Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9821-268Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609163207351583pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Ilane Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1783-9879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082961004575723pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Carlos Benedito Rodrigues da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, C. B. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA NETO, Avelino Aldo de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4810-8742pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231870235953025pt_BR
dc.contributor.referee3HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1536-7986pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211pt_BR
dc.contributor.referee4SILVA , Iraneide Soares da.-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6136-0817pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8858066888235168pt_BR
dc.contributor.referee5ARAÚJO, Carlos Eduardo de Araújo-
dc.contributor.referee5IDARAÙJO, C. E. A.pt_BR
dc.description.resumoA promulgação das leis federais no. 10.639/03 e no 11.645/08 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9.394/1996, determinando a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação ofertada pelas redes pública e privada. Na tentativa de consolidá-las, o Ministério da Educação (MEC) estimulou a organização de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas que acompanhassem, ampliassem e promovessem a educação para as relações étnico-raciais (ERER) e as políticas públicas de ações afirmativas em instituições de Ensino Superior, incluindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como potencializadoras da ERER e da formação humana integral. Presumimos essas práticas como ações antirracistas que fortalecem a formação humana integral e nos indagamos: as práticas pedagógicas do NEABI/IFRN são percebidas pela comunidade escolar como ações que valorizam a concepção de formação humana integral? A tese que orientou esta pesquisa é de que as práticas pedagógicas elaboradas por esse Núcleo são indispensáveis para efetivarmos, no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT), a ERER e a formação humana integral pautada nas referências culturais dos sujeitos. Nos fundamentamos nos estudos de Nascimento (2019), Gonzalez (1988), Rufino (2019), Santos, (2020), Fanon (2020), Gomes (2017), Quijano (2005), Munduruku (2012), Gadotti (1998) e Freire (2019) entre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, seguimos o percurso metodológico dispondo das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, realizamos entrevistas com membros do NEABI (docentes, discentes e ativistas de movimentos sociais). Para apreensão dos fatos e discursos, utilizamos a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados observamos, a partir das falas neabianas, a relevância do NEABI como agente mobilizador de práticas pedagógicas antirracistas no contexto institucional, embora a colonialidade, expressada por um segmento da comunidade escolar, interfira negativamente como um padrão de poder que contradiz o posicionamento pedagógico do IFRN. A pesquisa também acende um alerta sobre a dificuldade de alguns professores em abordar o tema étnico-racial por entenderem suas contribuições como dispensáveis, argumentando <falta de familiaridade=, a preocupação em cumprir os conteúdos específicos de suas áreas, delegando a professores negros essa responsabilidade ou realizando ações intermitentes apenas para justificar o atendimento à legislação vigente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PPGEPpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO NEABI IFRN: amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe enactment of Federal Laws 10.639/03 and 11.645/08 modified the Law of Guidelines and Bases of National Education, No 9.394/1996, determining the mandatory teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in the education offered by public and private schools. In an attempt to consolidate them, the Ministry of Education (MEC) encouraged the organization of Centers for Afro-Brazilian and Indigenous Studies to monitor, expand and promote education for ethnic-racial relations (ERER/EERR) and public policies of affirmative action in higher education institutions, including the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT/FNPSTE). The general objective of the research is to analyze the pedagogical practices developed by the Nucleus of Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) as potentializers of ERER/EERR and integral human formation. We assume these practices as anti-racist actions that strengthen integral human formation and ask ourselves: are the pedagogical practices of NEABI/IFRN perceived by the school community as actions that value the conception of integral human formation? The thesis that guided this research is that the pedagogical practices elaborated by this Nucleus are essential for us to carry out, in the scope of professional and technological education (EPT/PTE), the EERR and the integral human formation based on the cultural references of the subjects. We are based on the studies of Nascimento (2019), Gonzalez (1988), Rufino (2019), Santos, (2020), Fanon (2020), Gomes (2017), Quijano (2005), Munduruku (2012), Gadotti (1998) and Freire (2019) among others. The research is characterized as qualitative, we follow the methodological path, making use of bibliographical, documentary and field research, we conduct interviews with members of NEABI (teachers, students and activists of social movements). To apprehend the facts and speeches, we used the Discursive Textual Analysis, of Moraes and Galiazzi (2016). As a result, we observe, from Neabian speeches, the relevance of NEABI as a mobilizing agent of anti-racist pedagogical practices in the institutional context, although coloniality, expressed by a segment of the school community, interferes negatively as a power pattern that contradicts the pedagogical position of the IFRN. The research also raises an alarm about the difficulty some teachers have in addressing the ethnic-racial issue because they see their contributions as dispensable, arguing "lack of familiarity", the concern to comply with the specific content of their areas, delegating this responsibility to black teachers or carrying out intermittent actions just to justify compliance with current legislation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42750-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:29:53Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T18:29:53Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Tesept_BR
dc.subjectTese - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas quilombistaspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectNúcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI-IFRNpt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAnálise textual discursiva - Moraes e Galiazzipt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectDiscursive Textual Analysis - Moraes and Galiazzipt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectIntegral Human Developmentpt_BR
dc.subjectCenter for Afro-Brazilian and Indigenous Studies - NEABI-IFRNpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Pedagogical Practicespt_BR
dc.subjectThesis - Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectFederal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Norte - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Nilton Xavier.-
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNEABI IFRN: Amefricanity and quilombola pedagogical practices for comprehensive human development in professional and technological education.pt_BR
dc.relationhttps://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2653-
dc.identifier.citationBEZERRA, Nilton Xavier. O NEABI IFRN: amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica. 2023. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILTON XAVIER BEZERRA - TESE NORDESTE IFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfNilton Xavier Bezerra -Tese Nordeste IFRN 3 PPG Educação 20233.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.