Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294015020057107pt_BR
dc.contributor.advisor1ABIB, Pedro Rodolpho Jungers.-
dc.contributor.advisor1IDABIB, P. R. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287621182146633pt_BR
dc.contributor.referee1MACEDO, Roberto Sidnei.-
dc.contributor.referee1IDMACEDO, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2SOARES, Emanoel Luis Roque.-
dc.contributor.referee2IDSOARES, E. L. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3011122221613108pt_BR
dc.contributor.referee3FERREIRA, Elizia Cristina.-
dc.contributor.referee3IDFERREIRA, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142672108249721pt_BR
dc.contributor.referee4ZAMPARONI, Valdemir Donizette.-
dc.contributor.referee4IDZAMPARONI, V. D.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9786959916347562pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar como os valores civilizatórios afro-brasileiros permeiam as práticas pedagógicas da escola Joaquim Ayres França, na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO, e para tanto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa-ação colaborativa na escola da comunidade, a partir da construção de estratégias educativas que, reforcem os elementos da memória e da história local no espaço escolar. Partimos, antes de tudo, de um mergulho no contexto em que está inserida a comunidade, suas tensões e conflitos, seus fazeres e modos de ser, viver e produzir, bem como nos processos socioculturais de aprendizado imbricados neste contexto, para, a partir daí, construirmos uma proposta pedagógica que, insira esses elementos culturais na matriz curricular como conteúdos sociais relevantes na valorização e preservação da cultura local. Os atores e atrizes protagonistas da elaboração deste trabalho são as lideranças comunitárias, as professoras e crianças da escola, moradoras e moradores mais velhos da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEntre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737-
dc.date.accessioned2025-08-11T21:53:19Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T21:53:19Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Lagoa da Pedra - Arraias - Topt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Tesept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectExperiência formativapt_BR
dc.subjectQuilombo Lagoa da Pedra - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectArraias - TO - Quilombo Lagoa da Pedrapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectLagoa da Pedra Quilombola Community - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educationpt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Bahiapt_BR
dc.subjectFederal University of Bahia - Thesispt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectTraining Experiencept_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectCommunauté Lagoa da Pedra Quilombola - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectÉducation scolaire Quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Éducationpt_BR
dc.subjectThèse - Université Fédérale de Bahiapt_BR
dc.subjectUniversité Fédérale de Bahia - Thèsept_BR
dc.subjectPratiques pédagogiquespt_BR
dc.subjectExpérience de formationpt_BR
dc.subjectLac de Pedra Quilombo - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectArraias - TO - Lagoa da Pedra Quilombopt_BR
dc.subjectRecherche-actionpt_BR
dc.subjectHistoire localept_BR
dc.subjectFemmes Quilombolaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Solange Aparecida do.-
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia, Salvadorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween the lived and the meaning at school: a formative experience in the Quilombola Community of Lagoa da Pedra, TO.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/1095-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Solange Aparecida do. Entre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO. 2017. 276f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2017. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42737pt_BR
dc.description.resumeCette étude vise à déterminer comment les valeurs africaines-brésilienne civilisatrices imprègnent les pratiques pédagogiques Joaquim Ayres França, la Communauté Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, et ainsi propose le développement d'une rechercheintervention à l'école, à partir construction de stratégies éducatives qui renforcent les éléments de la mémoire et de l'histoire de la communauté au sein de l'école. Nous commençons tout d'abord, une baignade dans le contexte dans lequel elle opère la communauté, ses tensions et les conflits, leurs actions et des manières d'être, de vivre et la production, ainsi que les processus socio-culturel de chevauchement d'apprentissage dans ce contexte, à partir de là, construire une des propositions pédagogiques qui entrent dans ces éléments culturels dans le programme en tant que contenu social pertinent sur la récupération et la préservation de la culture locale. Les acteurs impliqués la préparation de ce travail sont les leaders communautaires, les enseignants et les enfants des écoles et les résidents âgés de la communauté.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOLANGE APARECIDA DO NASCIMENTO - TESE NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2017.pdfSolange Aparecida do Nascimento. - Tese Nordetes UFBA 3 PPG Educação 20176.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.