Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Emanoel Luis Roque.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, E. L. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3011122221613108pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Valdélio Santos-
dc.contributor.referee1IDSILVA, V. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511887333084662pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Eduardo David de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6961-7936pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201908900947666pt_BR
dc.contributor.referee3MACEDO, Roberto Sidnei Alves.-
dc.contributor.referee3IDMACEDO, R. S. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado uma pesquisa qualitativa que teve como foco a educação quilombola e se norteou pelos princípios da etnopesquisa crítica. A pesquisa de campo se desenvolveu no quilombo Barreiro Grande, localizado no município de Serra do Ramalho/BA, num processo de interlocução com seus moradores e trazendo a cultura local e os saberes tradicionais para o campo da educação escolar. Deste modo foi possível evidenciar as formas de ensinar e aprender dos quilombolas, ou seja, as pedagogias quilombolas, como elementos primordiais para a construção de um currículo escolar quilombola. Notamos, assim, que a educação escolar precisa ser vista como indissociável da realidade local e deve manter um diálogo com a cultura, a diversidade, a identidade, os conhecimentos, de modo a realizar a tão necessária ligação entre escola e comunidade, respeitando as diferenças e incorporando os saberes produzidos em suas práticas sociais. Assim, entendemos que a construção de um currículo escolar quilombola é possível e precisa incorporar os atos de currículo dos povos e comunidades quilombolas, desenvolvendo etnocurrículos implicados e multirreferenciados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42741-
dc.date.accessioned2025-08-12T12:07:31Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T12:07:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombola - educaçãopt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectPedagogias quilombolaspt_BR
dc.subjectCurrículo - educação quilombolapt_BR
dc.subjectEtnocurrículospt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegros - educaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Barreiro Grande - Serra do Ramalho - BApt_BR
dc.subjectSerra do Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grandept_BR
dc.subjectCurrículo escolar quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola - Educationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Bahiapt_BR
dc.subjectFederal University of Bahia - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Pedagogiespt_BR
dc.subjectCurriculum - Quilombola Educationpt_BR
dc.subjectEthnocurriculapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Culturept_BR
dc.subjectBlack People - Educationpt_BR
dc.subjectQuilombo Barreiro Grande - Serra do Ramalho - BApt_BR
dc.subjectSerra do Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grandept_BR
dc.subjectQuilombola School Curriculumpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectEducación escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educaciónpt_BR
dc.subjectDisertación - Universidad Federal de Bahíapt_BR
dc.subjectUniversidad Federal de Bahía - Disertaciónpt_BR
dc.subjectPedagogías quilombolaspt_BR
dc.subjectPlan de estudios - Educación Quilombolapt_BR
dc.subjectEtnocurriculapt_BR
dc.subjectCultura afrobrasileñapt_BR
dc.subjectNegros - Educaciónpt_BR
dc.subjectQuilombo Barreiro Grande - Sierra del Ramalho - BApt_BR
dc.subjectSierra del Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grandept_BR
dc.subjectPlan de estudios de la escuela quilombolapt_BR
dc.subjectMujeres quilombolaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA , Shirley Pimentel de.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education: quilombola pedagogies in curriculum construction.pt_BR
dc.title.alternativeLa educación escolar en los quilombos: pedagogías quilombolas en la construcción curricular.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/21077-
dc.identifier.citationSOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo es el resultado de una investigación cualitativa se centró en la educación quilombola y guiados por los principios de etnopesquisa crítica. La investigación de campo se desarrolló en el quilombo Barreiro Grande, situado en la Serra do Ramalho/ BA, en un proceso de diálogo con sus residentes y llevando la cultura local y los conocimientos tradicionales en el campo de la educación escolar. Así fue posible demostrar las formas de enseñanza y aprendizaje del quilombo, es decir, pedagogías quilombolas, como elementos clave para la construcción de un programa escolar quilombola. Observamos, por lo tanto, que la educación debe ser visto como algo inseparable de la realidad local y debe mantener un diálogo con la cultura, la diversidad, la identidad, el conocimiento, a fin de lograr el vínculo tan necesario entre la escuela y la comunidad, respetando las diferencias y la incorporación de los conocimientos producidos en sus prácticas sociales. Por lo tanto, entendemos que la construcción de un programa escolar quilombo es posible y necesario incorporar los actos del programa escolar de los pueblos y comunidades quilombolas, el desarrollo y multirreferenciados involucradas etnocurrículos.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHIRLEY PIMENTEL DE SOUZA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdfShirley Pimentel de Sousa - Dissertação Nordeste UFBA 3 PPG Educação 2016 1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.