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dc.creator.IDELONO, E. E. B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9246702301874467pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, S. S. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8518389612992874pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Danielle Dayse Marques de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga até que ponto Mongo Beti enfatiza os conceitos de alteridade e “fallen woman” através da relação entre os personagens masculinos e femininos no romance Mission to Kala. Citando Hegel, Nwoalezea (2012), afirma que a alteridade é o ato de identificar-se como `eu` e a pessoa ao lado como o `outro` diferente do `eu`. Isto por vezes, leva a uma situação em que o `eu` impõe a sua superioridade sobre o `outro`. Mongo Beti, um crítico do regime colonial, escreve no século XX o romance “Mission to Kala” em 1957, no qual ele retrata os maus-tratos que este sistema faz com o colonizado. De acordo com alguns autores, o gênero é definido socialmente, ou seja, é a sociedade que estabelece as normas que devem ser respeitadas por todos os indivíduos nela inserida (Beauvoir, 1989; BUTLER, 1990; FUNK, 2011) Segundo Barnhill (2005) mulheres que desviavam as normas prescritas eram vista como criminosas, e eram chamadas “fallen women”. A metodologia foi baseada na releitura da obra com o objetivo de realçar as categorias analíticas através das contribuições e autores como, Simone de Beauvoir (1989), Butler (1990), Funk (2011), no que diz respeito às discussões sobre os termos sexo, gênero e mulher. Em relação aos conceitos de “fallen woman” e alteridade, os autores Barnhill (2005) e Swarnakar (1998) e Kain (2005) foram considerados. O estudo revelou que as quatro personagens apresentadas como fallen women sofrem preconceito por serem mulheres, ousadas e sexualmente livres, comportamentos esses considerados impróprios às leis da sociedade patriarcal na qual vivem. Foi também observado que outras mulheres dentro da obra sofrem violência física e psicológica no seu cotidiano. Embora o autor seja aparentemente simpático ao apresentar os problemas dessas mulheres, essa atitude é questionável no momento em que os fatos são narrados por um personagem protagonista masculino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleThe fallen woman in the Cameroonian Cololnial Literature: a study of Mongo Beti's Mission to Kala.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis research investigates the extent to which Mongo Beti emphasises on the concepts of otherness and “fallen woman” through the relationship between the male and female characters in the novel Mission to Kala. Citing Hegel, Nwoalezea (2012), claims that otherness is the act of identifying oneself as `me` and the person besides you as the `other` different from `me`, which sometimes lead to a situation where `me` imposes his superiority over the `other`. Mongo Beti, a critic of the colonial rule, writes in the XX century the novel Mission to Kala published in 1957 in which he portrays the ill-treatment and evils this system causes to the colonised. According to some authors, while sex is a biological consequence, gender is socially defined, meaning it is the society that establishes norms that must be respected by all individuals living in that society (BEAUVOIR, 1989; BUTLER, 1990; FUNK, 2011). Following Barnhill (2005) women who transgressed the norms were called “fallen women” and were viewed as „criminal‟ not suitable for the society. The methodology was based on the rereading of the novel with the intuition of highlighting the analytical categories by bringing out the contributions of authors like Simone de Beauvoir (1989), Butler (1990), Funk (2011), for the discussion about the basic theory on sex, gender and woman. Regarding the concepts of fallen woman and otherness, Barnhill (2005) Swarnakar (1998) and Kain (2005) were considered. The study has revealed that the four characters treated as fallen women in the story suffer discrimination for being women, bold and sexually free since their behavior is considered deviant toward the patriarchal system in which they are inserted. It was concluded that other women in the book also suffer physical and psychological violence. Although the author seems sympathetic toward women by presenting the difficulties they encounter in the society, the fact that the narrator is a male protagonist turns his account less trustworthy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17913-
dc.date.accessioned2021-04-03T20:52:43Z-
dc.date.available2021-04-03-
dc.date.available2021-04-03T20:52:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura Camaronesapt_BR
dc.subjectFallen womanpt_BR
dc.subjectMulher Camaronesa - literaturapt_BR
dc.subjectAlteridade - Mongo Betipt_BR
dc.subjectAlexandre Biyidi Awalapt_BR
dc.subjectRomance Camaronês - Mission to Kallapt_BR
dc.subjectRegime colonial - literatura camaronesapt_BR
dc.subjectGênero e mulher - literatura camaronesapt_BR
dc.subjectLiberdade sexual - fallen woman - camarõespt_BR
dc.subjectCameroonian Literaturept_BR
dc.subjectCameroonian Woman - Literaturept_BR
dc.subjectAlterity in Mongo Betipt_BR
dc.subjectCameroonian Romance - Mission to Kallapt_BR
dc.subjectColonial regime - Cameroonian literaturept_BR
dc.subjectGender and women - Cameroonian literaturept_BR
dc.subjectSexual freedom - fallen woman - shrimpspt_BR
dc.subjectCameroon colonial literature - characteristicspt_BR
dc.subjectLiteratura colonial camaronesa - característicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorELONO, Edith Estelle Blanche Owono.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageengpt_BR
dc.identifier.citationELONO, Edith Estelle Blanche Owono. The fallen woman in the Cameroonian Cololnial Literature: a study of Mongo Beti's Mission to Kala. 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17913pt_BR
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