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Title: O voo e os cânticos no quilombo de Acauã: as práticas educativas na construção da cultura e identidade de uma comunidade.
Other Titles: Flight and songs in the quilombo of Acauã: educational practices in the construction of a community's culture and identity.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Paulo Henrique.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Melquisedeque de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Josineide Silveira de.
Keywords: Quilombo de Acauã - Poço Branco - RN;Comunidade Quilombola de Acauã - Poço Branco - RN;Acauã - quilombo - Poço Branco - RN;Práticas educativas quilombolas;Educação escolar quilombola;Educação quilombola;Quilombolas - educação;Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Dissertação;Cultura e identidade quilombola;Cânticos quilombolas;Identidade e cultura quilombola;Literatura freireana;Mulheres negras;Grupo de Dança da Farinhada - Quilombo Acauã - RN;Música - cânticos quilombolas;Quilombola Community of Acauã - Poço Branco - RN;Acauã - quilombo - Poço Branco - RN;Quilombola educational practices;Quilombola school education;Quilombola education;Quilombolas - education;Dissertation - Federal University of Rio Grande do Norte;Federal University of Rio Grande do Norte - Dissertation;Quilombola culture and identity;Quilombola chants;Quilombola identity and culture;Freirean literature;Black women;Farinhada Dance Group - Quilombo Acauã - RN;Music - Quilombola chants
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Paulo Henrique. O voo e os cânticos no quilombo de Acauã: as práticas educativas na construção da cultura e identidade de uma comunidade. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42720
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo identificou as práticas educativas no quilombo de Acauã, localizado na cidade de Poço Branco/RN, no tocante à compreensão das contribuições decorrentes dessas práticas para o fortalecimento da cultura e da identidade da comunidade quilombola pesquisada. Destacamos que o grupo de dança da farinhada das mulheres negras, a casa de farinha, a associação dos moradores, a escola municipal Maria Francisca Catarina e as religiões são identificados como práticas educativas que revelam especificidades socioculturais, historicidade e as resistências às desigualdades sofridas pelos moradores do quilombo. As reflexões em torno dos conceitos de cultura e identidade foram referenciadas a partir da literatura freireana. Realizamos o estudo da realidade para a compreensão do universo significativo no qual os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Esse estudo foi realizado a partir dos três momentos pedagógicos pautados nas considerações teóricas de Pernambuco (2013). Utilizamos entrevistas semiestruturadas, gravações, anotações diversas e registros fotográficos. Os resultados revelam, por fim, que as práticas educativas são pilares para manter a cultura e a identidade em Acauã vivas, permitindo, assim, o resgate de saberes e ensinamentos de outrora na atual conjuntura quilombola.
Abstract: This study identified the educational practices in the quilombo of Acauã, located in the city of Poço Branco/RN, aiming to understand how these practices contribute to the strengthening of the culture and identity of the quilombola community studied. We highlight that the black women's dança da farinhada group, the casa de farinha, the residents' association, the Escola Municipal Maria Francisca Catarina, and religious practices are identified as educational practices that reveal the sociocultural specificities, historicity, and resistance to inequalities faced by the residents of the quilombo. Reflections on the concepts of culture and identity were anchored in Freirean literature. We conducted a study of reality to comprehend the significant universe in which the research subjects are embedded. This study was carried out based on three pedagogical moments guided by the theoretical considerations of Pernambuco (2013). We used semi-structured interviews, recordings, various notes, and photographic records. The results reveal that these educational practices are pillars for maintaining the culture and identity of Acauã, thereby enabling the preservation of ancestral knowledge and teachings within the current quilombola context.
Keywords: Quilombo de Acauã - Poço Branco - RN
Comunidade Quilombola de Acauã - Poço Branco - RN
Acauã - quilombo - Poço Branco - RN
Práticas educativas quilombolas
Educação escolar quilombola
Educação quilombola
Quilombolas - educação
Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Dissertação
Cultura e identidade quilombola
Cânticos quilombolas
Identidade e cultura quilombola
Literatura freireana
Mulheres negras
Grupo de Dança da Farinhada - Quilombo Acauã - RN
Música - cânticos quilombolas
Quilombola Community of Acauã - Poço Branco - RN
Acauã - quilombo - Poço Branco - RN
Quilombola educational practices
Quilombola school education
Quilombola education
Quilombolas - education
Dissertation - Federal University of Rio Grande do Norte
Federal University of Rio Grande do Norte - Dissertation
Quilombola culture and identity
Quilombola chants
Quilombola identity and culture
Freirean literature
Black women
Farinhada Dance Group - Quilombo Acauã - RN
Music - Quilombola chants
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42720
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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