Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9992246172395116pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Nilvania dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0611-8336pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259047744522889pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6621-1861pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240637144545401pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR., Maria Fernanda dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1140-3246pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.resumoNosso estudo se insere na perspectiva do trabalho com os livros paradidáticos e escolas quilombolas de modo a favorecer a adoção de valores fundamentados em princípios de identidade quilombola. Trazemos como lócus da pesquisa, a Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada na Comunidade quilombola, Cruz da Menina, zona rural do município de Dona Inês- PB. Buscou-se analisar como a professora trabalha com os livros paradidáticos na escola para o fortalecimento da identidade quilombola. Sobretudo, nossa pesquisa coaduna com o que propõe a Lei no 10.639/2003, pela garantia do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Nossos estudos fundamentados em Cavalleiro (2003, 2005); Gomes (2006, 2010); Zilberman (2003); Zilberman; Lajolo (2005) e Coelho (2000, 2010). Nessa direção, nossa pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso único, para isso nos apoiamos em Robert Yin (2015) ao fazermos o estudo de uma unidade específica dentro de um determinado contexto. Utilizamos para coleta e construção de dados, a análise documental dos livros paradidáticos listados pela professora da referida escola como os mais utilizados para trabalhar a identidade quilombola em sua turma multisseriada de 2o ao 5o ano. Esses livros são respectivamente: <As panquecas de Mama Panya” 3 Coleção Cantos do Mundo, de Mary e Rich Chamberlin; <Canção dos Povos Africanos= de Fernando Paixão; <Crianças: Olhar a África e ver o Brasil=, de Pierre Verger e <Meu avô africano= de Carmem Lúcia Campos. Do mesmo modo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela turma, nos fundamentamos em Bauer e Gaskell (2015). Utilizamos para análise de conteúdo Bardin (2011), Minayo (2016). Neste contexto, compreendemos a importância do trabalho a partir dos livros paradidáticos de temática étnico-racial para o enfrentamento do racismo, no entanto, faz-se necessário o olhar atento do professor (a) na seleção e tratamento didático dessas obras, não correndo o risco de perpassar uma ideologia ainda racista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- PPGEpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO fortalecimento da identidade quilombola a partir do livro literário em uma turma multisseriada: um estudo de caso na E. M. Educador Paulo Freire, no Quilombo Cruz da Menina-PB.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractOur study is part of the perspective of working with paradidactic books and quilombola schools in order to favor the adoption of values based on quilombola identity principles. We bring as locus of the research, the Municipal School Educator Paulo Freire, located in community of quilombola, Cruz da Menina, rural area of the municipality of Dona Inês- PB. We sought to analyze how the teacher works with the paradidactic books in the school to strengthen the quilombola identity. Above all, our research is consistent with what proposes Law No. 10,639/2003, for the guarantee of the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture. We are based on the studies of Cavalleiro (2003, 2005); Gomes (2006, 2010); Zilberman (2003); Zilberman; Lajolo (2005) and Coelho (2000, 2010). In this direction, our research is qualitative of the single case study type, for this we rely on Robert Yin (2015) when we study a specific unit within a given context. We used for data collection and construction, the documentary analysis of the paradidactic books listed by the teacher of the said school as the most used to work the quilombola identity in his multiserial class from 2nd to 5th grade. These books are respectively: "Mama Panya's Pancakes" 3 Songs of the World Collection by Mary and Rich Chamberlin; "Song of the African Peoples" by Fernando Paixão; "Children: Look at Africa and see Brazil", by Pierre Verger and "My African grandfather" by Carmen Lúcia Campos. Similarly, a semi-structured interview was conducted with the teacher in charge of the class, based on Bauer and Gaskell (2015). We used content analysis Bardin (2011), Minayo (2016). In this context, we understand the importance of work from the paradidactic books of ethnic-racial themes to confront racism, however, it is necessary to look closely at the teacher (a) in the selection and didactic treatment of these works, not running the risk of passing through a still racist ideology.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42751-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:56:02Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T18:56:02Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectDona Inês - PB - Comunidade Quilombola Cruz da Meninapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Cruz da Menina - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectTurma multisseriadapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Educador Paulo Freire - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectLiteratura e educação quilombolapt_BR
dc.subjectLivros paradidáticospt_BR
dc.subjectEscolas quilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectFederal University of Paraíba - Dissertationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Paraíbapt_BR
dc.subjectQuilombola Schoolspt_BR
dc.subjectSupplementary Bookspt_BR
dc.subjectQuilombola Literature and Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectCase Studypt_BR
dc.subjectEducador Paulo Freire Municipal School - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectMultigrade Classpt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectCruz da Menina Quilombola Community - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectDona Inês - PB - Cruz da Menina Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectQuilombo Cruz da Menina - Dona Inês - PBpt_BR
dc.subjectQuilombola Identitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Liliane Santos da.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrengthening quilombola identity through literary books in a multi-grade class: a case study at E. M. Educador Paulo Freire, in Quilombo Cruz da Menina-PB.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20991-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Liliane Santos da. O fortalecimento da identidade quilombola a partir do livro literário em uma turma multisseriada: um estudo de caso na E. M. Educador Paulo Freire, no Quilombo Cruz da Menina-PB. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB - Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LILIANE SANTOS DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPB 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfMaria Liliane Santos da Silva - dissertação Nordeste UFPB 3 PPG Educação 20202.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.