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Title: Políticas públicas de educação em saúde da população negra: um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco.
Other Titles: Public health education policies for the black population: a study on their effectiveness in the quilombola community of Onze Negras in Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: SANTANA, Nildson Elias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Vilde Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NUNES, Ernanes Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FRANÇA, Tereza Luiza de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CRUZ, Luciano da Neves.
Keywords: Saúde da população negra;Políticas públicas de educação em saúde;Educação em saúde;Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação;Comunidade Quilombola de Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PE;Quilombolas;Mulheres quilombolas;Análise de Conteúdo - Bardin;Software Iramutec;Conhecimentos tradicionais de saúde - comunidade quilombola;Plantas medicinais;Black Population Health;Black People - Health;Public Health Education Policies;Health Education;Dissertation - Federal University of Pernambuco;Federal University of Pernambuco - Dissertation;Quilombola Community of Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PE;Quilombola Women;Content Analysis - Bardin;Iramutec Software;Traditional Health Knowledge - Quilombola Community;Medicinal Plants;Negros - saúde
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTANA, Nildson Elias de. Políticas públicas de educação em saúde da população negra: um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco. 2024. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42717
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Pernambuco, voltou o olhar para as Políticas Públicas de educação em saúde em comunidade quilombola no estado de Pernambuco, tendo como objetivo geral identificar a(s) política(s) pública(s) de educação em saúde e suas ações na comunidade quilombola Onze Negras Pernambuco. Em relação à metodologia, desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo na comunidade quilombola de Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, onde realizamos uma pesquisa de campo. Utilizando a entrevista como um instrumento de coleta de dados, entrevistamos a liderança da referida comunidade, um profissional da saúde e um profissional da educação. Realizamos as análises dos dados por meio do Software Iramutec, utilizando a Análise de Conteúdo, de Bardin para assim conseguir, atingir melhor os objetivos propostos. No que se refere aos resultados encontrados, apontaram para problemas na operacionalização das Políticas Públicas de educação em saúde. Assim, os resultados evidenciaram práticas tradicionais (chás, ervas, mandingas, crenças religiosas) de educação em saúde, bem como possibilitaram o entendimento de como funcionam as Políticas Públicas de educação em saúde que atendem a comunidade supracitada. Evidenciou-se que a comunidade quilombola de Onze Negras tem muitas dificuldades com a implementação de Políticas Públicas de educação em saúde. Mas, o respeito às práticas tradicionais e o diálogo com as Políticas Públicas na comunidade se fizeram presentes.
Abstract: This research, developed within the scope of the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), at the Federal University of Pernambuco, focused on public health education policies in a quilombola community in the state of Pernambuco, with the general objective of identifying( s) public health education policy(ies) and their actions in the Onze Negras Pernambuco quilombola community. Regarding the methodology, we developed a qualitative study in the quilombola community of Onze Negras, in Cabo de Santo Agostinho, where we carried out field research. Using the interview as a data collection instrument, we interviewed the leadership of that community, a health professional and an education professional. We carried out data analysis using Iramutec Software, using Bardin's Content Analysis to better achieve the proposed objectives. Regarding the results found, they pointed to problems in the operationalization of public health education policies. Thus, the results highlighted traditional practices (teas, herbs, mandingas, religious beliefs) of health education, as well as enabling the understanding of how public health education policies that serve the aforementioned community work. It was evident that the quilombola community of Onze Negras has many difficulties with the implementation of public health education policies. However, respect for traditional practices and dialogue with public policies in the community were present.
Keywords: Saúde da população negra
Políticas públicas de educação em saúde
Educação em saúde
Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação
Comunidade Quilombola de Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PE
Quilombolas
Mulheres quilombolas
Análise de Conteúdo - Bardin
Software Iramutec
Conhecimentos tradicionais de saúde - comunidade quilombola
Plantas medicinais
Black Population Health
Black People - Health
Public Health Education Policies
Health Education
Dissertation - Federal University of Pernambuco
Federal University of Pernambuco - Dissertation
Quilombola Community of Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PE
Quilombola Women
Content Analysis - Bardin
Iramutec Software
Traditional Health Knowledge - Quilombola Community
Medicinal Plants
Negros - saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42717
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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