una acción social y no como un acto pasivo asume un enfoque multidisciplinario, debido a las diversas facetas del proceso dinámica del acto de leer. En este texto utilicé el método de investigación narrativa, mostrando a lo largo de este trabajo un poco de mi concepción sobre la lectura y mi experiencia en la enseñanza. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DO SOCORRO BRITO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdf | Maria do Socorro Brito - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 2011 | 7.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.