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dc.creator.IDOLIVEIRA, B. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418164037714661pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. E. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6522866229391898pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee2SOARES, Jardel de Freitas.
dc.contributor.referee2IDSOARES, J. F.pt_BR
dc.contributor.referee3ALMEIDA, Vera Luci de.
dc.contributor.referee3IDALMEIDA, V. L.pt_BR
dc.description.resumoA relação entre os cidadãos e o Estado, dentre outras formas, dá-se através da prestação do serviço público efetuado por este em atenção aos interesses daqueles (AMORIM, 2010). No Brasil, a educação pública é um dever estatal, devendo conforme preceituam os ditames legais ser prestado em níveis de qualidade satisfatórios. A fim de alcançar elevados índices de qualidade, no âmbito das instituições federais de ensino, são utilizados instrumentos de planejamento que direcionam a ação dos entes públicos em prol do alcance das metas estipuladas. Estes instrumentos (Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Ação Anual), no âmbito do Instituto Federal do Ceará – órgão cuja unidade de Crateús é objeto deste estudo – compõem o planejamento estratégico desta instituição. Para que este seja eficaz, faz-se necessário que sua construção, além de coletiva, possua dados estratégicos que alimentem sua elaboração e subsidiem as ações e tomadas de decisão dos agentes públicos. Neste intento, este trabalho busca analisar as possíveis contribuições de uma avaliação da qualidade do serviço de atendimento para o planejamento estratégico do órgão e para isso desenvolveu um Instrumental de Análise de Prestação de Serviços Públicos (IAPSP), com base no corpo normativo que rege a prestação de serviços no Brasil e nas bases conceituais para qualidade de serviço dispostas na literatura (KOTLER, 2007; VILHENA, 2002; CARVALHO; LEITE, 1997; GHOBADIAN, SPELLER e JONES, 1994; PARASURAMAN, ZEITHAML e BERRY, 1985; 1988). Utilizando esta ferramenta, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, e através de uma abordagem quali-quantitativa, concluiu-se que, relativo ao atendimento, o órgão estudado não alcança índices aceitáveis de qualidade nem na percepção dos usuários nem dos prestadores do serviço, e tendo em vista as indicações que resultam do IAPSP, apresentaram-se quais situações devem ser pontuadas como prioridade para melhoria dos indicadores de qualidade, fornecendo assim dados cruciais para a adequação do planejamento estratégico do órgão, caso ele seja utilizado. Assim o IAPSP, sendo um instrumento que aponta bom índice de confiabilidade, demonstrou fornecer dados importantes quanto à posição das instituições quanto à qualidade do serviço público, podendo ser assim utilizado (com as adequações pertinentes) por órgãos públicos de outras esferas e poderes, servindo de ferramenta para construção de planejamentos estratégicos eficientes e alinhados ao real interesse público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titleContribuições da avaliação do atendimento para o planejamento estratégico de uma Instituição Federal de Ensino localizada no sertão dos Crateús.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.description.abstractThe relationship between citizens and the state, among other forms, occurs through the provision of public service performed by the state based on public interests (AMORIM, 2010). In Brazil, public education is a state duty and should, as required by law, be provided at satisfactory quality levels. In order to achieve high quality rates, within federal educational institutions, planning instruments are used to direct the action of public entities towards the achievement of goals previously set. These instruments (Institutional Development Plan and Annual Action Plan), within the scope of the Federal Institute of Ceará – institution whose unit based in Crateús is the object of this study – constitute the strategic planning of IFCE. For this planning to prove to be effective it is necessary that its construction, besides being collective, must possess strategic data that feed in its elaboration and subsidize the actions and the decision-making process of public agents. In light of this, this piece of research seeks to analyze the possible contributions of an assessment of the quality of public service of attendance delivered by the institution in question to its the strategic planning. In order to reach this goal, an Instrument of Analysis of Public Service Delivery (IAPSD) was developed, departing from the rules that govern the provision of public services in Brazil as well as the conceptual basis for quality of service provided by the current literature (KOTLER, 2007; VILHENA, 2002; CARVALHO; MILK, 1997; GHOBADIAN, SPELLER and JONES, 1994; PARASURAMAN, ZEITHAML and BERRY, 1985; 1988). Departing from this tool, an applied nature research was conducted by using a quali-quantitative approach. The results showed that the satisfaction rates of the services delivered did not reach the acceptable quality levels, neither in the perception of the users nor in the perception of the service providers. In addition to this, the IAPSD also presented which situations should be rated as priorities for improving quality indicators, thus providing crucial data for the adequacy of the strategic planning of the Institution, once it is chosen to be used. Thus, the IAPSD, being an instrument that showed a good reliability index, has been accepted to provide important data regarding the institutions' position regarding the quality the public service delivery, and as such can thus be used (with the appropriate adaptations) to public agencies of other spheres, serving as a tool for building up efficient strategic plans aligned with real public interests.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17220
dc.date.accessioned2021-02-17T11:31:29Z
dc.date.available2021-02-17
dc.date.available2021-02-17T11:31:29Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectIAPSPpt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucionalpt_BR
dc.subjectServiço Públicopt_BR
dc.subjectAvaliação da qualidade dos Serviçospt_BR
dc.subjectStrategic Planningpt_BR
dc.subjectIAPSDpt_BR
dc.subjectInstitutional Development Planpt_BR
dc.subjectPublic Service andpt_BR
dc.subjectService Quality Assessmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Breno Alves Cipriano de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of service evaluation to the strategic planning of a Federal Educational Institution located in the hinterland of Crateús.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Breno Alves Cipriano de. Contribuições da avaliação do atendimento para o planejamento estratégico de uma Instituição Federal de Ensino localizada no sertão dos Crateús, 2019. 148fl. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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