Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, S. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOARES, Emanoel Luis Roque. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOARES, E. L. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3011122221613108 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA , Valdélio Santos | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, V. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9511887333084662 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA , Eduardo David de. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6961-7936 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201908900947666 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | MACEDO, Roberto Sidnei Alves. | - |
dc.contributor.referee3ID | MACEDO, R. S. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4548303459275924 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado uma pesquisa qualitativa que teve como foco a educação quilombola e se norteou pelos princípios da etnopesquisa crítica. A pesquisa de campo se desenvolveu no quilombo Barreiro Grande, localizado no município de Serra do Ramalho/BA, num processo de interlocução com seus moradores e trazendo a cultura local e os saberes tradicionais para o campo da educação escolar. Deste modo foi possível evidenciar as formas de ensinar e aprender dos quilombolas, ou seja, as pedagogias quilombolas, como elementos primordiais para a construção de um currículo escolar quilombola. Notamos, assim, que a educação escolar precisa ser vista como indissociável da realidade local e deve manter um diálogo com a cultura, a diversidade, a identidade, os conhecimentos, de modo a realizar a tão necessária ligação entre escola e comunidade, respeitando as diferenças e incorporando os saberes produzidos em suas práticas sociais. Assim, entendemos que a construção de um currículo escolar quilombola é possível e precisa incorporar os atos de currículo dos povos e comunidades quilombolas, desenvolvendo etnocurrículos implicados e multirreferenciados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42741 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T12:07:31Z | - |
dc.date.available | 2025-08-12 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T12:07:31Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombola - educação | pt_BR |
dc.subject | Dissertação - Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Bahia - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Currículo - educação quilombola | pt_BR |
dc.subject | Etnocurrículos | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Barreiro Grande - Serra do Ramalho - BA | pt_BR |
dc.subject | Serra do Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grande | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School Education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola - Education | pt_BR |
dc.subject | Dissertation - Federal University of Bahia | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Bahia - Dissertation | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Pedagogies | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - Quilombola Education | pt_BR |
dc.subject | Ethnocurricula | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian Culture | pt_BR |
dc.subject | Black People - Education | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Barreiro Grande - Serra do Ramalho - BA | pt_BR |
dc.subject | Serra do Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grande | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Women | pt_BR |
dc.subject | Educación escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - Educación | pt_BR |
dc.subject | Disertación - Universidad Federal de Bahía | pt_BR |
dc.subject | Universidad Federal de Bahía - Disertación | pt_BR |
dc.subject | Pedagogías quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Plan de estudios - Educación Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Etnocurricula | pt_BR |
dc.subject | Cultura afrobrasileña | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educación | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Barreiro Grande - Sierra del Ramalho - BA | pt_BR |
dc.subject | Sierra del Ramalho - BA - Quilombo Barreiro Grande | pt_BR |
dc.subject | Plan de estudios de la escuela quilombola | pt_BR |
dc.subject | Mujeres quilombolas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA , Shirley Pimentel de. | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Quilombola school education: quilombola pedagogies in curriculum construction. | pt_BR |
dc.title.alternative | La educación escolar en los quilombos: pedagogías quilombolas en la construcción curricular. | pt_BR |
dc.relation | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21077 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2015. | pt_BR |
dc.description.resumen | Este trabajo es el resultado de una investigación cualitativa se centró en la educación quilombola y guiados por los principios de etnopesquisa crítica. La investigación de campo se desarrolló en el quilombo Barreiro Grande, situado en la Serra do Ramalho/ BA, en un proceso de diálogo con sus residentes y llevando la cultura local y los conocimientos tradicionales en el campo de la educación escolar. Así fue posible demostrar las formas de enseñanza y aprendizaje del quilombo, es decir, pedagogías quilombolas, como elementos clave para la construcción de un programa escolar quilombola. Observamos, por lo tanto, que la educación debe ser visto como algo inseparable de la realidad local y debe mantener un diálogo con la cultura, la diversidad, la identidad, el conocimiento, a fin de lograr el vínculo tan necesario entre la escuela y la comunidad, respetando las diferencias y la incorporación de los conocimientos producidos en sus prácticas sociales. Por lo tanto, entendemos que la construcción de un programa escolar quilombo es posible y necesario incorporar los actos del programa escolar de los pueblos y comunidades quilombolas, el desarrollo y multirreferenciados involucradas etnocurrículos. | pt_BR |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SHIRLEY PIMENTEL DE SOUZA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdf | Shirley Pimentel de Sousa - Dissertação Nordeste UFBA 3 PPG Educação 2016 | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.