Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, C. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385982771873532pt_BR
dc.contributor.advisor1BARACUHY, José Geraldo de Vasconcelos.-
dc.contributor.advisor1IDBARACUHY, J. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7627825287233640pt_BR
dc.contributor.advisor2RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.-
dc.contributor.advisor2IDRIBEIRO, S. E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8849733148418921pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS JÚNIOR, Genival.-
dc.contributor.referee2LIMA, Vera Lúcia Antunes de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou de que forma os livros didáticos abordam a temática meio ambiente e como podem contribuir na construção de uma educação ambiental voltada às dimensões da sustentabilidade, sobretudo nos livros utilizados pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Clóvis Pedrosa, localizada no distrito de Ribeira-Cabaceiras/PB. Além disso, o estudo apresentou as características desses textos no que se referem aos seguintes aspectos: estímulo à sensibilização, compatibilidade com os problemas socioambientais, com a linguagem local, concepções de meio ambiente e de sustentabilidade. A análise fundamentou-se nas concepções de Educação Ambiental, considerando as contribuições de Sauvé (2005), Moraes (1997), Veiga (2006), Sachs (2002) e Paulo Freire (2001, 2005,2006) Metodologicamente, a pesquisa foi de caráter qualitativo, abrangendo uma revisão bibliográfica sobre a temática da sociedade, Educação Ambiental, sustentabilidade e concepções de meio ambiente. Também apresentou um caráter quantitativo, envolvendo a caracterização dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011, 2012, 2013, nas disciplinas de Português, Ciências, História e Geografia do Ensino Fundamental II nas séries do 6º, 7º, 8º e 9º ano, totalizando 16 exemplares. O resultado da investigação indicou que nesses livros prevalece a concepção de meio ambiente conservacionista/tecnicista que prioriza a técnica sem considerar os aspectos sociais e políticos da localidade em que a escola está inserida. A temática ambiental é tratada de modo generalizada, sem contemplar as especificidades sociais, culturais e ambientais do Distrito da Ribeira - PB. A proposta final deste estudo é sugerir aos educadores da escola pesquisada que incluam as seguintes temáticas ambientais: destinação dos resíduos sólidos, utilização da água como recurso finito, divulgação de “novos” meios de comunicação sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturais.pt_BR
dc.titleA questão ambiental nos livros didáticos do ensino fundamental II no distrito de Ribeira- Cabaceiras/PB.pt_BR
dc.date.issued2013-04-02-
dc.description.abstractThis research investigated how the textbooks in thematic environment and how they can contribute to the construction of an environmental education geared to the dimensions of sustainability and all the books used by the students of State Elementary School Clovis Pedrosa, located in the district of Ribeira -Cabaceiras/PB. Furthermore, the study showed the characteristics of these texts as they relate to the following aspects: encouraging awareness, compatibility with environmental problems, with the local language, concepts of environment and sustainability. The analysis was based on the concepts of environmental education, considering the contributions of Sauvé (2005), Moraes (1997), Veiga (2006), Sachs (2002) and Paulo Freire (2001, 2005, 2006) methodology, the research was qualitative, including a literature review on the topic of society, environmental education, sustainability and environmental concepts. Also presented a quantitative character, involving the characterization of the books recommended by the National Textbook - PNLD 2011, 2012, 2013, in the disciplines of Portuguese, Science, History and Geography Elementary School II in grades 6th, 7th, 8th and 9th year, totaling 16 units. The results of the investigation indicated that these books prevailing conception of environmental conservation / technicalities that prioritizes the technique without considering the social and political aspects of the locality in which the school is located. The environmental issue is treated generally without contemplating the specific social, cultural and environmental aspects of the Ribeira District - PB. The final proposal of this study is to suggest that school educators surveyed include the following environmental issues: disposal of solid waste, water use as finite resource, dissemination of "new" media on environment and sustainable development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16890-
dc.date.accessioned2021-01-05T14:30:25Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2021-01-05T14:30:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental education-
dc.subjectDidactic book-
dc.subjectSustainability-
dc.subjectEducação ambiental-
dc.subjectEducación ambiental-
dc.subjectLivro didático-
dc.subjectLibro de texto-
dc.subjectSustentabilidade-
dc.subjectSustentabilidad-
dc.subjectEnvironmental education-
dc.subjectDidactic book-
dc.subjectSustainability-
dc.subjectEducação ambiental-
dc.subjectLivro didático-
dc.subjectSustentabilidade-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Catyelle Maria de Arruda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe environmental issue in textbooks of elementary school II in the district of Ribeira- Cabaceiras / PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. A questão ambiental nos livros didáticos do ensino fundamental II no distrito de Ribeira- Cabaceiras/PB. 90f. 2013. (Dissertação de Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16890pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATYELLE MARIA DE ARRUDA FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGRN 2013.pdfCatyelle Maria de Arruda Ferreira - Dissertação PPGRN 2013.1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.