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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | ARAÚJO, M. P | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7520906276405922 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MILREU, Isis. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MILREU, I. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro. | - |
dc.description.resumo | Selecionamos como corpus deste estudo o livro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015) de Nadia Fink, a primeira obra da coleção Antiprincesas, publicada pela editora Chirimbote. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar como a vida e a obra de Frida Kahlo foram representadas na referida narrativa. Também pretendemos discutir o protagonismo feminino na literatura infantil, refletindo sobre a formação leitora de meninas e meninos. Para atingirmos nossos objetivos, seguimos alguns passos. Primeiro abordamos brevemente a história da literatura infantil, principalmente, a produzida na América Latina. Em seguida, discutimos algumas questões de gênero e sua relação com a literatura infantil contemporânea, particularmente, o modelo da princesa. À continuação, apresentamos a coleção Antiprincesas e a sua fortuna crítica. Depois, expomos o contexto histórico em que a pintora mexicana viveu, bem como elementos de sua biografia e de sua arte. Finalmente, analisamos como a biografia e a arte de Frida foram representadas no livro de Fink. A relevância deste estudo reside na necessidade de desconstruir os estereótipos de gênero presentes desde a infância. Nesse sentido, defendemos a importância de apresentar ao jovem leitor histórias como a de Frida Kahlo, a qual rompe com o tradicional modelo feminino. Na obra examinada, verificamos que a pintora é representada como uma antiprincesa ou princesa asteca, problematizando a representação da mulher na literatura infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS e GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO e PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) e ZOLIN (2009). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras. | pt_BR |
dc.title | Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008 | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T21:18:42Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08 | - |
dc.date.available | 2021-04-08T21:18:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Literatura espanhola | pt_BR |
dc.subject | Artistas mexicanos - Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil mexicana | pt_BR |
dc.subject | Coleção antiprincesas | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil latinoamericana | pt_BR |
dc.subject | Gêneros - esterótipos | pt_BR |
dc.subject | Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Spanish Literature | pt_BR |
dc.subject | Mexican artists - Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Mexican children's literature | pt_BR |
dc.subject | Anti-princess collection | pt_BR |
dc.subject | Latin American children's literature | pt_BR |
dc.subject | Genres - stereotypes | pt_BR |
dc.subject | Literatura española | pt_BR |
dc.subject | Artistas mexicanos - Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil mexicana | pt_BR |
dc.subject | Colección anti-princesas | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil latinoamericana | pt_BR |
dc.subject | Géneros - estereotipos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Michelle Pocidônio de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, Michele Pocidônio de Araújo. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: | pt_BR |
dc.title.alternative | Frida Kahlo para crianças: representações da vida e da obra da pintora mexicana. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Michelle Pocidônio. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008 | pt_BR |
dc.description.resumen | Seleccionamos como corpus de este estudio el libro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015), de Nadia Fink, la primera obra de la colección Antiprincesas, publicada por la editora Chirimbote. El objetivo general de nuestro trabajo es analizar cómo está construida la representación de la vida y de la obra de Frida Kahlo en la referida narrativa. También nos proponemos a discutir la importancia de la protagonización femenina en la literatura infantil, reflexionando sobre la formación lectora de las chicas y de los chicos. Para alcanzar a nuestros objetivos, seguimos algunos pasos. Primero abordamos brevemente la historia de la literatura infantil, principalmente, la producida en América Latina. En seguida, discutimos algunas cuestiones de género y su relación con la literatura infantil contemporánea. En continuidad, presentamos a la colección Antiprincesas y a su fortuna crítica. Después, exponemos el contexto histórico en que la pintora mexicana vivió, así como elementos de su biografía y de su arte. Finalmente, analizamos como la biografía y el arte de Frida fueron representados en el libro de Fink. La relevancia de este estudio reside en la necesidad de deshacer los estereotipos de género presentes desde la infancia. En ese sentido, defendemos la importancia de presentar al joven lector historias como la de Frida Kahlo, la cual rompe con el tradicional modelo femenino. En la obra examinada, verificamos que la pintora es representada como una antiprincesa o princesa azteca, problematizando la representación de la mujer en la literatura infantil. Los referenciales teóricos utilizados fueron: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS y GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO y PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) y ZOLIN (2009). | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH |
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MICHELLE POCIDÔNIO DE ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018.pdf | Michelle Pocidônio de Araújo TCC- LETRAS Língua Inglesa CH 2018. | 563.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
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