Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, W. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7371937080737097pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7754-8128pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919pt_BR
dc.contributor.referee1RÉGIS, Kátia Evangelista.-
dc.contributor.referee1IDRÉGIS, K. E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070006731217251pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Ilma Vieira do.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, I. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099pt_BR
dc.contributor.referee3BIANCHINI, Ângelo Rodrigo.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8705-281Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa saberes de professoras AfroUniversitárias como possibilidades de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas, em particular, no Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Faz parte da pesquisa <Professoras Afrodescendentes no Magistério: vozes epistêmicas, ampliando suas análises em torno dos conceitos afrodescendência e Afrocentricidade. Tem base epistêmica nos referenciais de intersubjectivação de José Castiano (2010), problematizando como os saberes de professoras AfroUniversitárias, do referido curso, contribuem na produção de práticas educativas afrocentradas, a partir de questões como: Quem são as professoras afrodescendentes deste Curso? Quais os saberes dessas professoras afrodescendentes? De onde esses saberes são provenientes? Qual a sua localização? Quais as contribuições desses saberes na produção de práticas educativas afrocentradas? Destaca a necessidade de ampliar a produção de conhecimento sobre afrodescendência, afrocentricidade e saberes afrocentrados, sobretudo na área da educação. Os resultados identificam os saberes de resistência, de identidade, de militância e de dororidade, como potencializadores dos saberes afrocentrados construídos pelas professoras AfroUniversitárias, durante suas trajetórias de vida (sobretudo educacional e docente). Além disso, constata as suas contribuições na criação de condições e possibilidades de produção de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas no exercício da docência na educação superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSaberes de professoras AfroUniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThis research analyzes the knowledge of AfroUniversity teachers as possibilities for intersubjective Afrocentered educational practices, in particular, in the Licentiate Course in African and Afro-Brazilian Studies (LIESAFRO), at the Federal University of Maranhão (UFMA). It is part of the research <Afro-descendant teachers in the Teaching: epistemic voices, expanding their analyzes around the concepts of Afrodescendancy and Afrocentricity. It is based on the epistemic references of José Castiano's (2010) intersubjectivation, problematizing how the knowledge of Afro- University teachers in the aforementioned course contribute to the production of Afrocentered educational practices, based on questions such as: Who are the Afrodescendant teachers in this Course? What is the knowledge of these Afro-descendant teachers? Where does this knowledge come from? What's your location? What are the contributions of this knowledge in the production of Afro-centered educational practices? It highlights the need to expand the production of knowledge about Afrodescendancy, Afrocentricity and Afro-centered knowledge, especially in the field of education. The results identify the knowledge of resistance, identity, militancy and pain, as potentializers of the Afro-centered knowledge built by the AfroUniversity professors, during their life trajectories (especially educational and teaching). In addition, it notes their contributions in creating conditions and possibilities for the production of intersubjective Afro-centered educational practices in the teaching practice of higher education.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760-
dc.date.accessioned2025-08-12T22:47:11Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T22:47:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProfessoras afrouniversitáriaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectLIESAFRO - UFMApt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectPrática educativa afrocentradapt_BR
dc.subjectDororidadept_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectAfrodecendênciapt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectSaberes afrocentradospt_BR
dc.subjectLicenciatura em Estudos Africanos e Afrobasileiros - LIESAFRO - UFMApt_BR
dc.subjectMulheres afrodescendentespt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAfro-University Professorspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectIntersubjectivitypt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Maranhãopt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.subjectAfrocentric Educational Practicept_BR
dc.subjectDororitypt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectAfro-Descentpt_BR
dc.subjectAfrocentricitypt_BR
dc.subjectAfrocentric Knowledgept_BR
dc.subjectBachelor's Degree in African and Afro-Brazilian Studies - LIESAFRO - UFMApt_BR
dc.subjectAfro-Descendant Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Walquíria Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of Afro-University teachers at LIESAFRO: memories of intersubjective Afro-centered educational practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationLIESAFRO/UFMApt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4858-
dc.identifier.citationPEREIRA, Walquíria Costa. Saberes de professoras AfroUniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas. 2023. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2023. disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42760pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALQUIRIA COSTA PEREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfWalquíria Costa Pereira. - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20231.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.