Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930124545772246pt_BR
dc.contributor.advisor1MARACAJÁ, Patrício Borges.-
dc.contributor.advisor1IDMARACAJÁ, P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767308356895558pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Roberto Bezerra da.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Aline Carla de.-
dc.description.resumoA percepção ambiental de um indivíduo ou comunidade relaciona-se a maneira pela qual o mesmo ou os mesmos observam o meio ambiente. Tal observação pode gerar ou não preocupação, sela individual ou coletiva, ou mesmo que não ocorra, é importante que se trabalhe a educação ambiental entre os individuos interessados, a qual se refere, não apenas a coletiva de se trabalhar formas, e maneiras que estalam ligadas a conservação e preservação do meio ambiente. Dessa forma, a educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. Diante da tamanha importância de se trabalhar cona a educação ambiental nas escolas surgiu á curiosidade e a necessidade de se conhecer e comparar a visão dos discentes da escola pública do nívela fundamental em relação á percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistem na aplicação de questionários e realização de palestras, oficinas itinerantes a Him de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar á importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria os discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental, a maioria dos entrevistados aülmiou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em sua escola. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação ás questões ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola pública: uma estratégia de mudança social efetiva.pt_BR
dc.date.issued2017-08-22-
dc.description.abstractThe environmental awareness of an individual or community relatos to the manner in which it or they observe the environment. This observation can generate or no contem, whether A.l .J..nA ann individual or collective, or even if it does not, it is important to work environmental education among interested individuais, which refers not only collective of working forms and ways that are linked to conservation and preservation ofthe environment. This, environmental education is a practice that should be included in school curricula se that it can be worked in schools in all subjects in order to clarify to the students and also the teachers what the real problematic situation in which the environment it is, thus arousing the interest ofthe same decide to take a position on the situation. Given the great tmportance of working with environmental xl. . .,- .: .n nf educatlon in schools arose the curiosity and the need to know and compare the vision of students of public school elementary levei in relation to environmental awareness as well as their interest in collaborating with the preservation of environment in all its context. The methods used in this study consist of questionnaires and lectures, traveling workshops in arder to meet the environmental awareness of students and present to the importance of working on environmental education in school. The results indicate that all respondents would recognize that environmental education is a practice used for the preservation of the environment and that although most the students of the public have already participated in environmental education projects, the majority of respondents raid they would like to work environmental education in their school. These results were expected, because environmental issues are increasingly deserving attention and on the other hand environmental education is a practice that arouses the interest of the students, which, in a way, contributes to the formation of a new generation aware in relation to environmental issues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18193-
dc.date.accessioned2021-04-19T20:01:24Z-
dc.date.available2021-04-19-
dc.date.available2021-04-19T20:01:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental preservationpt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental conservationpt_BR
dc.subjectConscientízação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rita de Cássia de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in public schools: an effective social change strategy.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, R. C. S. Educação ambiental na escola pública: uma estratégia de mudança social efetiva. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CÁSSIA DE SOUSA SILVA - TCC - BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 2017.pdfRita de Cássia de Sousa Silva - TCC - Bacharelado em Engenharia Ambiental 2017.21.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.