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dc.creator.IDSOUSA FILHO, N. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2878248313783853pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lucia Santana de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.description.resumoA complexidade da competição no setor supermercadista vai muito além da disputa nas prateleiras, há uma diversidade de players, dentre eles multinacionais, que competem diretamente com empresas regionais e familiares tornando a competição ainda mais intensa. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a competição e suas implicações sobre a performance organizacional em uma empresa no setor supermercadista sob o prisma da R-A Theory. Para tanto, utilizou-se como base teórica a Resource Advantage Theory (Teoria da Vantagem em Recursos) proposto por Hunt e Morgan (1995). Quanto ao método se utilizou do estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi feita diretamente ao principal gestor, através de três questionários, aplicados presencialmente, acrescidos de esclarecimentos sobre as peculiaridades dos recursos avaliados. Tais recursos foram agrupados em sete dimensões (Física, Financeira, Humana, Organizacional, Informacional, Relacional e Legal). O primeiro questionário avaliou a Vantagem Comparativa, o segundo a Vantagem Competitiva e o terceiro a performance organizacional. Como resultados, pode-se constatar que a Loja em estudo apresenta-se em Vantagem Comparativa, em cinco das sete dimensões avaliadas. Tal dotação, reflete o mesmo resultado quando da Posição de Mercado, ou seja, Vantagem Competitiva, em quantro da setes dimensões, resultando em Paridade no que tange à performance organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleCompetição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe complexity of competition in the supermarket sector goes far beyond the dispute on the shelves, there is a diversity of players, among them multinationals, that compete directly with regional and family companies making the competition even more intense. In this sense, this article aims to analyze competition and its implications for organizational performance in a company in the supermarket sector under the prism of R-A Theory. To do so, the Resource Advantage Theory proposed by Hunt and Morgan (1995) was used as a theoretical basis. As for the method, a case study was used in a supermarket in the city of Campina Grande - PB. The data collection was done directly to the main manager, through three questionnaires, applied in person, plus clarifications on the peculiarities of the evaluated resources. Such resources were grouped into seven dimensions (Physical, Financial, Human, Organizational, Informational, Relational and Legal). The first questionnaire evaluated the Comparative Advantage, the second the Competitive Advantage and the third the organizational performance. As a result, it can be seen that the Store under study presents a Comparative Advantage, in five of the seven dimensions evaluated. Such endowment reflects the same result when in the Market Position, that is, Competitive Advantage, in four of the seven dimensions, resulting in Parity regarding organizational performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752-
dc.date.accessioned2021-03-20T14:05:55Z-
dc.date.available2021-03-20-
dc.date.available2021-03-20T14:05:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectVantagem Competitivapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectVarejo Supermercadistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA FILHO, Narcélio Clemente de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetition and performance in supermarket retailing from the perspective of resource advantage theory: a case study in a supermarket in the city of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Narcélio Clemente de. Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB. 2020. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752pt_BR
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