Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, D. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711629960261680pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1GARCIA, Carlos Alberto.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.contributor.referee3COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.description.resumoEste trabalho trata do uso de trilhas interpretativas promovidas por um grupo de extensão que realiza atividades de Educação Ambiental no espaço do Horto Florestal Olho D’Água da Bica (HFODB), localizado no munícipio de Cuité-PB, aqui apresentamos três novos caminhos de práticas educativas/trilhas temáticas que criamos a partir da experiência do projeto de extensão. O presente estudo tem como objetivo a construção, execução e análise de estratégias de ecovivências para trilhas interpretativas no HFODB. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, com uso dos instrumentos de caderno de campo, observação participante e uma avaliação das vivências realizada após a experiência da trilha, a fim, de obter informações do processo educativo proporcionado, sensibilização e analise de indicações do quê de significativo ficou após a experiência proporcionada aos estudantes. As práticas educativas por meio das trilhas temáticas criadas se revelaram como interessantes formas de conduzir as vivências em educação ambiental, seja no ato do brincar, conversar e aprender, o que transforma este espaço em um verdadeiro cenário pedagógico interdisciplinar. As novas estratégias de trilhas temáticas puderam proporcionar aos visitantes a oportunidade de vivenciarem um contato interativo, e livre, numa rica paisagem, que parece ter proporcionado um impulso de novos pensamentos, sensações, emoções, afeto, aprendizado e sensibilização para esse espaço partindo do vivenciado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titlePráticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis paper discusses the use of interpretative trails promoted by extension group that perform environmental education activities within the Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), located in the municipality of Cuité-PB, here are three new ways of practices educational/thematic trails created from the extension project experience. This study aims at the construction, execution and analysis of ecovivências strategies for interpretive trails in HFODB. This research is a qualitative, we use the field notebook instruments, participant observation and evaluation of the experiences made after the occurred experience, in order to obtain information provided educational process, awareness and analysis of indications of what significant it was after the experience provided to students. The Educational practices through thematic trails created proved as interesting ways to drive the experiences in environmental education, be in the act of play, talk or learn, which makes this space a true interdisciplinary educational setting. The new strategies of thematic trails might provide visitors the opportunity to experience an interactive contact, and free, in a rich landscape, which seems to have provided a boost to new thoughts, feelings, emotions, affection, learning and awareness of this space starting from gives experienced.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17516-
dc.date.accessioned2021-03-05T11:42:54Z-
dc.date.available2021-03-05-
dc.date.available2021-03-05T11:42:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectTrilhas interpretativaspt_BR
dc.subjectEcovivênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPraticas educativaspt_BR
dc.subjectPraticas educativas - naturezapt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectInterpretive trailspt_BR
dc.subjectEco-experiencespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectEducational practices - naturept_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSenderos interpretativospt_BR
dc.subjectEco-experienciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectPrácticas educativaspt_BR
dc.subjectPrácticas educativas - naturalezapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Dioginys Cesar Felix de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational practices in nature: paths to environmental education at Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativePrácticas educativas en la naturaleza: caminos para la educación ambiental en el Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB.-
dc.identifier.citationLIMA, Dioginys Cesar Felix de. Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB. 2016. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos promovidos por un grupo de extensión que realiza actividades de Educación Ambiental en el Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), ubicado en el municipio de Cuité-PB, aquí presentamos tres nuevos senderos de senderos didácticos/temáticos prácticos que creamos a partir de la experiencia del proyecto de extensión. El presente estudio tiene como objetivo la construcción, ejecución y análisis de estrategias de ecoexperiencia para senderos interpretativos en el HFODB. Esta investigación tiene un enfoque cualitativo, utilizando instrumentos de cuaderno de campo, observación participante y una evaluación de las experiencias realizadas después de la experiencia del sendero, con el fin de obtener información sobre el proceso educativo brindado, sensibilización y análisis de indicaciones de lo significativo fue después de la experiencia brindada a los estudiantes. Las prácticas educativas a través de los senderos temáticos creados resultaron ser formas interesantes de realizar experiencias en educación ambiental, ya sea en el acto de jugar, hablar y aprender, lo que transforma este espacio en un verdadero escenario pedagógico interdisciplinario. Las nuevas estrategias de los senderos temáticos lograron brindar a los visitantes la oportunidad de experimentar un contacto interactivo y libre en un rico paisaje, lo que parece haber propiciado un impulso de nuevos pensamientos, sensaciones, emociones, afectos, aprendizajes y toma de conciencia de este espacio a partir de la experiencia.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2016.pdfDioginys Cesar Felix de Lima- TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20163.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.