Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, W. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7371937080737097 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7754-8128 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5162649800057919 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RÉGIS, Kátia Evangelista. | - |
dc.contributor.referee1ID | RÉGIS, K. E. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070006731217251 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NASCIMENTO, Ilma Vieira do. | - |
dc.contributor.referee2ID | NASCIMENTO, I. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656084853145099 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | BIANCHINI, Ângelo Rodrigo. | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8705-281X | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543855549540163 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa saberes de professoras AfroUniversitárias como possibilidades de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas, em particular, no Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Faz parte da pesquisa <Professoras Afrodescendentes no Magistério: vozes epistêmicas, ampliando suas análises em torno dos conceitos afrodescendência e Afrocentricidade. Tem base epistêmica nos referenciais de intersubjectivação de José Castiano (2010), problematizando como os saberes de professoras AfroUniversitárias, do referido curso, contribuem na produção de práticas educativas afrocentradas, a partir de questões como: Quem são as professoras afrodescendentes deste Curso? Quais os saberes dessas professoras afrodescendentes? De onde esses saberes são provenientes? Qual a sua localização? Quais as contribuições desses saberes na produção de práticas educativas afrocentradas? Destaca a necessidade de ampliar a produção de conhecimento sobre afrodescendência, afrocentricidade e saberes afrocentrados, sobretudo na área da educação. Os resultados identificam os saberes de resistência, de identidade, de militância e de dororidade, como potencializadores dos saberes afrocentrados construídos pelas professoras AfroUniversitárias, durante suas trajetórias de vida (sobretudo educacional e docente). Além disso, constata as suas contribuições na criação de condições e possibilidades de produção de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas no exercício da docência na educação superior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Saberes de professoras AfroUniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.description.abstract | This research analyzes the knowledge of AfroUniversity teachers as possibilities for intersubjective Afrocentered educational practices, in particular, in the Licentiate Course in African and Afro-Brazilian Studies (LIESAFRO), at the Federal University of Maranhão (UFMA). It is part of the research <Afro-descendant teachers in the Teaching: epistemic voices, expanding their analyzes around the concepts of Afrodescendancy and Afrocentricity. It is based on the epistemic references of José Castiano's (2010) intersubjectivation, problematizing how the knowledge of Afro- University teachers in the aforementioned course contribute to the production of Afrocentered educational practices, based on questions such as: Who are the Afrodescendant teachers in this Course? What is the knowledge of these Afro-descendant teachers? Where does this knowledge come from? What's your location? What are the contributions of this knowledge in the production of Afro-centered educational practices? It highlights the need to expand the production of knowledge about Afrodescendancy, Afrocentricity and Afro-centered knowledge, especially in the field of education. The results identify the knowledge of resistance, identity, militancy and pain, as potentializers of the Afro-centered knowledge built by the AfroUniversity professors, during their life trajectories (especially educational and teaching). In addition, it notes their contributions in creating conditions and possibilities for the production of intersubjective Afro-centered educational practices in the teaching practice of higher education. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T22:47:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-12 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T22:47:11Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Professoras afrouniversitárias | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
dc.subject | LIESAFRO - UFMA | pt_BR |
dc.subject | Dissertação - Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Maranhão - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa afrocentrada | pt_BR |
dc.subject | Dororidade | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Afrodecendência | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject | Saberes afrocentrados | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Estudos Africanos e Afrobasileiros - LIESAFRO - UFMA | pt_BR |
dc.subject | Mulheres afrodescendentes | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Afro-University Professors | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Intersubjectivity | pt_BR |
dc.subject | Dissertation - Federal University of Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Maranhão - Dissertation | pt_BR |
dc.subject | Afrocentric Educational Practice | pt_BR |
dc.subject | Dorority | pt_BR |
dc.subject | Black Women | pt_BR |
dc.subject | Afro-Descent | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricity | pt_BR |
dc.subject | Afrocentric Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Bachelor's Degree in African and Afro-Brazilian Studies - LIESAFRO - UFMA | pt_BR |
dc.subject | Afro-Descendant Women | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Women | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Walquíria Costa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge of Afro-University teachers at LIESAFRO: memories of intersubjective Afro-centered educational practices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.relation | LIESAFRO/UFMA | pt_BR |
dc.relation | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4858 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Walquíria Costa. Saberes de professoras AfroUniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas. 2023. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2023. disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WALQUIRIA COSTA PEREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdf | Walquíria Costa Pereira. - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 2023 | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.