Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M. Ppt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7520906276405922pt_BR
dc.contributor.advisor1MILREU, Isis.-
dc.contributor.advisor1IDMILREU, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro.-
dc.description.resumoSelecionamos como corpus deste estudo o livro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015) de Nadia Fink, a primeira obra da coleção Antiprincesas, publicada pela editora Chirimbote. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar como a vida e a obra de Frida Kahlo foram representadas na referida narrativa. Também pretendemos discutir o protagonismo feminino na literatura infantil, refletindo sobre a formação leitora de meninas e meninos. Para atingirmos nossos objetivos, seguimos alguns passos. Primeiro abordamos brevemente a história da literatura infantil, principalmente, a produzida na América Latina. Em seguida, discutimos algumas questões de gênero e sua relação com a literatura infantil contemporânea, particularmente, o modelo da princesa. À continuação, apresentamos a coleção Antiprincesas e a sua fortuna crítica. Depois, expomos o contexto histórico em que a pintora mexicana viveu, bem como elementos de sua biografia e de sua arte. Finalmente, analisamos como a biografia e a arte de Frida foram representadas no livro de Fink. A relevância deste estudo reside na necessidade de desconstruir os estereótipos de gênero presentes desde a infância. Nesse sentido, defendemos a importância de apresentar ao jovem leitor histórias como a de Frida Kahlo, a qual rompe com o tradicional modelo feminino. Na obra examinada, verificamos que a pintora é representada como uma antiprincesa ou princesa asteca, problematizando a representação da mulher na literatura infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS e GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO e PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) e ZOLIN (2009).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleFrida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008-
dc.date.accessioned2021-04-08T21:18:42Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T21:18:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFrida Kahlopt_BR
dc.subjectLiteratura espanholapt_BR
dc.subjectArtistas mexicanos - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil mexicanapt_BR
dc.subjectColeção antiprincesaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantil latinoamericanapt_BR
dc.subjectGêneros - esterótipospt_BR
dc.subjectFrida Kahlopt_BR
dc.subjectSpanish Literaturept_BR
dc.subjectMexican artists - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectMexican children's literaturept_BR
dc.subjectAnti-princess collectionpt_BR
dc.subjectLatin American children's literaturept_BR
dc.subjectGenres - stereotypespt_BR
dc.subjectLiteratura españolapt_BR
dc.subjectArtistas mexicanos - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil mexicanapt_BR
dc.subjectColección anti-princesaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantil latinoamericanapt_BR
dc.subjectGéneros - estereotipospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Michelle Pocidônio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Michele Pocidônio de Araújo. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em:pt_BR
dc.title.alternativeFrida Kahlo para crianças: representações da vida e da obra da pintora mexicana.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Michelle Pocidônio. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008pt_BR
dc.description.resumenSeleccionamos como corpus de este estudio el libro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015), de Nadia Fink, la primera obra de la colección Antiprincesas, publicada por la editora Chirimbote. El objetivo general de nuestro trabajo es analizar cómo está construida la representación de la vida y de la obra de Frida Kahlo en la referida narrativa. También nos proponemos a discutir la importancia de la protagonización femenina en la literatura infantil, reflexionando sobre la formación lectora de las chicas y de los chicos. Para alcanzar a nuestros objetivos, seguimos algunos pasos. Primero abordamos brevemente la historia de la literatura infantil, principalmente, la producida en América Latina. En seguida, discutimos algunas cuestiones de género y su relación con la literatura infantil contemporánea. En continuidad, presentamos a la colección Antiprincesas y a su fortuna crítica. Después, exponemos el contexto histórico en que la pintora mexicana vivió, así como elementos de su biografía y de su arte. Finalmente, analizamos como la biografía y el arte de Frida fueron representados en el libro de Fink. La relevancia de este estudio reside en la necesidad de deshacer los estereotipos de género presentes desde la infancia. En ese sentido, defendemos la importancia de presentar al joven lector historias como la de Frida Kahlo, la cual rompe con el tradicional modelo femenino. En la obra examinada, verificamos que la pintora es representada como una antiprincesa o princesa azteca, problematizando la representación de la mujer en la literatura infantil. Los referenciales teóricos utilizados fueron: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS y GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO y PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) y ZOLIN (2009).pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLE POCIDÔNIO DE ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018.pdfMichelle Pocidônio de Araújo TCC- LETRAS Língua Inglesa CH 2018.563.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.