Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CABRAL, J. R. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MILREU, Isis. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MILREU, I. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Allyson Raonne Soares do. | - |
dc.contributor.referee2 | VIANA , Júlio César. | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada em 2010 pela editora Ática e selecionada pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD). Assim, verificamos se a referida coleção apresenta uma pluralidade cultural significativa através do levantamento da nacionalidade dos contistas. Também examinamos as propostas didáticas sobre os contos discutindo se promovem a competência leitora ou se estão relacionadas a exercícios gramaticais. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre a história do ensino de espanhol e do livro didático de língua espanhola em nosso país. Depois discutimos alguns tópicos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e do PNLD no que diz respeito aos objetivos do ensino de espanhol. A seguir, fazemos algumas considerações sobre o conto e analisamos como o relato breve está presente na coleção Síntesis. Para realizar este trabalho nos apoiamos em alguns teóricos como Guimarães e Freitas (2018), os quais fazem um levantamento bibliográfico do livro didático para o ensino de Espanhol no Brasil; Paraquett (2018) que apresenta dados sobre a produção de pesquisas na área de materiais didáticos de língua espanhola e da formação de professores no país, e Silva (2018), a qual reflete sobre os desafios à entrada do livro didático de Espanhol no PNLD, entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018 | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T18:09:15Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09 | - |
dc.date.available | 2021-04-09T18:09:15Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura - aulas de espanhol | pt_BR |
dc.subject | Espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Orientações Curriculares para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de espanhol no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade cultural - ensino de espanhol | pt_BR |
dc.subject | Conto - gênero literário | pt_BR |
dc.subject | Gênero literário - conto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional del Libro Didáctico PNLD - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza del idioma español | pt_BR |
dc.subject | Lectura literaria | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de ELE | pt_BR |
dc.subject | Electrical Engineering Internship | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la literatura - lecciones de español | pt_BR |
dc.subject | Español como lengua extranjera | pt_BR |
dc.subject | Pautas curriculares para la escuela secundaria | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto de español en Brasil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Libros de Texto | pt_BR |
dc.subject | Pluralidad cultural - Enseñanza del español | pt_BR |
dc.subject | Cuento corto - género literario | pt_BR |
dc.subject | Género literario - cuento corto | pt_BR |
dc.subject | Lectura literaria | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza del idioma español | pt_BR |
dc.subject | Lineamientos curriculares para Enseñanza Media - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional del Libro Didáctico del PNLD - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Lectura literaria | pt_BR |
dc.subject | HE educación | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CABRAL, José Roberto da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | La presencia del genero cuento en la Colecction Síntesis. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CABRAL, José Roberto da Silva. A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018 | pt_BR |
dc.description.resumen | Esta investigación tiene por objetivo principal analizar la presencia del cuento en los tres volúmenes de la colección Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada en 2010 por la editorial Ática y seleccionada por el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD). Así, verificamos si la referida colección presenta una pluralidad cultural significativa a través de la relación de la nacionalidad de los cuentistas. También examinamos las propuestas didácticas sobre los cuentos discutiendo si promueven la competencia lectora o si están relacionadas a ejercicios gramaticales. Inicialmente, presentamos un breve panorama sobre la historia de la enseñanza del español y del libro didáctico de lengua española en nuestro país. Después discutimos algunos tópicos de las Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media (2006) y del PNLD en lo que se refiere a los objetivos de la enseñanza de español. A continuación, hacemos algunas consideraciones sobre el cuento y analizamos cómo el relato breve está presente en la colección Síntesis. Para realizar este trabajo nos apoyamos en algunos teóricos como Guimarães y Freitas (2018), los cuales hacen un levantamiento bibliográfico del libro didáctico para la enseñanza de Español en Brasil; Paraquett (2018) quien presenta datos sobre la producción de investigaciones en el área de materiales didácticos de lengua española y de la formación de profesores en el país, y Silva (2018) quien reflexiona sobre los desafíos por la entrada del libro didáctico del Español en el PNLD, entre otros. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ ROBERTO DA SILVA CABRAL - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018.pdf | José Roberto da Silva Cabral - TCC LETRAS- Língua Espanhola CH 2018. | 294.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.