Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Lígia Maria Ribeiro.-
dc.contributor.referee2SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractEducation of young people and adults in their educational universe faces constant changes and challenges, while it is necessary to develop studies, since it holds unequal actions this modality of teaching can not be seen only as children's literacy, since that subject that is part of this modality is an active being, capable of observing, as well as acting and interacting in order to modify reality in which it is inserted. Present work deals with a field study with a level of bibliographical research related to the themes Solidarity Solidarity and Youth and Adult Education (YAE), with a qualitative and quantitative approach, about how Solidarity Economy principles are being applied on teaching of YAE, at Presidente Vargas School, located in municipality of Sume-PB. It is also intended to evaluate how students can innovate their curricula about this segments that involve Solidary Economy. For that, questionnaire technique was used. A questionnaire was applied with target public and curricula of Youth and Adult Education of the institution in question were analyzed. Based on analysis of data, can be observed that teachers, despite having knowledge about the subject, do not contemplate it in their disciplines. It is clear absence of contents that embrace principles of Solidarity Economy and when this occurs are discussed in a superficial way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:34:56Z-
dc.date.available2020-02-19-
dc.date.available2020-02-19T17:34:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurrículo da EJApt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectEJA Curriculumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jucileide Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCILEIDE ALVES DE ARAÚJO SILVA - TCC EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CDSA 2017.pdfJucileide Alves de Araújo Silva - Especialização em Educação de Jovens e Adultos CDSA 20177.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.