Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, E. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122042304255582pt_BR
dc.contributor.advisor1REIS, Maria da Conceição dos.-
dc.contributor.advisor1IDREIS, M. C.pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Gabriel Swahili Sales de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9801-3683pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923081345117231pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Aurénea Maria de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, A. M.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisou a educação em terreiro afrocentrada da nação xambá: Esta Dissertação abordou a questão da educação na nação xambá, teve como questão central: Como a Nação Xambá, através de suas práticas educativas, culturais e religiosas, viabiliza uma educação afrocentrada da comunidade do Portão do Gelo, Olinda/PE? O objetivo geral foi: Analisar como a educação em terreiro da Nação Xambá viabiliza uma educação afrocentrada na comunidade do Portão do Gelo. A teoria da afrocentricidade foi a base epistemológica escolhida, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo negro promovendo sua emancipação, o que foi fortalecido na pesquisa pela a utilização de categorias a exemplo da Localização/Conscientização; Agente/Agência, apontadas por expoentes como Asante, Mazama, Karenga e Noguera. Já a metodologia empregada foi o da história oral, que também proporcionou empoderamento ao povo negro, sendo aplicada a partir da técnica da história oral temática, baseado nos teóricos como Meihy e Alberti, organizada nas seguintes categorias temáticas: Centralidade da Comunidade; Respeito a Tradição e a Ancestralidade; Harmonia com a Natureza e Unidade do Ser. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese sobre a aplicação eficiente do modelo de educação afrocentrada exercida pelo terreiro Xambá na comunidade do Portão do Gelo. Tal modelo se faz por práticas educativas, culturais e religiosas fies aos preceitos filosóficos africanos, o que empodera os membros da comunidade, aguçando uma consciência ecológica, coletividade humana e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis dissertation analyzed education in an Afro-centered terreiro in the Xambá nation. Having as a central question: How does the Xambá Nation, through its educational, cultural and religious practices, enable an Afrocentric education of the community of Portão do Gelo, Olinda / PE? The general objective was: To analyze how the education in the terreiro of the Xambá Nation enables an education that is Afrocentric in the community of Portão do Gelo. The theory of Afrocentricity was the epistemological basis chosen, given the understanding that it evidences the protagonism of the black people promoting their emancipation, which was strengthened in the research by the use of categories such as Location / Awareness; Agent / Agency, appointed by exponents such as Asante, Mazama, Karenga and Noguera. The methodology used was that of oral history, which also provided empowerment to the black people, being applied based on the technique of thematic oral history, based on theorists such as Meihy and Alberti, organized into the following thematic categories: Centrality of the Community; Respect for Tradition and Ancestrality; Harmony with Nature and Unity of Being. The results obtained confirmed the hypothesis about the efficient application of the Afrocentric education model exercised by the Xambá terreiro in the Portão do Gelo community. Such a model is made by educational, cultural and religious practices faithful to African philosophical precepts, which empowers community members, sharpening an ecological conscience, human and social collectivity.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42715-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:04:46Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T12:04:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação em terreiropt_BR
dc.subjectNação Xambápt_BR
dc.subjectTerreiros afro-brasileirospt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Portão do Gelo - Olinda - PEpt_BR
dc.subjectPortão do Gelo - Olinda - PEpt_BR
dc.subjectHistória oral temáticapt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectEducação afrocentradapt_BR
dc.subjectSaberes ancestraispt_BR
dc.subjectEpistemicídiopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectEducation in Terreirospt_BR
dc.subjectXambá Nationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Terreirospt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectGelo Gate Quilombola Community - Olinda, PEpt_BR
dc.subjectGelo Gate Quilombola Community - Olinda, PEpt_BR
dc.subjectThematic Oral Historypt_BR
dc.subjectBlack Culturept_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectAfro-Centered Educationpt_BR
dc.subjectAncestral Knowledgept_BR
dc.subjectEpistemicidept_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Emerson Raimundo do.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfrocentric terreiro education of the Xambá Nation.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39275-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emerson Raimundo do. A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá. 2020. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMERSON RAIMUNDO DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfEmerson Raimundo do Nascimento - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 2020902.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.