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dc.creator.IDBARBOSA, A. P. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611404479709721pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, S. S. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8518389612992874pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Danielle Dayse Marques de.-
dc.contributor.advisor-co1IDLIMA, D. D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749512238325534pt_BR
dc.contributor.referee1CORREIA, Raynara Karenina Veríssimo.-
dc.description.resumoO conto “The Yellow Wallpaper” [O papel de parede amarelo], publicado em 1892 é escrito pela estadunidense Charlotte Perkins Gilman, tem ganhado notoriedade desde a sua publicação até o presente momento. Na última década do século XIX, os leitores ficaram cativados pela aura de terror e mistério que circundava a narrativa de Gilman, e na segunda metade do século XX, o conto foi revisitado pela crítica feminista, por ser o relato de uma mulher que, assujeitada ao marido-médico, encontra-se isolada em uma propriedade rural sem contato com outras pessoas, para que possa ser tratada da sua patologia nervosa. Neste novo ambiente, a narradora protagonista acaba passando a maior parte do seu tempo no quarto “infantil”, no andar superior da casa, e este espaço é dominado pelo papel de parede amarelo, elemento este que intitula o conto, tamanha a sua importância. O papel de parede amarelo acaba tornando-se o objeto para o qual a narradora protagonista dedica toda a sua atenção, devido ao ócio intelectual que lhe é imposto durante o tratamento. No período de três meses no qual encontra- se isolada na propriedade, a sua relação com o papel de parede se aprofunda, e, se inicialmente ela nutria um certo asco com relação a ele, depois ela o vigia durante horas e evita abandonar o quarto “infantil” devido à sua poderosa influência. Ao notar o lugar de destaque que tal elemento de composição ocupa neste conto, percebemos o estudo do espaço nesta narrativa como um terreno fértil para o desenvolvimento da nossa pesquisa. Sendo assim, nosso objetivo é analisar a relação entre a construção do espaço narrativo e o estado psíquico da narradora protagonista do conto “The Yellow Wallpaper”. Para tal, procedemos a um estudo bibliográfico para verificarmos o contexto histórico e literário de produção da obra a partir de Cincotta (1994), Reidhead (2017) e Vanspanckeren (1994). Para realizarmos a análise do espaço do conto, contamos com os conceitos de Bachelard (1978), Osman Lins (1976), Dimas (1987) e Borges Filho (2008). O ensaio de Antonio Candido, intitulado Degradação do espaço: Estudo sôbre a correlação funcional dos ambientes, das coisas e do comportamento em L’Assommoir (2006), nos auxiliou na seleção das categorias analíticas destetrabalho (o Jardim,a casa , o quarto e o papel de parede amarelo). Por fim, para estudarmos os elementos simbólicos vinculados ao espaç onarrativo, utilizamos Chevalier e Gheerbrant (1996). No que diz respeito aos estudos críticos feministas, nos apoiamos em Showalter 1991; 2009a; 2009b), Felman (1975) e Gilbert e Gubar (2000). Ao concluirmos a nossa análise, verificamos o lugar fundamental que o espaço ocupa na construção e desenvolvimento dessa narrativa. No conto de Gilman,o espaço não é utilizado meramente como ponto de referência para localização geográfica, o espaço divide o protagonismo com a narradora protagonista, de tal forma que, se o espaço fosse alterado ou deixasse de existir, a ação narrativa não se desenvolveria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUm grito de socorro de Charlotte Perkins Gilman: a loucura feminina e sua relação com o espaço no conto "The Yellow Wallpaper".pt_BR
dc.date.issued2020-11-30-
dc.description.abstractThe short story “The Yellow Wallpaper”, published in 1892 and written by the American writer Charlotte Perkins Gilman, has gained notoriety since its publication until the present moment. In the last decade of the 19th century, readers were captivated by the aura of terror and mystery that surrounded Gilman's narrative. In the second half of the 20th century, the short story was revisited by feminist criticism, for being the story of a woman who, subject to her husband, is isolated on a rural property without contact with other people, so that she can be treated for her nervous pathology. In this new ambiance, the protagonist narrator ends up spending most of her time in the nursery, on the top floor of the house, and this space is dominated by the yellow wallpaper, an element that entitled the short story, revealing how important it is. The yellow wallpaper ends up becoming the object to which the protagonist narrator dedicates all her attention, due to the intellectual leisure imposed on her during the treatment. In the three-month period in which she is isolated on the property, her relationship with the wallpaper deepens, and if she initially harbored a certain disgust with it, then she watches over it for hours and avoids leaving the nursery due to its powerful influence. When noting the prominent place that such an element of composition occupies in this short story, we perceive the study of space in this narrative as a fertile ground for the development of our research. Thus, our objective is to analyze the relationship between the construction of the narrative space and the psychic state of the protagonist narrator of the short story “The Yellow Wallpaper”. To this end, we carried out a bibliographic study to verify the historical and literary context of the work's production from Cincotta (1994), Reidhead (2017) and Vanspanckeren (1994). To carry out the analysis of space we rely on the concepts of Bachelard (1978), Osman Lins (1976), Dimas (1987) and Borges Filho (2008). The essay by Antonio Candido, entitled Degradação do espaço: Estudo sôbre a correlaçãofuncionaldos ambientes, das coisas e do comportamento em L’Assommoir (2006), helped us in the selection of the analytical categories of this work (the garden, the house, the room and the yellow wallpaper). Finally, in order to study the symbolic elements linked to the narrative space, we used Chevalier and Gheerbrant (1996). Regarding critical feminist studies, we rely on Showalter (1991; 2009a; 2009b), Felman (1975) and Gilbert and Gubar (2000). Upon concluding our analysis, we verify the fundamental place that space occupies in the construction and development of this narrative. In Gilman's short story, space is not used merely as a point of reference for geographical location, space shares the central role with the protagonist narrator, in such a way that, if the space were changed or ceased to exist, the narrative action would not develop.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17939-
dc.date.accessioned2021-04-05T20:31:14Z-
dc.date.available2021-04-05-
dc.date.available2021-04-05T20:31:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectThe Yellow Wallpaperpt_BR
dc.subjectLiteratura Estadunidense - contopt_BR
dc.subjectConfinamento de esposa - literaturapt_BR
dc.subjectCharlotte Perkins Gilmanpt_BR
dc.subjectIsolamento feminino e loucurapt_BR
dc.subjectEspaço narrativo - construçãopt_BR
dc.subjectEstado psíquico - narradorapt_BR
dc.subjectAnálise do espaço - contopt_BR
dc.subjectEstudos críticos feministas - literaturapt_BR
dc.subjectNarrativa literáriapt_BR
dc.subjectLoucura feminina - literatura Americanapt_BR
dc.subjectAmerican Literature - short storypt_BR
dc.subjectWife confinement - literaturept_BR
dc.subjectNarrative space - constructionpt_BR
dc.subjectRomance psicológicopt_BR
dc.subjectPsychological romancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Ana Paula Herculano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA cry for help from Charlotte Perkins Gilman: feminine madness and its relationship with space in the short story "The Yellow Wallpaper".pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Ana Paula Herculano. Um grito de socorro de Charlotte Perkins Gilman: a loucura feminina e sua relação com o espaço no conto "The Yellow Wallpaper". 2020. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17939pt_BR
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