Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737
Title: | Entre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO. |
Other Titles: | Between the lived and the meaning at school: a formative experience in the Quilombola Community of Lagoa da Pedra, TO. |
???metadata.dc.creator???: | NASCIMENTO, Solange Aparecida do. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MACEDO, Roberto Sidnei. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOARES, Emanoel Luis Roque. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | FERREIRA, Elizia Cristina. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | ZAMPARONI, Valdemir Donizette. |
Keywords: | Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra - Arraias - To;Educação escolar quilombola;Quilombolas - educação;Tese - Universidade Federal da Bahia;Universidade Federal da Bahia - Tese;Práticas pedagógicas;Experiência formativa;Quilombo Lagoa da Pedra - Arraias - TO;Arraias - TO - Quilombo Lagoa da Pedra;Pesquisa-ação;História local;Mulheres quilombolas;Lagoa da Pedra Quilombola Community - Arraias - TO;Quilombola School Education;Quilombolas - Education;Thesis - Federal University of Bahia;Federal University of Bahia - Thesis;Pedagogical Practices;Training Experience;Action Research;Local History;Quilombola Women;Communauté Lagoa da Pedra Quilombola - Arraias - TO;Éducation scolaire Quilombola;Quilombolas - Éducation;Thèse - Université Fédérale de Bahia;Université Fédérale de Bahia - Thèse;Pratiques pédagogiques;Expérience de formation;Lac de Pedra Quilombo - Arraias - TO;Arraias - TO - Lagoa da Pedra Quilombo;Recherche-action;Histoire locale;Femmes Quilombolas |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia, Salvador |
Citation: | NASCIMENTO, Solange Aparecida do. Entre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO. 2017. 276f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2017. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo identificar como os valores civilizatórios afro-brasileiros permeiam as práticas pedagógicas da escola Joaquim Ayres França, na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO, e para tanto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa-ação colaborativa na escola da comunidade, a partir da construção de estratégias educativas que, reforcem os elementos da memória e da história local no espaço escolar. Partimos, antes de tudo, de um mergulho no contexto em que está inserida a comunidade, suas tensões e conflitos, seus fazeres e modos de ser, viver e produzir, bem como nos processos socioculturais de aprendizado imbricados neste contexto, para, a partir daí, construirmos uma proposta pedagógica que, insira esses elementos culturais na matriz curricular como conteúdos sociais relevantes na valorização e preservação da cultura local. Os atores e atrizes protagonistas da elaboração deste trabalho são as lideranças comunitárias, as professoras e crianças da escola, moradoras e moradores mais velhos da comunidade. |
???metadata.dc.description.resume???: | Cette étude vise à déterminer comment les valeurs africaines-brésilienne civilisatrices imprègnent les pratiques pédagogiques Joaquim Ayres França, la Communauté Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, et ainsi propose le développement d'une rechercheintervention à l'école, à partir construction de stratégies éducatives qui renforcent les éléments de la mémoire et de l'histoire de la communauté au sein de l'école. Nous commençons tout d'abord, une baignade dans le contexte dans lequel elle opère la communauté, ses tensions et les conflits, leurs actions et des manières d'être, de vivre et la production, ainsi que les processus socio-culturel de chevauchement d'apprentissage dans ce contexte, à partir de là, construire une des propositions pédagogiques qui entrent dans ces éléments culturels dans le programme en tant que contenu social pertinent sur la récupération et la préservation de la culture locale. Les acteurs impliqués la préparation de ce travail sont les leaders communautaires, les enseignants et les enfants des écoles et les résidents âgés de la communauté. |
Keywords: | Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra - Arraias - To Educação escolar quilombola Quilombolas - educação Tese - Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia - Tese Práticas pedagógicas Experiência formativa Quilombo Lagoa da Pedra - Arraias - TO Arraias - TO - Quilombo Lagoa da Pedra Pesquisa-ação História local Mulheres quilombolas Lagoa da Pedra Quilombola Community - Arraias - TO Quilombola School Education Quilombolas - Education Thesis - Federal University of Bahia Federal University of Bahia - Thesis Pedagogical Practices Training Experience Action Research Local History Quilombola Women Communauté Lagoa da Pedra Quilombola - Arraias - TO Éducation scolaire Quilombola Quilombolas - Éducation Thèse - Université Fédérale de Bahia Université Fédérale de Bahia - Thèse Pratiques pédagogiques Expérience de formation Lac de Pedra Quilombo - Arraias - TO Arraias - TO - Lagoa da Pedra Quilombo Recherche-action Histoire locale Femmes Quilombolas |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOLANGE APARECIDA DO NASCIMENTO - TESE NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2017.pdf | Solange Aparecida do Nascimento. - Tese Nordetes UFBA 3 PPG Educação 2017 | 6.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.