Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42715
Title: | A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá. |
Other Titles: | Afrocentric terreiro education of the Xambá Nation. |
???metadata.dc.creator???: | NASCIMENTO, Emerson Raimundo do. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | REIS, Maria da Conceição dos. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Gabriel Swahili Sales de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Aurénea Maria de. |
Keywords: | Educação em terreiro;Nação Xambá;Terreiros afro-brasileiros;Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação;Comunidade Quilombola do Portão do Gelo - Olinda - PE;Portão do Gelo - Olinda - PE;História oral temática;Cultura negra;Ancestralidade;Educação afrocentrada;Saberes ancestrais;Epistemicídio;Mulheres negras;Mulheres quilombolas;Education in Terreiros;Xambá Nation;Afro-Brazilian Terreiros;Dissertation - Federal University of Pernambuco;Federal University of Pernambuco - Dissertation;Gelo Gate Quilombola Community - Olinda, PE;Gelo Gate Quilombola Community - Olinda, PE;Thematic Oral History;Black Culture;Ancestry;Afro-Centered Education;Ancestral Knowledge;Epistemicide;Black Women;Quilombola Women |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Citation: | NASCIMENTO, Emerson Raimundo do. A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá. 2020. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2020. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação analisou a educação em terreiro afrocentrada da nação xambá: Esta Dissertação abordou a questão da educação na nação xambá, teve como questão central: Como a Nação Xambá, através de suas práticas educativas, culturais e religiosas, viabiliza uma educação afrocentrada da comunidade do Portão do Gelo, Olinda/PE? O objetivo geral foi: Analisar como a educação em terreiro da Nação Xambá viabiliza uma educação afrocentrada na comunidade do Portão do Gelo. A teoria da afrocentricidade foi a base epistemológica escolhida, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo negro promovendo sua emancipação, o que foi fortalecido na pesquisa pela a utilização de categorias a exemplo da Localização/Conscientização; Agente/Agência, apontadas por expoentes como Asante, Mazama, Karenga e Noguera. Já a metodologia empregada foi o da história oral, que também proporcionou empoderamento ao povo negro, sendo aplicada a partir da técnica da história oral temática, baseado nos teóricos como Meihy e Alberti, organizada nas seguintes categorias temáticas: Centralidade da Comunidade; Respeito a Tradição e a Ancestralidade; Harmonia com a Natureza e Unidade do Ser. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese sobre a aplicação eficiente do modelo de educação afrocentrada exercida pelo terreiro Xambá na comunidade do Portão do Gelo. Tal modelo se faz por práticas educativas, culturais e religiosas fies aos preceitos filosóficos africanos, o que empodera os membros da comunidade, aguçando uma consciência ecológica, coletividade humana e social. |
Abstract: | This dissertation analyzed education in an Afro-centered terreiro in the Xambá nation. Having as a central question: How does the Xambá Nation, through its educational, cultural and religious practices, enable an Afrocentric education of the community of Portão do Gelo, Olinda / PE? The general objective was: To analyze how the education in the terreiro of the Xambá Nation enables an education that is Afrocentric in the community of Portão do Gelo. The theory of Afrocentricity was the epistemological basis chosen, given the understanding that it evidences the protagonism of the black people promoting their emancipation, which was strengthened in the research by the use of categories such as Location / Awareness; Agent / Agency, appointed by exponents such as Asante, Mazama, Karenga and Noguera. The methodology used was that of oral history, which also provided empowerment to the black people, being applied based on the technique of thematic oral history, based on theorists such as Meihy and Alberti, organized into the following thematic categories: Centrality of the Community; Respect for Tradition and Ancestrality; Harmony with Nature and Unity of Being. The results obtained confirmed the hypothesis about the efficient application of the Afrocentric education model exercised by the Xambá terreiro in the Portão do Gelo community. Such a model is made by educational, cultural and religious practices faithful to African philosophical precepts, which empowers community members, sharpening an ecological conscience, human and social collectivity. |
Keywords: | Educação em terreiro Nação Xambá Terreiros afro-brasileiros Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação Comunidade Quilombola do Portão do Gelo - Olinda - PE Portão do Gelo - Olinda - PE História oral temática Cultura negra Ancestralidade Educação afrocentrada Saberes ancestrais Epistemicídio Mulheres negras Mulheres quilombolas Education in Terreiros Xambá Nation Afro-Brazilian Terreiros Dissertation - Federal University of Pernambuco Federal University of Pernambuco - Dissertation Gelo Gate Quilombola Community - Olinda, PE Gelo Gate Quilombola Community - Olinda, PE Thematic Oral History Black Culture Ancestry Afro-Centered Education Ancestral Knowledge Epistemicide Black Women Quilombola Women |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42715 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EMERSON RAIMUNDO DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdf | Emerson Raimundo do Nascimento - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 2020 | 902.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.