Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8740544125184049pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, André Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3245581017989479pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Anderson Scardua.-
dc.contributor.referee1IDScardua, Anderson.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOliveira, Anderson Scardua.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819541970132330pt_BR
dc.contributor.referee2PEREIRA, Marli Hermenegilda.-
dc.contributor.referee2IDPEREIRA, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleDiálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the possibility of dialogue practices between museum and classroom. class, discussing trends and procedures that are being appropriated by scholars of the education and museology, on the use/dialogue of formal and non-formal education in construction of current knowledge. We portray places, subjects and concepts about teaching and learning and some possibilities of dialogues between them: we use as an example the Museu do Homem do Curimataú, a museum in the municipality of Cuité-PB, some neighboring circus schools and their subjects. We chose orality as a methodology: interview/conversations, reinforced by field notebooks and reports, which demonstrate paths to the current spaces practiced by the subjects of education. separate topics (in two chapters) that intertwine, woven in a path of knowledge by the voices of the contributors. We seek to dialogue about the discourses (theory) of/with some authors/interlocutors who helped us to think about the possibilities (and difficulties) of the construction of knowledge, also, beyond the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698-
dc.date.accessioned2021-06-29T18:38:09Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-29T18:38:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectEducação formal e não formalpt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.subjectFormal and non-formal educationpt_BR
dc.subjectMuseopt_BR
dc.subjectSalón de clasespt_BR
dc.subjectEducación formal y no formalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Israel da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMuseum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities.pt_BR
dc.title.alternativeDiálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo busca reflexionar sobre la posibilidad de prácticas de diálogo entre museo y aula. clase, discutiendo tendencias y procedimientos de los que se están apropiando los estudiosos de la educación y museología, sobre el uso / diálogo de la educación formal y no formal en construcción del conocimiento actual. Retratamos lugares, materias y conceptos sobre la enseñanza- aprendizaje y algunas posibilidades de diálogo entre ellos: usamos como ejemplo el Museu do Homem do Curimataú, un museo en el municipio de Cuité-PB, algunas escuelas de circo vecinas y sus temas. Elegimos la oralidad como metodología: entrevistas / conversaciones, reforzadas por cuadernos de campo e informes, que demuestran caminos hacia los espacios actuales practicados por los sujetos de educación. temas separados (en dos capítulos) que se entrelazan, entretejidos en un camino de conocimiento por las voces de los contribuyentes. Buscamos dialogar sobre los discursos (teoría) de / con algunos autores / interlocutores que nos ayudaron a pensar en las posibilidades (y dificultades) de la construcción del conocimiento, también, más allá del aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISRAEL DA SILVA ARAÚJO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdfIsrael da Silva Araújo - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 201112.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.