Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, J. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9924571922070791 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Marli Hermenegilda. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PEREIRA, M. H. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | PEREIRA, MARLI HEMENEGILDA. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | KEMIAC, Ludmila. | - |
dc.contributor.referee1ID | KEMIAC, L. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1114575277225474 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MARTINS, André Antunes. | - |
dc.contributor.referee2ID | MARTINS, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho Leitura, interdisciplinaridade e novas tecnologias, é fruto de pesquisa desenvolvida na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité/PB. O trabalho está dividido em duas partes. A primeira corresponde à análise de questionários direcionados a quatro turmas do s• ano do Ensino Fundamental a fim de analisar a concepção de leitura priorizada no âmbito escolar bem como a sugerida por teóricos renomados na área: Leffa, (1996), Kleiman e Moraes., (1999}, Koch e Elias, (2008), Marcuschi, (2005), entre outros que orientam essa pesquisa oferecendo um olhar mais abrangente sobre a importância da reflexão do ensino de leitura em sala de aula, visto que a mesma tem sido uma preocupação constante. A segunda está pautada na aplicação de proposta interdisciplinar de leitura em uma turma piloto (8° ano "A"} e corresponde ao aproveitamento das observações realizadas em sala de aula, cujo foco é a produção de conhecimento e a tomada de consciência por parte dos alunos e da comunidade escolar quanto à importância do ato de ler e assim promover a leitura efetiva de obras literárias a partir da integração de professores de algumas áreas As estratégias metodológicas incluem um hiog institucional que funciona como elemento motivador de incentivo à leitura a partir da divulgação das Histórias em Quadrinhos das obras lidas pelos alunos. sendo então um espaço de identidade e de interação entre os mesmos. Sugere-se, dessa forma, uma postura interdisciplinar partindo do pressuposto de que o trabalho com a leitura não é competência exclusiva do professor de Língua Portuguesa e sim de todos os docentes. Os dois momentos da pesquisa constituem uma unidade que estão intimamente ligados. Esse estudo contribuirá para reflexão e aprofundamento da organização e prática de leitura no ensino educacional, sobretudo, na Escola citada, e assim despertar para a realização de uma leitura mais prazerosa e integrada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Leitura, interdisciplinaridade e novas tecnologias. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011-12-06 | - |
dc.description.abstract | This work: read, interdisciplinarity and new technologies, is the result of research developed at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, located in the city of Cuité/PB. The work is divided into two parts. The ftrst corresponds to the analysis of questionnaires directed to four classes of the 8 th year of elementary school to analyze the concept of reading prioritized in the school as well as suggested by renowned theorists in the area: Leffa, (1996)~ Kleiman e Moraes, (1999)., Koch e Elias, (2008), Marcuschi, (2005), among others that guide this research offering a more comprehensive reflection of the importance of teaching reading in the classroom since it has been a constant concem The second application is based in the interdisciplinary approach of reading in a pilot class (8th grade "A") and corresponds to the use of observations in the classroom, whose focus is the production o f knowledge and awareness on the part of students and the school community about the importance of the act of reading and thus promote the actual reading of literary from the integration of professors in various fields. The methodological strategies include an institutional blog that acts as a motivator to encourage reading from the disclosure o f Comi c of the works read by students, and then a space o f identity and interaction between theiiL It is suggested that as an interdisciplinary approach based on the assumption that teaching reading is not the exclusive competence of the teacher of Portuguese but of ali teachers. The two moments are a unit of research that are closely linked. This study will contribute to discussion and analysis of the organization and practice o f teaching reading in education, especially, cited in the State Schoo~ anel thus awaken to the realization of a more integrated and enjoyable. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19756 | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T14:28:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01 | - |
dc.date.available | 2021-07-01T14:28:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Leer | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedad | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Josenilda dos Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading, interdisciplinarity and new technologies. | pt_BR |
dc.title.alternative | Lectura, interdisciplinariedad y nuevas tecnologías. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Josenilda dos Santos. Leitura, interdisciplinaridade e novas tecnologias. 2011. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. | pt_BR |
dc.description.resumen | Este trabajo Lectura, interdisciplinariedad y nuevas tecnologías es fruto de la investigación desarrollado en la Escuela Estatal Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en la ciudad de Cuite / PB. El trabajo se divide en dos partes. El primero corresponde al análisis de cuestionarios dirigidos a cuatro clases del • año de Educación Primaria con el fin de analizar la concepción de lectura priorizada en el ámbito escolar así como la sugerida por los teóricos reconocidos en el campo: Leffa, (1996), Kleiman y Moraes., (1999}, Koch y Elias, (2008), Marcuschi, (2005), entre otros que orientan esta investigación ofreciendo una mirada más cercana discusión integral sobre la importancia de la reflexión sobre la enseñanza de la lectura en el aula, ya que lo mismo ha sido una preocupación constante. El segundo se basa en la aplicación de propuesta interdisciplinar de lectura en una clase piloto (8vo grado "A"} y corresponde a la aprovechando las observaciones realizadas en el aula, cuyo enfoque es la producción de conocimiento y conciencia por parte de los estudiantes y la comunidad escolar sobre la importancia del acto de leer y promover así la lectura efectiva de obras literarias desde el integración de docentes de algunas áreas Las estrategias metodológicas incluyen un hiog institucional que funciona como elemento motivador para fomentar la lectura desde el difusión de las historietas de las obras leídas por los alumnos. entonces siendo un espacio identidad e interacción entre ellos. Se sugiere, por tanto, una postura interdisciplinario basado en el supuesto de que trabajar con la lectura no es una competencia exclusivo del profesor de lengua portuguesa y sí de todos los profesores. los dos momentos de investigación constituyen una unidad estrechamente vinculada. Este estudio contribuirá para la reflexión y profundización de la organización y práctica de la lectura en la enseñanza educativa, sobre todo, en la mencionada Escuela, y así despertar a una lectura más placentera e integrado. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSENILDA DOS SANTO LIMA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdf | Josenilda dos Santos Lima - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2011 | 13.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.