Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, N. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160928188111217pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Vilde Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4006-2711pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Ernanes Brito.-
dc.contributor.referee1IDNUNES, E. B.pt_BR
dc.contributor.referee2FRANÇA, Tereza Luiza de.-
dc.contributor.referee2IDFRANÇA, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.contributor.referee3CRUZ, Luciano da Neves.-
dc.contributor.referee3IDCRUZ, L. N.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Pernambuco, voltou o olhar para as Políticas Públicas de educação em saúde em comunidade quilombola no estado de Pernambuco, tendo como objetivo geral identificar a(s) política(s) pública(s) de educação em saúde e suas ações na comunidade quilombola Onze Negras Pernambuco. Em relação à metodologia, desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo na comunidade quilombola de Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, onde realizamos uma pesquisa de campo. Utilizando a entrevista como um instrumento de coleta de dados, entrevistamos a liderança da referida comunidade, um profissional da saúde e um profissional da educação. Realizamos as análises dos dados por meio do Software Iramutec, utilizando a Análise de Conteúdo, de Bardin para assim conseguir, atingir melhor os objetivos propostos. No que se refere aos resultados encontrados, apontaram para problemas na operacionalização das Políticas Públicas de educação em saúde. Assim, os resultados evidenciaram práticas tradicionais (chás, ervas, mandingas, crenças religiosas) de educação em saúde, bem como possibilitaram o entendimento de como funcionam as Políticas Públicas de educação em saúde que atendem a comunidade supracitada. Evidenciou-se que a comunidade quilombola de Onze Negras tem muitas dificuldades com a implementação de Políticas Públicas de educação em saúde. Mas, o respeito às práticas tradicionais e o diálogo com as Políticas Públicas na comunidade se fizeram presentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGEdupt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePolíticas públicas de educação em saúde da população negra: um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis research, developed within the scope of the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), at the Federal University of Pernambuco, focused on public health education policies in a quilombola community in the state of Pernambuco, with the general objective of identifying( s) public health education policy(ies) and their actions in the Onze Negras Pernambuco quilombola community. Regarding the methodology, we developed a qualitative study in the quilombola community of Onze Negras, in Cabo de Santo Agostinho, where we carried out field research. Using the interview as a data collection instrument, we interviewed the leadership of that community, a health professional and an education professional. We carried out data analysis using Iramutec Software, using Bardin's Content Analysis to better achieve the proposed objectives. Regarding the results found, they pointed to problems in the operationalization of public health education policies. Thus, the results highlighted traditional practices (teas, herbs, mandingas, religious beliefs) of health education, as well as enabling the understanding of how public health education policies that serve the aforementioned community work. It was evident that the quilombola community of Onze Negras has many difficulties with the implementation of public health education policies. However, respect for traditional practices and dialogue with public policies in the community were present.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42717-
dc.date.accessioned2025-08-11T16:53:58Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T16:53:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSaúde da população negrapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educação em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PEpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectSoftware Iramutecpt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionais de saúde - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectBlack Population Healthpt_BR
dc.subjectBlack People - Healthpt_BR
dc.subjectPublic Health Education Policiespt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho - PEpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectIramutec Softwarept_BR
dc.subjectTraditional Health Knowledge - Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectMedicinal Plantspt_BR
dc.subjectNegros - saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Nildson Elias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic health education policies for the black population: a study on their effectiveness in the quilombola community of Onze Negras in Pernambuco.pt_BR
dc.relationUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)pt_BR
dc.relationLaboratório em Gestão de Políticas de Saúde, Esporte e Lazer (LABGESPP)pt_BR
dc.relationFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58564-
dc.identifier.citationSANTANA, Nildson Elias de. Políticas públicas de educação em saúde da população negra: um estudo sobre sua efetividade na comunidade quilombola de Onze Negras em Pernambuco. 2024. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42717pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILDSON ELIAS DE SANTANA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfNildson Elias de Santana. - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20241.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.