Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42751
Title: O fortalecimento da identidade quilombola a partir do livro literário em uma turma multisseriada: um estudo de caso na E. M. Educador Paulo Freire, no Quilombo Cruz da Menina-PB.
Other Titles: Strengthening quilombola identity through literary books in a multi-grade class: a case study at E. M. Educador Paulo Freire, in Quilombo Cruz da Menina-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Liliane Santos da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Nilvania dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR., Maria Fernanda dos Santos.
Keywords: Identidade quilombola;Quilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PB;Dona Inês - PB - Comunidade Quilombola Cruz da Menina;Comunidade Quilombola Cruz da Menina - Dona Inês - PB;Lei 10.639/2003;Turma multisseriada;Escola Municipal Educador Paulo Freire - Dona Inês - PB;Estudo de caso;Quilombolas;Educação escolar quilombola;Educação quilombola;Literatura e educação quilombola;Livros paradidáticos;Escolas quilombolas;Dissertação - Universidade Federal da Paraíba;Universidade Federal da Paraíba - Dissertação;Federal University of Paraíba - Dissertation;Dissertation - Federal University of Paraíba;Quilombola Schools;Supplementary Books;Quilombola Literature and Education;Quilombola Education;Quilombola School Education;Quilombolas;Case Study;Educador Paulo Freire Municipal School - Dona Inês - PB;Multigrade Class;Law 10.639/2003;Cruz da Menina Quilombola Community - Dona Inês - PB;Dona Inês - PB - Cruz da Menina Quilombola Community;Quilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PB;Quilombola Identity
Issue Date: 2020
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
Citation: SILVA, Maria Liliane Santos da. O fortalecimento da identidade quilombola a partir do livro literário em uma turma multisseriada: um estudo de caso na E. M. Educador Paulo Freire, no Quilombo Cruz da Menina-PB. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Nosso estudo se insere na perspectiva do trabalho com os livros paradidáticos e escolas quilombolas de modo a favorecer a adoção de valores fundamentados em princípios de identidade quilombola. Trazemos como lócus da pesquisa, a Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada na Comunidade quilombola, Cruz da Menina, zona rural do município de Dona Inês- PB. Buscou-se analisar como a professora trabalha com os livros paradidáticos na escola para o fortalecimento da identidade quilombola. Sobretudo, nossa pesquisa coaduna com o que propõe a Lei no 10.639/2003, pela garantia do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Nossos estudos fundamentados em Cavalleiro (2003, 2005); Gomes (2006, 2010); Zilberman (2003); Zilberman; Lajolo (2005) e Coelho (2000, 2010). Nessa direção, nossa pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso único, para isso nos apoiamos em Robert Yin (2015) ao fazermos o estudo de uma unidade específica dentro de um determinado contexto. Utilizamos para coleta e construção de dados, a análise documental dos livros paradidáticos listados pela professora da referida escola como os mais utilizados para trabalhar a identidade quilombola em sua turma multisseriada de 2o ao 5o ano. Esses livros são respectivamente: <As panquecas de Mama Panya” 3 Coleção Cantos do Mundo, de Mary e Rich Chamberlin; <Canção dos Povos Africanos= de Fernando Paixão; <Crianças: Olhar a África e ver o Brasil=, de Pierre Verger e <Meu avô africano= de Carmem Lúcia Campos. Do mesmo modo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela turma, nos fundamentamos em Bauer e Gaskell (2015). Utilizamos para análise de conteúdo Bardin (2011), Minayo (2016). Neste contexto, compreendemos a importância do trabalho a partir dos livros paradidáticos de temática étnico-racial para o enfrentamento do racismo, no entanto, faz-se necessário o olhar atento do professor (a) na seleção e tratamento didático dessas obras, não correndo o risco de perpassar uma ideologia ainda racista.
Abstract: Our study is part of the perspective of working with paradidactic books and quilombola schools in order to favor the adoption of values based on quilombola identity principles. We bring as locus of the research, the Municipal School Educator Paulo Freire, located in community of quilombola, Cruz da Menina, rural area of the municipality of Dona Inês- PB. We sought to analyze how the teacher works with the paradidactic books in the school to strengthen the quilombola identity. Above all, our research is consistent with what proposes Law No. 10,639/2003, for the guarantee of the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture. We are based on the studies of Cavalleiro (2003, 2005); Gomes (2006, 2010); Zilberman (2003); Zilberman; Lajolo (2005) and Coelho (2000, 2010). In this direction, our research is qualitative of the single case study type, for this we rely on Robert Yin (2015) when we study a specific unit within a given context. We used for data collection and construction, the documentary analysis of the paradidactic books listed by the teacher of the said school as the most used to work the quilombola identity in his multiserial class from 2nd to 5th grade. These books are respectively: "Mama Panya's Pancakes" 3 Songs of the World Collection by Mary and Rich Chamberlin; "Song of the African Peoples" by Fernando Paixão; "Children: Look at Africa and see Brazil", by Pierre Verger and "My African grandfather" by Carmen Lúcia Campos. Similarly, a semi-structured interview was conducted with the teacher in charge of the class, based on Bauer and Gaskell (2015). We used content analysis Bardin (2011), Minayo (2016). In this context, we understand the importance of work from the paradidactic books of ethnic-racial themes to confront racism, however, it is necessary to look closely at the teacher (a) in the selection and didactic treatment of these works, not running the risk of passing through a still racist ideology.
Keywords: Identidade quilombola
Quilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PB
Dona Inês - PB - Comunidade Quilombola Cruz da Menina
Comunidade Quilombola Cruz da Menina - Dona Inês - PB
Lei 10.639/2003
Turma multisseriada
Escola Municipal Educador Paulo Freire - Dona Inês - PB
Estudo de caso
Quilombolas
Educação escolar quilombola
Educação quilombola
Literatura e educação quilombola
Livros paradidáticos
Escolas quilombolas
Dissertação - Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba - Dissertação
Federal University of Paraíba - Dissertation
Dissertation - Federal University of Paraíba
Quilombola Schools
Supplementary Books
Quilombola Literature and Education
Quilombola Education
Quilombola School Education
Quilombolas
Case Study
Educador Paulo Freire Municipal School - Dona Inês - PB
Multigrade Class
Law 10.639/2003
Cruz da Menina Quilombola Community - Dona Inês - PB
Dona Inês - PB - Cruz da Menina Quilombola Community
Quilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PB
Quilombola Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42751
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LILIANE SANTOS DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPB 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfMaria Liliane Santos da Silva - dissertação Nordeste UFPB 3 PPG Educação 20202.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.