Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803
Title: | Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
Other Titles: | Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Luciene Soares Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
Keywords: | Concepções de leitura;Estratégias de leitura;Autonomia - leitura;Interpretação - leitura;Reading Concepts;Reading strategies;Autonomy - reading;Interpretation - reading;Conceptos de lectura;Estrategias de lectura;Autonomía - lectura;Interpretación - lectura |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação. |
Abstract: | This monograph is intended to relate experiences o f reading classes in 8th and 9th grades who sought to arouse criticai thinking, creativity, reflection, analysis and production of knowledge. reflecting on my teaching practice. Reviewing my conceptions of reading and teaching practices, contributing to the development of criticai reflective thinking and reflecting on methods used by me as a teacher in the construction of criticai knowledge, I have a new way of seeing my students noticing in them a proper understanding of the world, that helped in collective leaming, and ncw expericnces that led to the dynarnics o f reading in the classroom. During ali activities that were conducted~ l also realized myself as an apprentice, reinforcing the tbeory that we are always in a constant process o f transformation. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Esta monografía tiene como objetivo informar las experiencias de lectura en las clases de octavo y noveno grado. que buscaba despertar el sentido crítico, la creatividad, la reflexión, el análisis y la producción de la conocimiento, reflexionando sobre mi práctica docente. Revisando mis concepciones de prácticas lectoras y pedagógicas, contribuyendo al desarrollo reflexivo crítico del pensando y reflexionando sobre las metodologías utilizadas por mí como docente en construcción del conocimiento crítico, pude leer una nueva mirada a mis alumnos percibiendo en ellos una propio conocimiento del mundo, que vino a sumarse al aprendizaje colectivo de sus discursos y sus testimonios, así como nuevas experiencias que motivaron la dinámica de lectura en el aula. Durante todas las actividades que se llevaron a cabo, me encontré también como aprendiz, reforzando la teoría de que siempre estamos en un proceso constante de transformación. |
Keywords: | Concepções de leitura Estratégias de leitura Autonomia - leitura Interpretação - leitura Reading Concepts Reading strategies Autonomy - reading Interpretation - reading Conceptos de lectura Estrategias de lectura Autonomía - lectura Interpretación - lectura |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Tópicos Específicos de Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCIENE SOARES SILVA SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdf | Luciene Soares Silva Santos - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 2011 | 8.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.