Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9672-0963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449831487047346pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Eduardo Jorge Lopes da.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5402-8880pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5742801412761879pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Nilvania dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0611-8336pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259047744522889pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA , Ana Cláudia Rodrigues da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, A. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347707272679153pt_BR
dc.contributor.referee3CHAGAS, Waldeci Ferreira.-
dc.contributor.referee3IDCHAGAS, W. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3841117127378117pt_BR
dc.contributor.referee4FARIA, Edite Maria da Silva de.-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9341-076Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5270482460958329pt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira, historicamente marcada por uma perspectiva racista e excludente, contribuiu com a formação discriminatória da composição étnico-racial dos/as estudantes, especialmente, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), segregando suas representações culturais, principalmente, as afrodescendentes. Nesse sentido, elencamos como objeto de estudo da presente tese as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA, que desenvolvem suas atividades docentes em uma escola quilombola, e suas contribuições para uma educação das relações étnico-raciais. Como problemática principal, temos o seguinte questionamento: de que maneira as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA, de uma escola quilombola da rede municipal de João Pessoa, no estado da Paraíba, contribuem para uma educação das relações étnico-raciais, consequentemente, para uma educação antirracista? Para responder a essa pergunta, elencamos como objetivo geral: analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA, de uma escola quilombola da rede pública municipal da cidade de João Pessoa, para uma educação das relações étnico-raciais. E, como objetivos específicos: conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos/as professores/as da EJA, em uma escola quilombola; identificar se os discursos consubstanciados nas práticas pedagógicas desses/as professores/as contribuem para uma educação das relações étnico- raciais; investigar se os discursos presentes nos documentos escolares referentes à EJA estão pautados em uma perspectiva antirracista; e reconhecer as concepções desses/as professores/as acerca da temática das relações étnico-raciais e a relação destas com a sua prática pedagógica, desenvolvida em uma escola quilombola. O alicerce epistemológico da pesquisa se encontra alinhado às perspectivas decolonial e afrocêntrica. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo etnografia da prática escolar, inspirada nas orientações de André (2012). Participaram da pesquisa cinco professores/as da EJA de uma escola quilombola da rede municipal de João Pessoa. Para a geração dos dados, realizamos observação participante, construção de um diário de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise Crítica do Discurso (ACD) faircloughiana. Os resultados indicam que os/as professores/as da EJA entrevistados/as realizam um trabalho que procura interseccionar as questões étnico-raciais aos conteúdos de seus componentes curriculares, com mais segurança e de maneira mais fundamentada, porém, reconhecendo que existem limites pessoais e profissionais que precisam ser superados. Desse modo, concluímos que os/as participantes da pesquisa, ao trabalharem as questões étnico-raciais e quilombola, em sala de aula, contribuem para o fortalecimento do pertencimento étnico-racial dos/as estudantes, reforçando a tese de que esses/as professores/as da EJA da Escola Municipal Quilombola Profa. Antônia do Socorro Silva Machado, considerando os desafios didático-pedagógicos, ao relacionarem os conteúdos de seus componentes curriculares às questões étnico-raciais e quilombola, contribuem para educação das relações étnico-raciais de seus/as estudantes, apresentando um discurso e uma postura epistêmico-metodológica antirracistas, materializados em suas práticas pedagógicas, resultantes do compromisso profissional e pessoal (político, ético e social) construído em suas vivências, no espaço escolar quilombola e na participação em formações ocorridas no chão da escola, tensionando as práticas pedagógicas e o currículo escolar eurocentrados, ainda sedimentados na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DOUTORADOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais numa escola quilombola da rede municipal de João Pessoa, PB: experiências de professores/as da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractBrazilian education was historically characterized by a racist and exclusionary perspective, so that it has contributed to the discriminatory formation of the racial and ethnic composition of students, especially in Youth and Adult Education (YAE), segregating their cultural representations, in particular for black and brown people. With regard to that, this thesis’ study object is the pedagogical practices of YAE teachers, who carry out their activities in a quilombola school, and their contributions to an education concerned with race and ethnic issues. As the main problem, we have the following question: in what way do the pedagogical practices of YAE teachers at a quilombola school in the municipal education network of João Pessoa, in the Brazilian state of Paraíba, contribute to to an education concerned with race and ethnic issues and, consequently, to an anti-racist education? In order to answer this question, our general objective is to analyze how the pedagogical practices of YAE teachers contribute to to an education concerned with race and ethnic issues, in a quilombola school in the municipal education network of João Pessoa. As specific objectives, the study aimed to get to know the pedagogical practices developed by YAE teachers in a quilombola school; to identify whether the discourses embodied in the pedagogical practices of these teachers contribute to to an education concerned with race and ethnic issues; to investigate whether the discourses present in school documents referring to YAE are based on an anti-racist perspective; and to recognize the conceptions of these teachers on the subject of race and ethnic issues and their relationship with their pedagogical practice, developed in a quilombola school. The research’s epistemological foundation is aligned with the decolonial and Afrocentric perspectives. The research is characterized as qualitative, within the school practice ethnography approach, based on André (2012). Five YAE teachers from a quilombola school from the municipal education network of João Pessoa took part in the research. To generate the data, we carried out participant observation, field diary, document analysis and semi-structured interviews. We used Fairclough’s Criticai Discourse Analysis (CDA) to analyze the data. The results indicate that the YAE teachers interviewed do a job that seeks to intersect race and ethnic issues with the content of their curricular components, with more confidence and in a more grounded way, but recognizing that there are personal and professional limits that need to be overcome. Therefore, we conclude that the research participants, when working on race, ethnic and quilombola issues in the classroom contribute to strengthening the race and ethnic belonging of the students, reinforcing the thesis that these YAE teachers from a quilombola school, even with all the setbacks and contradictions, when relating the contents of their curricular components to race, ethnic and quilombola issues, contribute to an education concerned with race and ethnic issues for the students, presenting an anti-racist discourse and epistemic-methodological stance, materialized in their pedagogical practices, resulting from the professional and personal (political, ethical and social) commitment built up by their experiences in the quilombola school space and in their participation in teacher training courses held on the school premises, putting a strain on the Eurocentric school curriculum and didactic-pedagogical attitudes that are still sedimented in the school.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42743-
dc.date.accessioned2025-08-12T14:09:25Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T14:09:25Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEscola quilombola - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba - Tesept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discurso Faircloughianapt_BR
dc.subjectParaíba -quilombolaspt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - escola quilombolapt_BR
dc.subjectEducation on Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectQuilombola School - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Paraíbapt_BR
dc.subjectFederal University of Paraíba - Thesispt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectAfrocentricitypt_BR
dc.subjectAnti-Racist Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectFaircloughian Critical Discourse Analysispt_BR
dc.subjectParaíba - Quilombolaspt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - Quilombola Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA , Ronnie Wesley Sinésio.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices for the education of ethnic-racial relations in a quilombola school in the municipal network of João Pessoa, PB: experiences of teachers of Youth and Adult Education.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29869-
dc.identifier.citationMOURA, Ronnie Wesley Sinésio. Práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais numa escola quilombola da rede municipal de João Pessoa, PB: experiências de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. 2023. 342f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA - TESE NORDESTE UFPB 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfRonnie Wesley Sinésio Moura - Tese Nordeste UFPB 3 PPG Educação 202310.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.