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Title: Afiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal.
Other Titles: Afiliación estudiantil, actos curriculares/ actos institucionales y descolonización: Autoetnobiografías tejidas por jóvenes indígenas, quilombolas, africanos, negros e (hijos de) trabajadores en Brasil y Portugal.
Student affiliation, curriculum acts/ institutional acts and de-s-colonization: Autoethnobiographies woven by young indigenous people, quilombolas, Africans, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Larisse Miranda de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACEDO, Roberto Sidnei Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: PACHECO , Jose Augusto de Brito
???metadata.dc.contributor.referee1???: JESUS, a de Cassia Dias Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUERRA, Denise Moura de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee3???: TAVARES, Fernando Jorge Pina.
???metadata.dc.contributor.referee4???: REIS, Mírian Sumica Carneiro
???metadata.dc.contributor.referee5???: MACEDO, Silvia Michele Lopes.
Keywords: Jovens quilombolas;Quilombolas;Currículos universitários - colonialismo;Jovens indígenas;Jovens africanos;Universidades portuguesas - currículos;Descolonização universitária;Negros;Afiliação estudantil;Descolonização;Colonialidade;Etnometodologia;Multirreferencialidade;Etnopesquisa crítica decolonial;Mulheres negras;Mulheres negras quilombolas;Mulheres quilombolas;Tese - Universidade Federal da Bahia;Universidade Federal da Bahia - Tese;Federal University of Bahia - Thesis;Thesis - Federal University of Bahia;Quilombola Women;Black Quilombola Women;Black Women;Critical Decolonial Ethnoresearch;Multireferentiality;Ethnomethodology;Coloniality;Decolonization;Student Affiliation;Black People;University Decolonization;Portuguese Universities - Curricula;African Youth;Indigenous Youth;University Curricula - Colonialism;Quilombolas;Young Quilombolas;Jóvenes Quilombolas;Quilombolas;Planes Universitarios - Colonialismo;Jóvenes Indígenas;Jóvenes Africanos;Universidades Portuguesas - Plan de Estudios;Descolonización Universitaria;Personas Negras;Afiliación Estudiantil;Descolonización;Colonialidad;Etnometodología;Multirreferencialidad;Etnoinvestigación Decolonial Crítica;Mujeres Negras;Mujeres Negras Quilombolas;Mujeres Quilombolas;Tesis - Universidad Federal de Bahía;Universidad Federal de Bahía - Tesis
Issue Date: 2024
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Citation: BRITO, Larisse Miranda de. Afiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. 2024. 368f. Doutorado (Tese em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Assentado nas epistemologias do sul, na decolonialidade, multirreferencialidade e na etnometodologia, esse estudo aborda a relação com o saber (re) produzido em universidades, desde uma perspectiva de(s)colonial, através de atos de currículo e seus etnométodos elaborados por jovens indígenas, quilombolas, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. Constitui-se como uma etnopesquisa crítica de-s-colonial e lança mão de autoetnobiografias narradas a partir de com-versações acerca histórias de vida com foco nas itinerâncias educacionais dos sujeitos envolvidos com a investigação. A partir do método contrastivo, como dispositivo eficaz para transigularizar histórias singulares, descortina o colonialismo persistente nos currículos universitários e aponta para horizontes de-s-coloniais, construídos através de atos de currículos elaborados por estudantes implicados com seus pertencimentos identitários que através de ações práticas cotidianas constroem perspectivas descolonizantes para os processos formativos no ambiente universitário. Reconhece o impacto do colonialismo português na história da universidade brasileira e descortina os avanços e desafios contemporâneos experienciados por jovens africanos e brasileiros no diálogo institucional e na relação com o saber desenvolvida em universidades brasileiras e portuguesas, ao mesmo tempo em que identifica as transformações e intercâmbios produzidos pelo encontro intercrítico e generativo dessas experiencialidades. Seus resultados apontam para os enfrentamentos produzidos por esses jovens que através de atos de currículo sinalizam para a elaboração de processos educativos assentados em seus pertencimentos e orientados para uma pedagogia que reconhece a história dos povos su-l-balternizados como bússolas para uma prática educacional fundamentada na promoção da justiça cognitiva para a realização da de-s-colonização unversitária.
Abstract: Based on Southern epistemologies, decoloniality, multi-referentiality and ethnomethodology, this study addresses the relationship with knowledge (re)produced in universities, from a de(s)colonial perspective, through curriculum acts and their ethnomethods created by young indigenous people , quilombolas, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal. It constitutes a critical de-colonial ethnoresearch and makes use of autoethnobiographies narrated from conversations about life stories with a focus on the educational itinerancy of the subjects involved with the investigation. Using the contrastive method, as an effective device to transiregularize singular histories, it reveals the persistent colonialism in university curricula and points to de-s-colonial horizons, constructed through acts of curricula prepared by students involved with their identity belongings who, through practical actions, everyday activities build decolonizing perspectives for training processes in the university environment. Recognizes the impact of Portuguese colonialism on the history of Brazilian universities and reveals the contemporary advances and challenges experienced by young Africans and Brazilians in institutional dialogue and the relationship with knowledge developed in Brazilian and Portuguese universities, while identifying transformations and exchanges produced by the intercritical and generative encounter of these experientialities. Its results point to the confrontations produced by these young people who, through curriculum acts, signal the elaboration of educational processes based on their belongings and oriented towards a pedagogy that recognizes the history of southern peoples as compasses for a grounded educational practice. in promoting cognitive justice to achieve university de-colonization.
???metadata.dc.description.resumen???: A partir de las epistemologias del sur, descolonialidad, multirreferencialidad y etnometodología, este estudio aborda la relación con los conocimientos (re)producidos en las universidades, desde una perspectiva de(s)colonial, a través de actos curriculares y sus etnométodos creados por jóvenes indígenas, quilombolas, negros e (hijos de) trabajadores en Brasil y Portugal. Constituye una etnoinvestigación decolonial crítica y hace uso de autoetnobiografías narradas a partir de conversaciones sobre historias de vida con foco en la itinerancia educativa de los sujetos involucrados en la investigación. Utilizando el método contrastivo, como dispositivo eficaz para transirregularizar historias singulares, revela el colonialismo persistente en los currículos universitarios y apunta a horizontes de-s-coloniales, construidos a través de actos de currículo preparados por estudiantes involucrados con sus pertenencias identitarias que, a través de acciones prácticas, las actividades cotidianas construyen perspectivas descolonizadoras de los procesos de formación en el ámbito universitario. Reconoce el impacto del colonialismo portugués en la historia de las universidades brasilenas y revela los avances y desafios contemporâneos experimentados por jóvenes africanos y brasilenos en el diálogo institucional y la relación con el conocimiento desarrollado en las universidades brasilenas y portuguesas, al tiempo que identifica transformaciones e intercambios producidos por las relaciones intercríticas y encuentro generativo de estas experiencialidades. Sus resultados apuntan a los enfrentamientos producidos por estos jóvenes que, a través de actos curriculares, senalan la elaboración de procesos educativos a partir de sus pertenencias y orientados hacia una pedagogía que reconoce la historia de los pueblos del sur como brújulas para una práctica educativa fundamentada en la promoción cognitiva. justicia para lograr la descolonización universitaria.
Keywords: Jovens quilombolas
Quilombolas
Currículos universitários - colonialismo
Jovens indígenas
Jovens africanos
Universidades portuguesas - currículos
Descolonização universitária
Negros
Afiliação estudantil
Descolonização
Colonialidade
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Etnopesquisa crítica decolonial
Mulheres negras
Mulheres negras quilombolas
Mulheres quilombolas
Tese - Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia - Tese
Federal University of Bahia - Thesis
Thesis - Federal University of Bahia
Quilombola Women
Black Quilombola Women
Black Women
Critical Decolonial Ethnoresearch
Multireferentiality
Ethnomethodology
Coloniality
Decolonization
Student Affiliation
Black People
University Decolonization
Portuguese Universities - Curricula
African Youth
Indigenous Youth
University Curricula - Colonialism
Quilombolas
Young Quilombolas
Jóvenes Quilombolas
Quilombolas
Planes Universitarios - Colonialismo
Jóvenes Indígenas
Jóvenes Africanos
Universidades Portuguesas - Plan de Estudios
Descolonización Universitaria
Personas Negras
Afiliación Estudiantil
Descolonización
Colonialidad
Etnometodología
Multirreferencialidad
Etnoinvestigación Decolonial Crítica
Mujeres Negras
Mujeres Negras Quilombolas
Mujeres Quilombolas
Tesis - Universidad Federal de Bahía
Universidad Federal de Bahía - Tesis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42762
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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