Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17516
Title: Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB.
Other Titles: Educational practices in nature: paths to environmental education at Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB.
Prácticas educativas en la naturaleza: caminos para la educación ambiental en el Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Dioginys Cesar Felix de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GARCIA, Carlos Alberto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee3???: COSTA, Ramilton Marinho.
Keywords: Práticas Pedagógicas;Trilhas interpretativas;Ecovivências;Interdisciplinaridade;Educação ambiental;Praticas educativas;Praticas educativas - natureza;Pedagogical Practices;Interpretive trails;Eco-experiences;Interdisciplinarity;Environmental education;Educational practices;Educational practices - nature;Prácticas pedagógicas;Senderos interpretativos;Eco-experiencias;Interdisciplinariedad;Educación ambiental;Prácticas educativas;Prácticas educativas - naturaleza
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Dioginys Cesar Felix de. Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB. 2016. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas promovidas por um grupo de extensão que realiza atividades de Educação Ambiental no espaço do Horto Florestal Olho D’Água da Bica (HFODB), localizado no munícipio de Cuité-PB, aqui apresentamos três novos caminhos de práticas educativas/trilhas temáticas que criamos a partir da experiência do projeto de extensão. O presente estudo tem como objetivo a construção, execução e análise de estratégias de ecovivências para trilhas interpretativas no HFODB. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, com uso dos instrumentos de caderno de campo, observação participante e uma avaliação das vivências realizada após a experiência da trilha, a fim, de obter informações do processo educativo proporcionado, sensibilização e analise de indicações do quê de significativo ficou após a experiência proporcionada aos estudantes. As práticas educativas por meio das trilhas temáticas criadas se revelaram como interessantes formas de conduzir as vivências em educação ambiental, seja no ato do brincar, conversar e aprender, o que transforma este espaço em um verdadeiro cenário pedagógico interdisciplinar. As novas estratégias de trilhas temáticas puderam proporcionar aos visitantes a oportunidade de vivenciarem um contato interativo, e livre, numa rica paisagem, que parece ter proporcionado um impulso de novos pensamentos, sensações, emoções, afeto, aprendizado e sensibilização para esse espaço partindo do vivenciado.
Abstract: This paper discusses the use of interpretative trails promoted by extension group that perform environmental education activities within the Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), located in the municipality of Cuité-PB, here are three new ways of practices educational/thematic trails created from the extension project experience. This study aims at the construction, execution and analysis of ecovivências strategies for interpretive trails in HFODB. This research is a qualitative, we use the field notebook instruments, participant observation and evaluation of the experiences made after the occurred experience, in order to obtain information provided educational process, awareness and analysis of indications of what significant it was after the experience provided to students. The Educational practices through thematic trails created proved as interesting ways to drive the experiences in environmental education, be in the act of play, talk or learn, which makes this space a true interdisciplinary educational setting. The new strategies of thematic trails might provide visitors the opportunity to experience an interactive contact, and free, in a rich landscape, which seems to have provided a boost to new thoughts, feelings, emotions, affection, learning and awareness of this space starting from gives experienced.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos promovidos por un grupo de extensión que realiza actividades de Educación Ambiental en el Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), ubicado en el municipio de Cuité-PB, aquí presentamos tres nuevos senderos de senderos didácticos/temáticos prácticos que creamos a partir de la experiencia del proyecto de extensión. El presente estudio tiene como objetivo la construcción, ejecución y análisis de estrategias de ecoexperiencia para senderos interpretativos en el HFODB. Esta investigación tiene un enfoque cualitativo, utilizando instrumentos de cuaderno de campo, observación participante y una evaluación de las experiencias realizadas después de la experiencia del sendero, con el fin de obtener información sobre el proceso educativo brindado, sensibilización y análisis de indicaciones de lo significativo fue después de la experiencia brindada a los estudiantes. Las prácticas educativas a través de los senderos temáticos creados resultaron ser formas interesantes de realizar experiencias en educación ambiental, ya sea en el acto de jugar, hablar y aprender, lo que transforma este espacio en un verdadero escenario pedagógico interdisciplinario. Las nuevas estrategias de los senderos temáticos lograron brindar a los visitantes la oportunidad de experimentar un contacto interactivo y libre en un rico paisaje, lo que parece haber propiciado un impulso de nuevos pensamientos, sensaciones, emociones, afectos, aprendizajes y toma de conciencia de este espacio a partir de la experiencia.
Keywords: Práticas Pedagógicas
Trilhas interpretativas
Ecovivências
Interdisciplinaridade
Educação ambiental
Praticas educativas
Praticas educativas - natureza
Pedagogical Practices
Interpretive trails
Eco-experiences
Interdisciplinarity
Environmental education
Educational practices
Educational practices - nature
Prácticas pedagógicas
Senderos interpretativos
Eco-experiencias
Interdisciplinariedad
Educación ambiental
Prácticas educativas
Prácticas educativas - naturaleza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17516
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2016.pdfDioginys Cesar Felix de Lima- TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20163.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.