Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42766
Title: | Da ação docente ao projeto político-pedagógico: (des)continuidades no processo de construção de um texto/documento em uma unidade de educação infantil. |
Other Titles: | From teaching action to the political-pedagogical project: (dis)continuities in the process of constructing a text/document in an early childhood education unit. |
???metadata.dc.creator???: | GONÇALVES , Evany da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARAÚJO, Denise Lino de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RAMOS, Fabiana. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | REINALDO, Maria Augusta Gonçalves. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | VASCONCELOS , Dalila Castelliano de. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. |
Keywords: | Educação infantil;Base Nacional Comum Curricular;Projeto Político-Pedagógico – Ações (Des)Coordenadas;Estudos linguísticos;Formação docente;Early childhood education;National Common Curricular Base;Political-Pedagogical Project – (Un)Coordinated Actions;Linguistic studies;Teacher training |
Issue Date: | 22-May-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GONÇALVES, Evany da Silva. Da ação docente ao projeto político-pedagógico: (des)continuidades no processo de construção de um texto/documento em uma unidade de educação infantil. 2025. 243 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente tese tem por objeto de estudo o processo de construção de um projeto político pedagógico (PPP) em uma unidade de Educação Infantil paraibana – documento norteador das ações pedagógicas a ser elaborado segundo princípios democráticos e participativos de ensino e em contextos de implementação e/ou alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018b). O acompanhamento dessas ações de alinhamento suscitou-nos o seguinte questionamento: Como ocorre o processo de construção de um Projeto Político Pedagógico de Educação Infantil alinhado à Base Nacional Comum Curricular em uma unidade de Educação Infantil paraibana? Nosso objetivo geral consistiu em investigar ações (des)coordenadas de sistematização e construção de um projeto político-pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular em uma unidade de Educação Infantil paraibana. Os objetivos específicos foram: a) Identificar prescrições e/ou orientações pedagógicas voltadas para a construção de um projeto político-pedagógico em uma unidade de Educação Infantil; b) Descrever o processo de construção de um projeto político-pedagógico em uma unidade de Educação Infantil; c) Explicitar a avaliação dos participantes sobre o processo de construção do projeto político-pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA) crítica e transdisciplinar (Moita Lopes, 2006), de abordagem qualitativo interpretativista, e que adota a pesquisa-ação como técnica de pesquisa, demarcando a elucidação dos fatos e acontecimentos que circunscreve a realidade investigada, a escuta sensível e a implicação dos participantes no processo de elaboração do texto/documento PPP (Barbier, 2002; Thiollent, 1986). Como categorias de análise, elegemos as demandas de prescrições observáveis nos documentos e materiais prescritivos acessados e gerados no curso da pesquisa; demandas de ações presentes nas representações linguístico-discursivas dos atores sociais sobre as condições do agir real, agir idealizado, agir na urgência e agir de planificação no curso das ações de construção do texto/documento; e demandas de reflexão evidenciadas nas avaliações acerca da construção dos documentos PPP escolares, implementação dos currículos recentes e lugar da BNCC na organização do currículo municipal. Como percurso teórico, elegemos os estudos sobre currículo, focalizando as concepções teóricas e as orientações sobre a construção do projeto político-pedagógico, com base nos estudos de Saviani (2016); Vasconcellos (2014); Sacristán (2013, 2007); Arroyo (2013); Silva (2011); Malheiro (2005); Veiga, I. (2011). Focalizamos também o currículo da Educação Infantil: fundamentos e práticas pedagógicas, apoiadas em Oliveira (2012), Oliveira et al. (2013); Barbosa e Horn (2008); Campos (1994); Guimarães (2017); Vygotsky (2010); Kuhlmann Jr. (2000, 2012). Além destes, buscamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), mais especificamente, sobre os estudos do agir em situações de trabalho, ação, linguagem e texto/documento, com base em Bronckart (2006, 2008); Machado (2007); Machado e Bronckart (2005); Medrado, Pereira e Reichmann (2020), entre outros. Os resultados deste estudo apontam para um processo descontínuo e (des)coordenado de construção do PPP, com ações prescritas e realizadas que se organizam na ordem do dia e/ou sob um agir na urgência. Os documentos prescritivos de base pedagógica e técnica elaborados no curso dos anos 2022 e 2023, bem como as mobilizações coletivas da equipe de Educação Infantil na estruturação do texto documento confirmam nossas assertivas, demarcando uma realidade característica das relações líquidas pós-modernas que interferem diretamente no modo como o currículo da unidade de Educação Infantil se materializa. |
Abstract: | This thesis aims to study the process of developing a political-pedagogical project (PPP) in an Early Childhood Education unit in Paraíba – a guiding document for pedagogical actions to be elaborated according to democratic and participatory teaching principles and in contexts of implementation and/or alignment with the National Common Curricular Base (Brasil, 2018b). The monitoring of these alignment actions prompted the following question: How is the process of building a Political Pedagogical Project for Early Childhood Education aligned with the National Common Curricular Base in an Early Childhood Education unit in Paraíba? Our general objective was to investigate (un)coordinated actions of systematization and construction of a political-pedagogical project aligned with the National Common Curricular Base in an Early Childhood Education unit in Paraíba. The specific objectives were: a) Identify prescriptions and/or pedagogical guidelines aimed at the construction of a political-pedagogical project in an Early Childhood Education unit; b) Describe the process of developing a political-pedagogical project in an Early Childhood Education unit; c) Present the evaluation of the participants on the process of developing the political-pedagogical project aligned with the National Common Curricular Base. Methodologically, this is an exploratory study, within the domain of critical and transdisciplinary Applied Linguistics (AT) (Moita Lopes, 2006), with a qualitative-interpretative approach. Also, it adopts action research as a research technique, with the purpose of elucidating the facts and events that circumscribe the investigated reality, the sensitive listening and the involvement of participants in the process of preparing the PPP text/document (Barbier, 2002; Thiollent, 1986). As categories of analysis, we established the demands for observable prescriptions in the documents and prescriptive materials accessed and formulated during the research; demands for actions present in the linguistic-discursive representations of social actors concerning the conditions of real action, idealized action, action under urgency and planned action throughout the creation of the text/document; and demands for reflection revealed in the evaluations about the formulation of school PPP documents, implementation of recent curricula and the BNCC's role in the organization of the municipal curriculum. As a theoretical foundation, we selected studies on curriculum, focusing on theoretical conceptions and guidelines on the construction of the political pedagogical project, based on the studies of Saviani (2016); Vasconcellos (2014); Sacristán (2013, 2007); Arroyo (2013); Silva (2011); Malheiro (2005); Veiga, I. (2011). We also focused on the Early Childhood Education curriculum: principles and pedagogical practices, supported by Oliveira (2012), Oliveira et al. (2013); Barbosa and Horn (2008); Campos (1994); Guimarães (2017); Vygotsky (2010); Kuhlmann Jr. (2000, 2012). In addition to these, we sought the contributions of Sociodiscursive Interactionism (SDI), especially concerning the studies of acting in work situations, action, language and text/document, based on Bronckart (2006, 2008); Machado (2007); Machado and Bronckart (2005); Medrado, Pereira and Reichmann (2020), among others. The results of this study point to a discontinuous and (un)coordinated process of designing the PPP, with prescribed and performed actions that are organized on the basis of daily demands and/or under an act of urgency. The prescriptive documents based on pedagogical and technical foundations developed during the years 2022 and 2023, as well as the collective mobilizations of the Early Childhood Education team in structuring the document text, corroborate our assertions, marking a reality characteristic of postmodern liquid relationships that directly interfere with the way the curriculum of the Early Childhood Education unit materializes. |
Keywords: | Educação infantil Base Nacional Comum Curricular Projeto Político-Pedagógico – Ações (Des)Coordenadas Estudos linguísticos Formação docente Early childhood education National Common Curricular Base Political-Pedagogical Project – (Un)Coordinated Actions Linguistic studies Teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino. Letras. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42766 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
EVANIA BORGES DE SOUZA ARAÚJO - TESE (PPGED) 2025.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.