Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7029121264061416pt_BR
dc.contributor.advisor1MACEDO, Roberto Sidnei Alves.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO, R. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PACHECO , Jose Augusto de Brito-
dc.contributor.advisor-co1IDPACHECO, J. A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587350351903765pt_BR
dc.contributor.referee1JESUS, a de Cassia Dias Pereira de.-
dc.contributor.referee1IDJESUS, R. C. D. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676057096135939pt_BR
dc.contributor.referee2GUERRA, Denise Moura de Jesus.-
dc.contributor.referee2IDGUERRA, D. M. J.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282662654423113pt_BR
dc.contributor.referee3TAVARES, Fernando Jorge Pina.-
dc.contributor.referee3IDTAVARES, F. J. P.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468875365359134pt_BR
dc.contributor.referee4REIS, Mírian Sumica Carneiro-
dc.contributor.referee4IDREIS, M. S. Cpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0076991033733054pt_BR
dc.contributor.referee5MACEDO, Silvia Michele Lopes.-
dc.contributor.referee5IDMACEDO, S. M. L.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071949413249360pt_BR
dc.description.resumoAssentado nas epistemologias do sul, na decolonialidade, multirreferencialidade e na etnometodologia, esse estudo aborda a relação com o saber (re) produzido em universidades, desde uma perspectiva de(s)colonial, através de atos de currículo e seus etnométodos elaborados por jovens indígenas, quilombolas, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. Constitui-se como uma etnopesquisa crítica de-s-colonial e lança mão de autoetnobiografias narradas a partir de com-versações acerca histórias de vida com foco nas itinerâncias educacionais dos sujeitos envolvidos com a investigação. A partir do método contrastivo, como dispositivo eficaz para transigularizar histórias singulares, descortina o colonialismo persistente nos currículos universitários e aponta para horizontes de-s-coloniais, construídos através de atos de currículos elaborados por estudantes implicados com seus pertencimentos identitários que através de ações práticas cotidianas constroem perspectivas descolonizantes para os processos formativos no ambiente universitário. Reconhece o impacto do colonialismo português na história da universidade brasileira e descortina os avanços e desafios contemporâneos experienciados por jovens africanos e brasileiros no diálogo institucional e na relação com o saber desenvolvida em universidades brasileiras e portuguesas, ao mesmo tempo em que identifica as transformações e intercâmbios produzidos pelo encontro intercrítico e generativo dessas experiencialidades. Seus resultados apontam para os enfrentamentos produzidos por esses jovens que através de atos de currículo sinalizam para a elaboração de processos educativos assentados em seus pertencimentos e orientados para uma pedagogia que reconhece a história dos povos su-l-balternizados como bússolas para uma prática educacional fundamentada na promoção da justiça cognitiva para a realização da de-s-colonização unversitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/DOUTORADOpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAfiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractBased on Southern epistemologies, decoloniality, multi-referentiality and ethnomethodology, this study addresses the relationship with knowledge (re)produced in universities, from a de(s)colonial perspective, through curriculum acts and their ethnomethods created by young indigenous people , quilombolas, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal. It constitutes a critical de-colonial ethnoresearch and makes use of autoethnobiographies narrated from conversations about life stories with a focus on the educational itinerancy of the subjects involved with the investigation. Using the contrastive method, as an effective device to transiregularize singular histories, it reveals the persistent colonialism in university curricula and points to de-s-colonial horizons, constructed through acts of curricula prepared by students involved with their identity belongings who, through practical actions, everyday activities build decolonizing perspectives for training processes in the university environment. Recognizes the impact of Portuguese colonialism on the history of Brazilian universities and reveals the contemporary advances and challenges experienced by young Africans and Brazilians in institutional dialogue and the relationship with knowledge developed in Brazilian and Portuguese universities, while identifying transformations and exchanges produced by the intercritical and generative encounter of these experientialities. Its results point to the confrontations produced by these young people who, through curriculum acts, signal the elaboration of educational processes based on their belongings and oriented towards a pedagogy that recognizes the history of southern peoples as compasses for a grounded educational practice. in promoting cognitive justice to achieve university de-colonization.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42762-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:10:17Z-
dc.date.available2025-08-13-
dc.date.available2025-08-13T13:10:17Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectJovens quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectCurrículos universitários - colonialismopt_BR
dc.subjectJovens indígenaspt_BR
dc.subjectJovens africanospt_BR
dc.subjectUniversidades portuguesas - currículospt_BR
dc.subjectDescolonização universitáriapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectAfiliação estudantilpt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEtnometodologiapt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectEtnopesquisa crítica decolonialpt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres negras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Tesept_BR
dc.subjectFederal University of Bahia - Thesispt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Bahiapt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectBlack Quilombola Womenpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectCritical Decolonial Ethnoresearchpt_BR
dc.subjectMultireferentialitypt_BR
dc.subjectEthnomethodologypt_BR
dc.subjectColonialitypt_BR
dc.subjectDecolonizationpt_BR
dc.subjectStudent Affiliationpt_BR
dc.subjectBlack Peoplept_BR
dc.subjectUniversity Decolonizationpt_BR
dc.subjectPortuguese Universities - Curriculapt_BR
dc.subjectAfrican Youthpt_BR
dc.subjectIndigenous Youthpt_BR
dc.subjectUniversity Curricula - Colonialismpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectYoung Quilombolaspt_BR
dc.subjectJóvenes Quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectPlanes Universitarios - Colonialismopt_BR
dc.subjectJóvenes Indígenaspt_BR
dc.subjectJóvenes Africanospt_BR
dc.subjectUniversidades Portuguesas - Plan de Estudiospt_BR
dc.subjectDescolonización Universitariapt_BR
dc.subjectPersonas Negraspt_BR
dc.subjectAfiliación Estudiantilpt_BR
dc.subjectDescolonizaciónpt_BR
dc.subjectColonialidadpt_BR
dc.subjectEtnometodologíapt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadpt_BR
dc.subjectEtnoinvestigación Decolonial Críticapt_BR
dc.subjectMujeres Negraspt_BR
dc.subjectMujeres Negras Quilombolaspt_BR
dc.subjectMujeres Quilombolaspt_BR
dc.subjectTesis - Universidad Federal de Bahíapt_BR
dc.subjectUniversidad Federal de Bahía - Tesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Larisse Miranda de.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfiliación estudiantil, actos curriculares/ actos institucionales y descolonización: Autoetnobiografías tejidas por jóvenes indígenas, quilombolas, africanos, negros e (hijos de) trabajadores en Brasil y Portugal.pt_BR
dc.title.alternativeStudent affiliation, curriculum acts/ institutional acts and de-s-colonization: Autoethnobiographies woven by young indigenous people, quilombolas, Africans, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39423-
dc.identifier.citationBRITO, Larisse Miranda de. Afiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. 2024. 368f. Doutorado (Tese em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenA partir de las epistemologias del sur, descolonialidad, multirreferencialidad y etnometodología, este estudio aborda la relación con los conocimientos (re)producidos en las universidades, desde una perspectiva de(s)colonial, a través de actos curriculares y sus etnométodos creados por jóvenes indígenas, quilombolas, negros e (hijos de) trabajadores en Brasil y Portugal. Constituye una etnoinvestigación decolonial crítica y hace uso de autoetnobiografías narradas a partir de conversaciones sobre historias de vida con foco en la itinerancia educativa de los sujetos involucrados en la investigación. Utilizando el método contrastivo, como dispositivo eficaz para transirregularizar historias singulares, revela el colonialismo persistente en los currículos universitarios y apunta a horizontes de-s-coloniales, construidos a través de actos de currículo preparados por estudiantes involucrados con sus pertenencias identitarias que, a través de acciones prácticas, las actividades cotidianas construyen perspectivas descolonizadoras de los procesos de formación en el ámbito universitario. Reconoce el impacto del colonialismo portugués en la historia de las universidades brasilenas y revela los avances y desafios contemporâneos experimentados por jóvenes africanos y brasilenos en el diálogo institucional y la relación con el conocimiento desarrollado en las universidades brasilenas y portuguesas, al tiempo que identifica transformaciones e intercambios producidos por las relaciones intercríticas y encuentro generativo de estas experiencialidades. Sus resultados apuntan a los enfrentamientos producidos por estos jóvenes que, a través de actos curriculares, senalan la elaboración de procesos educativos a partir de sus pertenencias y orientados hacia una pedagogía que reconoce la historia de los pueblos del sur como brújulas para una práctica educativa fundamentada en la promoción cognitiva. justicia para lograr la descolonización universitaria.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSE MIRANDA DE BRITO - TESE NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024 (1).pdf Larisse Miranda de Brito - Tese Nordeste UFBA 3 PPG Educação 202418.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.