Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176
Title: Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos.
Other Titles: What is this conflict? - the multiple phases of the conflictual process: the case of a car dealership.
???metadata.dc.creator???: LEAL, Janayna Souto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
Keywords: Gestão de conflitos – setor de vendas;Estudo de percepção;Concessionária de veículos - conflitos;Conflitos organizacionais;Gestão de conflitos - empresas;Administração de empresas - conflitos;Modelos de conflitos - empresas;Conflict Management - Sales Sector;Perception study;Car dealership - conflicts;Organizational conflicts;Conflict management - companies;Business administration - conflicts;Conflict models - companies;Gestión de conflictos - Sector de ventas;Estudio de percepción;Concesionario de automóviles - conflictos;Conflictos organizacionales;Gestión de conflictos - empresas;Administración de empresas - conflictos;Modelos de conflicto - empresas
Issue Date: Nov-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEAL, Janayna Souto. Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos. 2009. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176
???metadata.dc.description.resumo???: Em todo processo que envolve as relações humanas sempre existirão situações de conflito. Entretanto, o conflito não é algo necessariamente ruim, dependendo de como é administrado. No ambiente organizacional há muitas fontes geradoras de conflitos, pois as organizações são essencialmente constituídas por pessoas que possuem personalidades, atitudes e valores diferenciados, levando a comportamentos e relacionamentos nem sempre harmoniosos. Portanto, é preciso gerenciar adequadamente o processo conflituoso para que se chegue a um acordo favorável às partes envolvidas. Nesse contexto, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo que teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores em relação aos conflitos existentes no setor de vendas de uma concessionária de veículos localizada na cidade de Campina Grande – PB, tomando por base o modelo de Robbins (1979). Os resultados obtidos revelaram que os conflitos de processo constituem o tipo predominante na percepção dos colaboradores do setor e estão situados ainda no primeiro degrau da escala do continnum de intensidade dos conflitos, representados por “desacordos ou mal-entendidos leves”, já que apesar de perceber e assumir a existência de conflitos no setor, a maioria dos colaboradores ainda não vê tais conflitos como algo destrutivo para a empresa.
Abstract: In all process that engages human relations always will exist conflict situations. Meanwhile, a conflict is not necessary something bad, depending how is managed. In the organizational environment it’s many times generative source of conflict, since this organizations are essentially composed by persons that have them own personality, distinguish attitudes and values, leading to behaviors and relationship not always harmonious. So, it’s necessary to manage appropriate process conflict to come to favorable agreement to all involved. In this context, the present work is the result of a research character exploratory and descriptive like analyze objective the collaborators perception in relation to existing conflicts in sails sector of a cars concessionary with localization in Campina Grande city – PB, taking by base the model of Robbins (1979). The results achieved reveal that process conflicts establish the prevailing type on collaborators perception in the sector and are establish already in first scale degree of continuous conflict intensity, representing for “lights disagreements or misunderstandings”, so that nevertheless and assume the conflict existence in sector, the majority collaborators do not seem such conflicts as something destructive to the company.
Keywords: Gestão de conflitos – setor de vendas
Estudo de percepção
Concessionária de veículos - conflitos
Conflitos organizacionais
Gestão de conflitos - empresas
Administração de empresas - conflitos
Modelos de conflitos - empresas
Conflict Management - Sales Sector
Perception study
Car dealership - conflicts
Organizational conflicts
Conflict management - companies
Business administration - conflicts
Conflict models - companies
Gestión de conflictos - Sector de ventas
Estudio de percepción
Concesionario de automóviles - conflictos
Conflictos organizacionales
Gestión de conflictos - empresas
Administración de empresas - conflictos
Modelos de conflicto - empresas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176
Appears in Collections:Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAYNA SOUTO LEAL - TCC ESP. GEST. ESTRAT. PEQ E MED EMPRESAS 2009.pdfJanayna Souto Leal - TCC ESP. GEST. ESTRAT. PEQ E MED EMPRESAS 2009.2.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.